Notícias
Estudantes de EMEF ajudam a desenvolver game que incentiva a alimentação saudável
Aplicativo foi desenvolvido por Instituto Akatu com co-criação de estudantes da EMEF João Domingues Sampaio e de mais três escolas
Publicado em: 02/05/2019 18h08 | Atualizado em: 04/05/2021
Estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João Domingues Sampaio, situado no bairro Vila Maria Alta, na Zona Norte de São Paulo, participaram como co-criadores do desenvolvimento de um aplicativo que estimula a alimentação saudável. O aplicativo “RangoMania: um game” foi desenvolvido em parceria com o Instituto Akatu e envolveu mais três escolas públicas de diferentes regiões do país.
O jogo incentiva que jovens selecionem melhor as opções para sua dieta, destacando o efeito da alimentação desequilibrada para sua saúde e seu dia a dia. O lançamento da plataforma aconteceu nesta quinta-feira (02) na EMEF João Domingues Sampaio.
O processo para a construção do aplicativo ocorreu em 2018 e envolveu cerca de 200 alunos do 6º ano ao 9º ano da EMEF, que atualmente estão no 7º ano. Em um dos encontros os estudantes participaram de um bate papo no qual foi possível investigar seus hábitos alimentares. Em outro encontro os estudantes participaram de uma maratona de jogos que resultaram em ajustes da plataforma.
A parceria da escola com o Instituto Akatu surgiu em 2016, a partir das aulas de ciências que tinha com o tema a alimentação. Os estudantes utilizaram os jogos do circuito “Comer, dividir e brincar” e, a partir daí, estreitaram os laços com a instituição, que resultou em formações e cadastro dos alunos na plataforma.
“Trabalhar o assunto da alimentação saudável na escola é fundamental. Além de aumentar o consumo dos alimentos da merenda escolar, cujo cardápio é equilibrado e elaborado por nutricionistas, também trabalhamos numa perspectiva preventiva de promoção da saúde de todos. Afinal, nossos estudantes são multiplicadores das informações que aprendem na escola”, comenta a Coordenadora Pedagógica da EMEF João Domingues, Elisângela Janoni.
RangoMania
O aplicativo busca compartilhar saberes, experiências e perspectivas sobre educação nutricional de diferentes regiões do país, com destaque para a valorização dos alimentos regionais. Além disso, facilita o entendimento da relação entre os alimentos escolhidos no momento das compras e as refeições elaboradas a partir deles.
O aplicativo será disponibilizado para download gratuito aos usuários de Android ou iOS e será sugerido como atividade por meio do Edukatu (www.edukatu.org.br) – rede de aprendizagem para alunos e professores do Ensino Fundamental de todo o Brasil.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
EMEI Parque Bologne ganha grafite em homenagem à ganhadora do Educador Nota 10
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Feira de Ciências promove protagonismo estudantil e integração com as famílias na EMEF Teresa Margarida da Silva e Orta
Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
Livros sobre Brasilândia e Cachoeirinha têm autoria de estudantes da Rede Municipal e valorizam a história dos territórios
Secretaria Municipal de Educação
SME informa funcionamento das escolas, CEUs e serviços no fim do ano
Secretaria Municipal de Educação
Comunicado SME - Atribuição
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Professor da EMEI Compositor Silvio Caldas publica poema celebrando os 90 anos da Educação Infantil Paulistana
Relacionadas
Iniciadas as obras do CEU Parque do Carmo
Publicado em: 26/01/2016 1h00 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera
Imprensa Jovem na Campus Party 2016
Publicado em: 26/01/2016 12h46 - em Educomunicação
Esportes e brincadeiras no CEU Alto Alegre durante o Recreio nas Férias
Publicado em: 26/01/2016 11h56 - em CEU e COCEU
Oficina preparatória para o Programa VAI 2016 no CEU Uirapuru
Publicado em: 22/01/2016 4h38 - em CEU e COCEU
CEUs recebem shows comemorativos aos 462 anos da cidade de São Paulo
Publicado em: 22/01/2016 4h34 - em CEU e COCEU