Notícias
Estudantes da Imprensa Jovem promovem debates sobre saúde e bem-estar com especialistas no Podcast “Sou adolescente, e Agora”
Primeiro episódio vai ao ar nesta quinta-feira (21) com o médico hebiatra, Dr. Benito Lourenço para uma conversa sobre as etapas e transformações da adolescência
Publicado em: 21/08/2025 9h48 | Atualizado em: 25/08/2025
A adolescência é um período de intensas descobertas e transformações e para estimular o protagonismo estudantil no debate dos desafios dessa fase nasce o Podcast “Sou Adolescente, e Agora?” que vai trazer com especialistas renomados em áreas como saúde mental, medicina da adolescência, psicologia, prevenção de violências e promoção da igualdade racial.
O objetivo é empoderar o estudante da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, abordando a temática do cuidado e autocuidado em saúde, bem-estar, fortalecendo o seu protagonismo através do diálogo sobre temas essenciais para essa etapa da vida, principalmente entre seus pares.
O podcast nasce a partir das rodas de conversa que já reúnem estudantes de 12 a 17 anos em discussões qualificadas sobre saúde, cidadania e bem-estar. Agora, essa experiência ganha um novo formato midiático, conectando estudantes, especialistas e comunidades em conversas acessíveis e dinâmicas por meio de podcast.
A iniciativa é uma parceria entre Núcleo Intersecretarial Saúde na Escola (NISE), em parceria com o Eixo Educomunicação e Programa Imprensa Jovem da Divisão de Gestão Democrática (DIGP).
Os episódios serão transmitidos ao vivo pelo YouTube e disponibilizados em formato de clipes curtos no TikTok e Instagram. Assim, o conteúdo circula de forma leve e atrativa, alcançando tanto estudantes quanto professores, famílias e comunidade escolar. Os programas serão conduzidos por estudantes do Programa Imprensa Jovem de diferentes unidades da Rede Municipal.
O primeiro episódio vai ao ar nesta quinta-feira (21) a partir das 11h30 em uma conversa com o médico hebiatra Dr. Benito Lourenço conduzida pelos jovens repórteres EMEF Professora Amélia Rodrigues de Oliveira para debater as etapas da adolescência, as transformações físicas e mentais dessa fase da vida humana e as diferenças e semelhanças no desenvolvimento de cada indivíduo.
Clique aqui para acompanhar o episódio
O Dr. Benito possui especialização em medicina do adolescente pelo Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (ICr-HCFMUSP). Atualmente, chefia a Unidade de Adolescentes do ICr-HCFMUSP e é membro do Departamento de Adolescência da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) e da Comissão Científica de Adolescência da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo
Entre os temas que serão abordados na primeira temporada estão:
Episódio 2 – Uma conversa sobre saúde e bem-estar na adolescência – Dr. Jairo Bouer
Episódio 3 – Uma conversa sobre as consequências do uso de substâncias psicoativas na adolescência – Dra. Jane Moraes Lopes
Episódio 4 – Uma conversa sobre namoro, violências e relacionamento abusivo – Professora Dra. Sheila Giardini Murta
Episódio 5 – Uma conversa sobre saúde da população negra – Dra. Kennya Macedo
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
CEU Casa Blanca oferece aulas de Swordplay aos domingos
Publicado em: 14/05/2025 10h46 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
DRE São Miguel promove evento para homenagear os estudantes destaque da OBMEP de 2024
Publicado em: 13/05/2025 6h42 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel
Estudantes da Rede Municipal participam de esquenta da 14ª Mostra Ecofalante de Cinema nos CEUs
Publicado em: 13/05/2025 4h49 - em Educação Ambiental
SME inicia planejamento estratégico para o Programa de Integridade e Boas Práticas 2025
Publicado em: 13/05/2025 4h35 - em Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação promove giro nas DREs para apresentar o Programa Juntos pela Aprendizagem (JA)
Publicado em: 13/05/2025 3h52 - em Secretaria Municipal de Educação