Notícias

Estudantes da Imprensa Jovem promovem debates sobre saúde e bem-estar com especialistas no Podcast “Sou adolescente, e Agora”

Primeiro episódio vai ao ar nesta quinta-feira (21) com o médico hebiatra, Dr. Benito Lourenço para uma conversa sobre as etapas e transformações da adolescência

Publicado em: 21/08/2025 9h48 | Atualizado em: 25/08/2025
Tamanho Site (4)

A adolescência é um período de intensas descobertas e transformações e para estimular o protagonismo estudantil no debate dos desafios dessa fase nasce o Podcast “Sou Adolescente, e Agora?” que vai trazer com especialistas renomados em áreas como saúde mental, medicina da adolescência, psicologia, prevenção de violências e promoção da igualdade racial.  

O objetivo é empoderar o estudante da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, abordando a temática do cuidado e autocuidado em saúde, bem-estar, fortalecendo o seu protagonismo através do diálogo sobre temas essenciais para essa etapa da vida, principalmente entre seus pares. 

O podcast nasce a partir das rodas de conversa que já reúnem estudantes de 12 a 17 anos em discussões qualificadas sobre saúde, cidadania e bem-estar. Agora, essa experiência ganha um novo formato midiático, conectando estudantes, especialistas e comunidades em conversas acessíveis e dinâmicas por meio de podcast.    

A iniciativa é uma parceria entre Núcleo Intersecretarial Saúde na Escola (NISE), em parceria com o Eixo Educomunicação e Programa Imprensa Jovem da Divisão de Gestão Democrática (DIGP). 

Os episódios serão transmitidos ao vivo pelo YouTube e disponibilizados em formato de clipes curtos no TikTok e Instagram. Assim, o conteúdo circula de forma leve e atrativa, alcançando tanto estudantes quanto professores, famílias e comunidade escolar.  Os programas serão conduzidos por estudantes do Programa Imprensa Jovem de diferentes unidades da Rede Municipal. 

O primeiro episódio vai ao ar nesta quinta-feira (21) a partir das 11h30 em uma conversa com o médico hebiatra Dr. Benito Lourenço conduzida pelos jovens repórteres EMEF Professora Amélia Rodrigues de Oliveira para debater as etapas da adolescência, as transformações físicas e mentais dessa fase da vida humana e as diferenças e semelhanças no desenvolvimento de cada indivíduo.  

Clique aqui para acompanhar o episódio  

O Dr. Benito possui especialização em medicina do adolescente pelo Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (ICr-HCFMUSP). Atualmente, chefia a Unidade de Adolescentes do ICr-HCFMUSP e é membro do Departamento de Adolescência da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) e da Comissão Científica de Adolescência da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo   

Entre os temas que serão abordados na primeira temporada estão:  

Episódio 2 – Uma conversa sobre saúde e bem-estar na adolescência – Dr. Jairo Bouer 

Episódio 3 – Uma conversa sobre as consequências do uso de substâncias psicoativas na adolescência – Dra. Jane Moraes Lopes 

Episódio 4 – Uma conversa sobre namoro, violências e relacionamento abusivo – Professora Dra. Sheila Giardini Murta 

Episódio 5 – Uma conversa sobre saúde da população negra – Dra. Kennya Macedo 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Aulas De Swordplay No Ceu Casa Blanca

CEU Casa Blanca oferece aulas de Swordplay aos domingos

Publicado em: 14/05/2025 10h46 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

A imagem mostra uma plateia numerosa no auditório do teatro CEU Curuçá, de aparência moderna e escura, com iluminação suave. As pessoas estão sentadas em arquibancadas pretas, distribuídas em vários níveis. A maioria está atenta e voltada para o palco, que está fora do campo de visão, à direita da imagem. O público é diverso, composto por homens e mulheres de diferentes idades, tons de pele e estilos de roupa. O ambiente tem um clima de expectativa ou concentração.

DRE São Miguel promove evento para homenagear os estudantes destaque da OBMEP de 2024

Publicado em: 13/05/2025 6h42 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Sala Spcine No Ceu
Fotografia mostra grupo de pessoas em uma mesa de reunião

SME inicia planejamento estratégico para o Programa de Integridade e Boas Práticas 2025

Publicado em: 13/05/2025 4h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Reunião Juntos Pela Aprendizagem
1 156 157 158 159 160 1.674