Notícias

Grêmios Estudantis participam de formação sobre gênero, diversidade e convivência escolar 

Encontro on-line promove diálogo sobre respeito às diferenças, cultura democrática e protagonismo estudantil na Rede Municipal de Ensino

Publicado em: 11/06/2026 9h00 | Atualizado em: 16/06/2026
Gremios Estudantis

Os Grêmios Estudantis da Rede Municipal de Ensino terão a oportunidade de participar, no próximo dia 17 de junho, de uma formação on-line voltada à reflexão sobre gênero, diversidade e convivência escolar. A ideia é promover um espaço de diálogo sobre como as questões de gênero impactam o cotidiano escolar e social, incentivando reflexões sobre estereótipos, pressões sociais e formas mais saudáveis de convivência. A proposta busca contribuir para o fortalecimento de relações pautadas no respeito, na empatia e na valorização das diferenças. 

Durante o encontro, serão discutidos temas relacionados à convivência escolar e à promoção dos direitos humanos, estimulando a escuta, o diálogo e a participação estudantil como ferramentas fundamentais para a prevenção de conflitos e para a construção de uma cultura de paz nas unidades educacionais. 

A formação também busca ampliar o repertório dos estudantes gremistas para que possam atuar como agentes mobilizadores em suas escolas, fortalecendo o protagonismo juvenil e incentivando a participação dos colegas em ações voltadas à convivência democrática. Dessa forma, os Grêmios Estudantis seguem desempenhando um papel importante na promoção do diálogo e no fortalecimento da comunidade escolar. 

Grêmios Estudantis 

Os Grêmios Estudantis são entidades representativas dos estudantes que atuam na promoção da participação democrática, do protagonismo juvenil e do diálogo entre estudantes, educadores e comunidade escolar. Atualmente, a Rede Municipal conta com 628 grêmios instituídos, presentes em 100% das unidades de Ensino Fundamental e Ensino Médio, incluindo EMEFs, EMEFMs, CIEJAs e EMEBSs. Os grêmios desenvolvem ações nas áreas cultural, esportiva, social, ambiental e educacional, contribuindo para a formação cidadã dos estudantes e para a construção de escolas cada vez mais participativas e inclusivas 

Formação on-line para Grêmios Estudantis 

Tema: Gênero, Diversidade e Convivência Escolar: Reflexões para o Presente 

Data: 17 de junho de 2026 

Horário: das 14h30 às 16h 

Transmissão aqui. 

Acompanhe as notícias da Rede Municipal de Ensino.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Mês da cultura Hip Hop na EMEI Gabriel Prestes

Mês da cultura Hip Hop na EMEI Gabriel Prestes

Publicado em: 16/03/2016 10h41 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Plateia SME - edição de 11 de abril

Plateia SME – edição de 14 de março

Publicado em: 15/03/2016 4h47 - em CEU e COCEU

CODAE recebe novos nutricionistas

CODAE recebe novos nutricionistas

Publicado em: 15/03/2016 4h42 - em Alimentação Escolar

Dois novos Centros de Educação Infantil na zona norte

Dois novos Centros de Educação Infantil na zona norte

Publicado em: 15/03/2016 4h26 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

A Gestão Pedagógica e a Educação para Relações Étnico-Raciais na DRE São Miguel

A Gestão Pedagógica e a Educação para Relações Étnico-Raciais na DRE São Miguel

Publicado em: 15/03/2016 4h23 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

1 1.535 1.536 1.537 1.538 1.539 1.674