Notícias

Grêmios Estudantis participam de formação sobre gênero, diversidade e convivência escolar 

Encontro on-line promove diálogo sobre respeito às diferenças, cultura democrática e protagonismo estudantil na Rede Municipal de Ensino

Publicado em: 11/06/2026 9h00 | Atualizado em: 16/06/2026
Gremios Estudantis

Os Grêmios Estudantis da Rede Municipal de Ensino terão a oportunidade de participar, no próximo dia 17 de junho, de uma formação on-line voltada à reflexão sobre gênero, diversidade e convivência escolar. A ideia é promover um espaço de diálogo sobre como as questões de gênero impactam o cotidiano escolar e social, incentivando reflexões sobre estereótipos, pressões sociais e formas mais saudáveis de convivência. A proposta busca contribuir para o fortalecimento de relações pautadas no respeito, na empatia e na valorização das diferenças. 

Durante o encontro, serão discutidos temas relacionados à convivência escolar e à promoção dos direitos humanos, estimulando a escuta, o diálogo e a participação estudantil como ferramentas fundamentais para a prevenção de conflitos e para a construção de uma cultura de paz nas unidades educacionais. 

A formação também busca ampliar o repertório dos estudantes gremistas para que possam atuar como agentes mobilizadores em suas escolas, fortalecendo o protagonismo juvenil e incentivando a participação dos colegas em ações voltadas à convivência democrática. Dessa forma, os Grêmios Estudantis seguem desempenhando um papel importante na promoção do diálogo e no fortalecimento da comunidade escolar. 

Grêmios Estudantis 

Os Grêmios Estudantis são entidades representativas dos estudantes que atuam na promoção da participação democrática, do protagonismo juvenil e do diálogo entre estudantes, educadores e comunidade escolar. Atualmente, a Rede Municipal conta com 628 grêmios instituídos, presentes em 100% das unidades de Ensino Fundamental e Ensino Médio, incluindo EMEFs, EMEFMs, CIEJAs e EMEBSs. Os grêmios desenvolvem ações nas áreas cultural, esportiva, social, ambiental e educacional, contribuindo para a formação cidadã dos estudantes e para a construção de escolas cada vez mais participativas e inclusivas 

Formação on-line para Grêmios Estudantis 

Tema: Gênero, Diversidade e Convivência Escolar: Reflexões para o Presente 

Data: 17 de junho de 2026 

Horário: das 14h30 às 16h 

Transmissão aqui. 

Acompanhe as notícias da Rede Municipal de Ensino.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

DRE Santo Amaro

DRE Santo Amaro

Publicado em: 15/03/2016 10h02 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

1ª Reunião de Comitês Abertos do Projeto Territoriar

1ª Reunião de Comitês Abertos do Projeto Territoriar

Publicado em: 15/03/2016 9h14 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Publicada a Portaria que institui o Programa Canta São Paulo nas unidades da RME

Publicada a Portaria que institui o Programa Canta São Paulo nas unidades da RME

Publicado em: 14/03/2016 5h16 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Secretário Municipal de Educação visita desabrigados pelas chuvas

Secretário Municipal de Educação visita desabrigados pelas chuvas

Publicado em: 14/03/2016 4h55 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

CEU Meninos oferece aulas de mandarim

CEU Meninos oferece aulas de mandarim

Publicado em: 14/03/2016 4h06 - em CEU e COCEU

1 1.537 1.538 1.539 1.540 1.541 1.674