Notícias

Programa Imprensa Jovem realiza campanha sobre fake news

Estudantes produziram cards, vídeos e reportagem para orientar a população não ser enganada por notícias falsas

Publicado em: 24/10/2022 16h52 | Atualizado em: 25/10/2022

Imagem com o fundo laranja e a #FakeNewsTôFora. Seis figuras de estudantes com camiseta laranja.

Na Semana Global de Educação Midiática Informacional, celebrada em todo mundo e organizada pela Unesco, o Núcleo de Educomunicação, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, organiza a 1ª MOB #FakeNewsToFora.

A campanha consiste em uma mobilização educomunicativa que prevê ações de educação midiática por meio de cards digitais e vídeos curtos. Os estudantes irão orientar a população sobre como não ser enganada por uma notícia falsa. A estratégia é usar o story do Instagram, Facebook e grupos do WhatsApp para disseminar as produções.

Para alcançar os estudantes, familiares e reforçar a campanha, o Núcleo de Educomunicação e estudantes do Imprensa Jovem realizaram de forma colaborativa a matéria “Pega na Mentira”, divulgada na Revista Qualé. Cerca de 265 mil exemplares serão distribuídos para estudantes  do 1º ao 6º Ano do Ensino Fundamental.

Segundo Carlos Lima, coordenador do Núcleo Educom – SME/SP, “a proposta é trazer informações para as crianças entenderem como combater fake news e atuarem como mediadores para orientar seus familiares”. Ele acredita que os cards virtuais e vídeos irão contribuir com o este objetivo. O material poderá ser acessado por meio de QRCode.

 Assista aqui aos vídeos que os estudantes produziram sobre fake News.

 Oficina de checagem de notícias

Nesta quinta-feira (27), das 12h às 13h15, professores e estudantes poderão participar da oficina on-line #FakeToFora sobre checagem de notícias. A ação é realizada em parceria com o EducaMídia e será transmitido ao vivo pelo Canal do Youtube do NTCEducomunicação.

 Para saber mais, acesse o site do Imprensa Jovem.  

 11ª Semana Global de Alfabetização de Mídia e Informação – UNESCO

 A ação acontece de 24 a 31 de outubro de 2022 e o país sede é a Nigéria. Os destaques desta edição incluem a 10ª Conferência de Alfabetização de Mídia e Informação e Diálogo Intercultural e o 7º Fórum da Agenda da Juventude.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Sala Spcine No Ceu
Fotografia mostra grupo de pessoas em uma mesa de reunião

SME inicia planejamento estratégico para o Programa de Integridade e Boas Práticas 2025

Publicado em: 13/05/2025 4h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Reunião Juntos Pela Aprendizagem
Fotografia de estudantes em sala de aula. Ao fundo dois professores.

Prefeitura de SP oferece 177 vagas para cursinho pré-vestibulinho gratuito 

Publicado em: 12/05/2025 11h02 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Fotografia de duas cozinheiras uniformizadas de branco e toca no cabelo oferecem o prato de refeição para uma criança pequena.

Valorização e reconhecimento marcam o Dia da Cozinheira nas unidades educacionais da Rede Municipal

Publicado em: 10/05/2025 9h01 - em Secretaria Municipal de Educação

1 156 157 158 159 160 1.673