Notícias
EJA da EMEF Duque de Caixas participa de aula pública na Praça da Sé
Estudantes também tiveram a oportunidade de assistir à peça “Muro de Arrimo”
Publicado em: 27/04/2018 16h20 | Atualizado em: 04/05/2021Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Duque de Caxias, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga, participaram pela primeira vez de uma aula pública pela região central da cidade de São Paulo. A iniciativa, realizada no período noturno da quarta, 25 de abril, integra o trabalho pedagógico do Professor Paulo Magalhães, que leciona aulas de Geografia na unidade escolar.
Os alunos foram caminhando da escola até a Praça da Sé. O trajeto dura cerca de 15 minutos. Lá, o professor Paulo, acompanhado dos docentes Guilherme Expedito e Camila De Oliveira Mori, falou sobre os processos de urbanização e sobre o local ser o marco zero da cidade de São Paulo. Na sequência, todos foram assistir à peça “Muro de Arrimo”, no Centro Cultural do Banco do Brasil.
Dirigida por Alexandre Borges, a peça narra a história de um trabalhador da construção civil durante a Copa do Mundo de 2014, especialmente no dia do jogo fatídico entre Brasil x Alemanha, em que a seleção brasileira foi goleada por 7×1. Enquanto trabalha construindo um grande muro, o pedreiro escuta o jogo em seu rádio de pilha. O personagem encenado pelo ator Fioravante Almeida contrasta momentos de euforia e meditação, já que apostou metade do seu salário na vitória do Brasil.
Boa parte dos estudantes que participaram da aula pública se identificou e ficou emocionada com a história, conta o professor. “Muitos desses alunos nunca haviam tido a possibilidade de assistir a uma peça teatral. Além disso, vários deles são profissionais da construção civil, principalmente os estudantes estrangeiros”, diz Paulo. A escola possui estudantes de 20 nacionalidades diferentes.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação divulga novos critérios para pagamento do Programa de Transferência de Recursos Financeiros (PTRF)
Alimentação Escolar
SME promove formação sobre Aleitamento Materno para Nutricionistas
Secretaria Municipal de Educação
Estudantes da rede municipal de ensino melhoram em Português e Matemática no Saresp
Secretaria Municipal de Educação
"Ainda Estou Aqui" terá exibição gratuita em 25 CEUs da cidade
Saúde Escolar
Curso de saúde vocal para professores está com inscrições abertas
Secretaria Municipal de Educação
Estudantes aprovados na ETEC são homenageados na Câmara Municipal de São Paulo
Relacionadas

CEU Parque Bristol – Programação de outubro de 2015
Publicado em: 08/10/2015 4h24 - em CEU e COCEU

Sessão CineMinha nos CEUs
Publicado em: 08/10/2015 4h07 - em CEU e COCEU

Protagonismo estudantil promove visita de Prefeito e Secretário à EMEF Vargem Grande
Publicado em: 08/10/2015 3h45 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

V Seminário Integração Escola Comunidade: ‘’A escola que temos e a escola que queremos, outra educação é possível?’’
Publicado em: 08/10/2015 2h58 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Estratégias Pedagógicas Inclusivas – deficiência visual
Publicado em: 08/10/2015 11h55 - em Educação Especial