Notícias

Estudantes e professores de escola municipal lançam livro sobre o bairro do Bexiga

A publicação foi lançada durante Feira do Livro realizada em parceria com a Prefeitura

Publicado em: 18/05/2026 10h00 | Atualizado em: 18/05/2026
Pessoas conversando em um palco com uma plateira

O trabalho pedagógico realizado na EMEF Celso Leite Ribeiro Filho, escola localizada na região central de São Paulo, ganhou destaque na programação cultural do bairro durante a Feira do Livro da Rua Rocha, evento apoiado pela Prefeitura de São Paulo. Estudantes e professores lançaram o livro “Antologia: o Bixiga que eu vivo, sinto e imagino”, resultado de um trabalho da Academia Estudantil de Letras Mestre Ananias (AEL), que reúne alunos do 5º ao 9º ano. 

O projeto começou no retorno às aulas, quando a escola foi convidada pela Livraria Simples, estabelecimento próximo a escola e parte do território do Bixiga, a participar da criação do livro. Uma oficina com o escritor e ilustrador Nivaldo Brito, realizada no Mercadinho Simples, incentivou os educadores a transformar percepções e afetos sobre o bairro em textos. 

Dentro da AEL, as oficinas de estudos literários e jogos teatrais, conduzidas pelos professores Loan Leblon Almeida e Kleiton Ferreira de Oliveira, trabalharam a voz autoral dos estudantes na valorização do território. Os professores trouxeram textos pessoais sobre seus bairros como referência para exercícios de memória e observação.  

Em caminhadas pelo bairro, os alunos registraram ângulos de ruas, fachadas e detalhes arquitetônicos que originaram as ilustrações do livro. As oficinas e saídas de campo geraram versões iniciais da maioria dos textos, que foram revistas pelos docentes com sugestões para aprimorar a narrativa. 

Para a diretora da unidade, Rosimeire de Oliveira, algumas produções chegaram mais lapidadas e outras ficaram mais cruas, mas o processo coletivo destacou-se pela variedade de gêneros e vozes. “O que mais se destacou foi o processo, que resultou em uma diversidade de estilos e vozes que vislumbraram o Bixiga sob múltiplas perspectivas”. Apontou.  

Educomunicação em conjunto com a AEL 

A participação na feira também contou com o projeto Imprensa Jovem, onde os estudantes realizaram entrevistas e registros jornalísticos. Entre as convidadas ouvidas pelos jovens estiveram as jornalistas Bianca Santana e Semayat Oliveira, ampliando o contato dos alunos com práticas de comunicação. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

III Seminário Leituraço!

III Seminário Leituraço!

Publicado em: 30/03/2016 4h13 - em Educação Infantil

Encontro de formação inicial para Professores de Informática Educativa

Encontro de formação inicial para Professores de Informática Educativa

Publicado em: 30/03/2016 2h32 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Equipe da CODAE participa de curso sobre Segurança Alimentar e Nutricional

Equipe da CODAE participa de curso sobre Segurança Alimentar e Nutricional

Publicado em: 30/03/2016 2h05 - em Alimentação Escolar

Programa de Alimentação Escolar no Brasil na visão de jornalista internacional

Programa de Alimentação Escolar no Brasil na visão de jornalista internacional

Publicado em: 30/03/2016 12h33 - em Alimentação Escolar

Projeto “Livro Viajante” completa cinco anos no CEI Geraldo de Arruda

Projeto “Livro Viajante” completa cinco anos no CEI Geraldo de Arruda

Publicado em: 30/03/2016 9h34 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

1 1.512 1.513 1.514 1.515 1.516 1.674