Notícias

“Dia B” leva atendimento odontológico às escolas municipais 

Ações buscam ampliar o cuidado com a saúde bucal dos estudantes 

Publicado em: 20/03/2026 18h56 | Atualizado em: 20/03/2026

Fotografia de um estudantes deitado sobre uma mesa com colchonete, recebendo atendimento odontológico em uma ação do Dia B.

Nesta sexta-feira (20), seis escolas municipais realizaram o “Dia B”, com ações de promoção, prevenção e acesso à saúde bucal, dentro das atividades do Dia Mundial da Saúde Bucal. 

A iniciativa é uma parceria entre as secretariais municipais de Educação (SME) e Saúde (SMS), pelo Programa Saúde na Escola. 

A programação incluiu atividades educativas para conscientização como apresentações teatrais, além de triagem de risco, aplicação de flúor e demais procedimentos de mínima intervenção, com ênfase no Tratamento Restaurador Atraumático (ART). O método dispensa o uso de equipamentos odontológicos tradicionais. É aprovado e recomendado pelas autoridades científicas internacionais como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Federação Dentária Internacional (FDI).  

Também é indolor, econômico e de fácil aplicação permitindo a realização em ambiente escolar, ajudando a deixar o atendimento mais humanizado e acolhedor para combater os medos e inseguranças das crianças e adolescentes. Possibilita tratar lesões de cárie em estágios iniciais, evitando evolução para quadros mais complexos e preserva maior quantidade de estrutura dentária sadia. 

A ação também aproximou as equipes da saúde, escola e comunidade fortalecendo o Programa Saúde na Escola (PSE) nos territórios. As unidades que receberam a programação foram: EMEF Dom Veremundo Toth, EMEF José Carlos Dias, EMEF Brigadeiro Faria Lima, EMEI Profa. Maria da Conceição Vieira Pereira, EMEI Dulce Salles Ferraz e EMEF CEU Butantã, beneficiando mais de 2 mil estudantes.  

Parceria que amplia atendimento  

Para ampliar o cuidado com a saúde bucal dos estudantes, a Secretaria Municipal de Educação (SME) também firmou uma parceria com a Associação Brasileira de Odontopediatria (ABOPED) para garantir atendimento odontológico para mais de 5 mil estudantes da Rede Municipal. 

O projeto piloto começa na próxima segunda-feira (23/03) e segue calendário até o fim do ano em 13 escolas municipais de diversas regiões da capital paulista. A iniciativa “Rumo ao Molar dos 100 anos” atenderá estudantes de 6 a 15 anos com ações de prevenção e cuidado com cáries para preservar o primeiro dente molar.  

As ações incluem atividades educativas para ensinar técnicas de escovação e atendimento com tratamentos atraumáticos e minimamente invasivos que podem ser realizadas em ambientes escolares. A parceria surgiu a partir da escuta da gestão das Unidades Educacionais, que apontaram as questões de saúde como um dos principais motivos das faltas dos estudantes, com muitos casos de problemas dentários.  

A parceria amplia o cuidado com a saúde bucal dos estudantes fundamental para o desenvolvimento integral e garantia das aprendizagens. Além disso, a iniciativa contribui para o fortalecimento de políticas públicas articuladas que também atuam na prevenção da evasão escolar. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Estudantes sentados observando professor durante visita ao Museu Afro
Sessão Spcine Ceu Paraisópolis

CEUs recebem sessões de cinema ao ar livre com exibição de Divertida Mente 2

Publicado em: 16/05/2025 3h26 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Imagem com uma mulher com avental azul sorrindo para a câmera enquanto segura uma forma de pão

Escolas Municipais promovem Feira do Empreendedorismo com expositores e ações de capacitação profissional

Publicado em: 15/05/2025 11h15 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Aulas De Swordplay No Ceu Casa Blanca

CEU Casa Blanca oferece aulas de Swordplay aos domingos

Publicado em: 14/05/2025 10h46 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

A imagem mostra uma plateia numerosa no auditório do teatro CEU Curuçá, de aparência moderna e escura, com iluminação suave. As pessoas estão sentadas em arquibancadas pretas, distribuídas em vários níveis. A maioria está atenta e voltada para o palco, que está fora do campo de visão, à direita da imagem. O público é diverso, composto por homens e mulheres de diferentes idades, tons de pele e estilos de roupa. O ambiente tem um clima de expectativa ou concentração.

DRE São Miguel promove evento para homenagear os estudantes destaque da OBMEP de 2024

Publicado em: 13/05/2025 6h42 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

1 155 156 157 158 159 1.673