Notícias

Podcast da EMEF Alexandre de Gusmão promove inclusão e  protagonismo estudantil

Compartilhando experiências e conhecimento, projeto se torna ferramenta de transformação em escola de ensino fundamental I e II da Rede Municipal

Publicado em: 22/07/2025 9h00 | Atualizado em: 21/07/2025
Fotografia mostra estudantes de escola municipal durante podcast que promove inclusão e protagonismo estudantil.

É possível criar um espaço seguro onde os estudantes possam compartilhar experiências, opiniões e histórias? Para a professora Elisabete Freitas do Nascimento Costa Leão, de 61 anos, é uma tarefa que vem sendo desenvolvida com sucesso por meio do projeto de podcast que promove inclusão e protagonismo estudantil na EMEF Alexandre de Gusmão, localizada em Guaianases, zona leste da capital.

Com 31 anos de carreira e 22 anos de trabalho na unidade escolar, a profissional criou durante a pandemia uma rádio para interagir com estudantes, e o sucesso do projeto a inspirou a criar um podcast para dar voz à comunidade escolar. O objetivo é compartilhar conhecimento, notícias ou atualizações sobre um tema específico, como ciência, política, saúde, tecnologia, entre outros. 

O “Podcast do Gusmão” é produzido por meio de entrevistas com especialistas, aulas em áudio, tutoriais e debates, sempre buscando motivar o ouvinte com histórias de superação, entrevistas com pessoas influentes ou reflexões sobre a vida. Os episódios ocorrem todas às sextas-feiras, das 8h45 às 11h05, com estudantes do período da tarde no contraturno. O público é composto por alunos do 4º ao 7º ano. O material é disponibilizado no Instagram e no Facebook da escola.

No primeiro semestre de 2025, abordaram assuntos importantes como o autismo, a educação inclusiva e o racismo estrutural, valorizando vozes negras e incentivando ações antirracistas na sociedade. Esta atividade ocorreu, por exemplo, no laboratório de Educação Digital, na sala de aula regular com alunos do 3º Ano B, da professora Karen Cristina.

E quando se fala em inclusão, o projeto conta com estudantes neurodivergentes, promovendo uma experiência enriquecedora para todos. “Nosso objetivo é estimular a expressão oral e a criatividade dos atípicos, criar um espaço seguro e acolhedor para que os participantes possam compartilhar vivências, opiniões e histórias, além de desenvolver competências essenciais como trabalho em equipe, planejamento, tecnologia e cidadania”, destaca Elisabete, que também é Professora Orientadora de Educação Digital há 21 anos.

Em pouco tempo, os resultados da iniciativa têm se mostrado positivos, com os estudantes participando ativamente das aulas e ampliando a desenvoltura na comunicação. Heloiza Lima da Costa, do 4º Ano A, é um exemplo disso. “Eu gosto de tecnologia e na sala faço várias perguntas”, comenta.

A iniciativa promete continuar a inspirar e educar a comunidade escolar, com o apoio da equipe gestora, coordenação e demais parceiros da unidade escolar para o sucesso do projeto, com destaque nesta primeira etapa para Aline Nagata (professora de português), Andreia Nascimento (Professor Orientador da Sala de Leitura – POSL), Juliana Amaral (Sala de Recursos Multifuncionais – SRM), Juliana Gurgel (Professor Orientador de Educação Digital – POED), mestrandos da Unifesp, Carlos Lima e Clayton Scarcella, ambos da  Educomunição de SME.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Mulher de meia-idade realiza exame oftalmológico em consultório médico. Ela está posicionada diante de um equipamento de avaliação ocular, enquanto um profissional de saúde observa seus olhos pelo aparelho. A imagem destaca o atendimento especializado em saúde da visão.

CEU Azul da Cor do Mar realiza inscrições para Mutirão da Catarata gratuito

Publicado em: 07/05/2026 5h18 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Imagem com o fundo branco, bosdas azuis e o texto

Inscrições abertas para 1ª Mostra Estudantil de Arte Contemporânea 

Publicado em: 07/05/2026 3h45 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Fotografia de uma kombi com várias gravura e inscrições e um casal a frente vestidos para apresentação cultura com chapéu, vestido e violão.
Quatro pessoas participam de uma atividade de alongamento em ambiente interno iluminado. Elas estão em pé, inclinando o corpo lateralmente com um dos braços elevados acima da cabeça. O grupo é composto por duas mulheres e dois homens, vestidos com roupas casuais. Ao fundo, há janelas grandes com persianas claras e móveis de escritório, sugerindo um ambiente corporativo.
Fotografia de um homem recebendo vacina no braço direito.

DRE Guaianases recebe equipe de Unidade Básica de Saúde para vacinação contra Influenza

Publicado em: 06/05/2026 6h27 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

«1 2 3 1.655