Notícias
Questão dos refugiados é tema do festival ENTRETODOS de 2016
Evento premia curtas amadores e profissionais voltados às questões dos direitos humanos. As inscrições estão abertas até 8 de maio
Publicado em: 13/04/2016 14h55 | Atualizado em: 04/05/2021
A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), em parceria com o SPCine, promove o Festival de Curtas Metragens de Direitos Humanos – ENTRETODOS. A ação é apoiada pelas Secretarias Municipais de Educação e de Cultura e visa promover, por meio de curtas-metragens, discussões sobre questões sociais, raciais, de identidade e cidadania de forma lúdica, poética e participativa.
Em 2016, o festival terá como tema os “Refugiados”, uma questão que tem se tornado cada vez mais preocupante em todo o mundo. Com tradição já firmada no Brasil entre os festivais de curtas metragens, o ENTRETODOS quer popularizar a questão dos direitos humanos mostrando como a linguagem audiovisual ajuda na transformação e na formação social e pode influenciar a linguagem da população, das escolas e das comunidades.
As inscrições ocorrem até o dia 8 de maio e o festival é aberto a todos que possuem interesse. Os curtas podem ser inscritos em qualquer formato, amadores ou profissionais, com duração de até 25 minutos e precisam ser falados ou legendados em português e envolver temas relacionados aos direitos humanos. As inscrições devem ser feitas no site oficial do evento – www.entretodos.com.br.
Os curtas selecionados concorrerão a prêmios em dinheiro nas seguintes categorias: melhor curta-metragem estrangeiro; melhor curta-metragem nacional; melhor direção; mostra Entretodos Online; melhor curta-metragem escolhido pelo público; além dos prêmios “Refugiados” e “Educação em Direitos Humanos”.
Mostra Competitiva – Acontecerá entre os dias 16 e 22 de junho em 20 pontos de exibição espalhados pela Cidade, integrantes do Circuito de Cinema da SP Cine. As projeções serão abertas e gratuitas, com a possibilidade de participação e votação do público visando a escolha do Prêmio do Júri.
Cerimônia de premiação – O evento ocorrerá no dia 22 de junho, às 18h, no Centro Cultural de São Paulo.
Festival ENTRETODOS – Busca retratar questões sociais, raciais, de identidade e cidadania de forma lúdica, poética e participativa. O festival representa um espaço para a mistura de gêneros e narrativas para enriquecer ainda mais o debate sobre participação social, orientação sexual, direitos da juventude, idosos, crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, ativismo político e temas relacionados à garantia de direitos de todos cidadãos.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Penha
Projeto em escola da zona leste prepara estudantes e professores para situações de emergência
Secretaria Municipal de Educação
SME realiza live sobre especialização em Educação Especial com foco em TEA
Secretaria Municipal de Educação
Nutricionistas da SME são homenageados na Câmara Municipal
Secretaria Municipal de Educação
1º Festival de Cinema Estudantil de São Paulo celebra o protagonismo e a arte
Diretoria Regional de Educação Pirituba
“Jovem Guiomar” faz curadoria de livros com recomendações para a 28ª Bienal Internacional
Secretaria Municipal de Educação
Educação Bilíngue para Surdos completa 15 anos na Rede Municipal de São Paulo
Relacionadas
Projeto em escola da zona leste prepara estudantes e professores para situações de emergência
Publicado em: 03/09/2026 4h05 - em Diretoria Regional de Educação Penha
SME realiza live sobre especialização em Educação Especial com foco em TEA
Publicado em: 02/09/2026 4h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Nutricionistas da SME são homenageados na Câmara Municipal
Publicado em: 02/09/2026 3h00 - em Secretaria Municipal de Educação
1º Festival de Cinema Estudantil de São Paulo celebra o protagonismo e a arte
Publicado em: 02/09/2026 12h12 - em Secretaria Municipal de Educação
“Jovem Guiomar” faz curadoria de livros com recomendações para a 28ª Bienal Internacional
Publicado em: 02/09/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba