Notícias

EMEI Monteiro Lobato apresenta modelo de autosserviço na volta às aulas

Visita de famílias ao refeitório apresenta modelo de autosserviço e rotina das crianças recém-chegadas

Publicado em: 09/02/2026 11h30 | Atualizado em: 12/02/2026

Durante os dias 4, 5 e 6 de fevereiro, primeiros dias do ano letivo na Rede Municipal de Ensino, a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Monteiro Lobato, localizada no território da DRE Ipiranga, abriu suas portas para que as famílias conhecessem a rotina do refeitório e o modelo de alimentação escolar com autosserviço adotado. A iniciativa teve como objetivo promover acolhimento, integração e aproximação entre a comunidade escolar e a unidade. 

A proposta de envolver as famílias logo no início do ano considera o fato de que grande parte das crianças matriculadas na unidade veio diretamente de Centros de Educação Infantil (CEIs). Esse primeiro contato possibilita apresentar as práticas pedagógicas, fortalecer vínculos e demonstrar que a participação das famílias vai além das datas previstas no calendário escolar, como o Dia da Família na Escola e as reuniões periódicas da Associação de Pais e Mestres (APM). 

O modelo de oferta da alimentação acontece na unidade por meio do autosserviço, também conhecido como self-service. Nesse formato, as próprias crianças escolhem os alimentos e definem a quantidade que desejam colocar no prato, estimulando a autonomia desde a infância. Durante a visita, as famílias puderam observar como as crianças interagem com o modelo, compreendendo a proposta pedagógica da prática. 

Uma proposta alinhada ao Projeto Político-Pedagógico (PPP) 

Segundo a diretora da unidade, Claudia Rosa de Oliveira, a iniciativa está diretamente relacionada ao Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola. “A partir do nosso PPP, elaboramos o projeto para promover uma aproximação das crianças com o alimento, por meio do cheiro e da observação, ao mesmo tempo em que os professores compreendem a alimentação como uma continuidade do trabalho desenvolvido em outros ambientes”, explicou. A ação também dialoga com outros projetos como a horta e a cozinha experimental. 

A presença das famílias foi fundamental para apresentar as ações desenvolvidas pela unidade e fortalecer o processo de acolhimento. Para a comerciante Aline Silva Leite, mãe de Bianca Silva Alves, que veio diretamente de um CEI da Rede Municipal, a experiência foi positiva por representar uma continuidade do trabalho da educação municipal paulistana. “Essa proposta deu continuidade ao trabalho já realizado na creche e contribui para ampliar a autonomia das crianças de uma forma única”, afirmou. 

Autosserviço nas escolas municipais 

Nas Unidades Educacionais da Rede Municipal, a alimentação escolar pode ser oferecida por diferentes modelos, sendo o prato pronto o mais comum. O autosserviço é uma alternativa que pode ser adotada mediante avaliação da comunidade escolar e pode ser implementado em todas as etapas e modalidades de ensino, desde que respeitadas as condições de segurança, estrutura física e adequação à altura de bebês, crianças e estudantes. 

A implementação do autosserviço é orientada por formação específica ofertada pela Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE), em parceria com a Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo (EMASP), da Secretaria Municipal de Gestão. O curso aborda a importância de que a adoção do modelo esteja prevista no Projeto Político-Pedagógico (PPP) e integrada a um projeto de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), construído de forma coletiva, considerando rotinas, espaços, materiais e o papel educativo das equipes nos momentos das refeições. 

Clique aqui para se inscrever na formação 

Destaque no @educaprefsp 

O trabalho realizado na EMEI foi divulgado também nas redes sociais da Secretaria Municipal de Educação (SME) como parte da série de vídeo “15 Semanas… 15 Espaços incríveis em escolas municipais”. O vídeo está disponível aqui. 

Leia também: Curso de Autosserviço na Alimentação Escolar fortalece gestão e práticas pedagógicas

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia panorâmica da plenária da Câmara Municipal de São Paulo com os jovens vereadores ocupando suas cadeiras.

Estudantes podem ser vereadores jovens por um dia na Câmara Municipal de São Paulo

Publicado em: 22/05/2025 12h14 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mão segurando um lápis sobre uma folha de respostas.

Inscrições abertas para o Vestibulinho das ETECs com 1.430 vagas em 31 CEUs da capital

Publicado em: 22/05/2025 12h12 - em Secretaria Municipal de Educação

Prevenção à Incêndios No Cei Jardim Julieta

Rede Municipal de Ensino da capital paulista atinge a marca de 80% de evolução na proteção contra incêndios

Publicado em: 22/05/2025 11h39 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

fotografia de professora de educação infantil

Prefeitura de São Paulo prorroga concursos públicos da Secretaria Municipal de Educação

Publicado em: 21/05/2025 9h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de varias pessoa no palco

DRE G celebra aniversário de 164 anos de Guaianases 

Publicado em: 20/05/2025 9h05 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

1 153 154 155 156 157 1.673