Notícias

DRE Jaçanã promove encontro no Memorial da Educação Municipal

Visita monitorada fez parte da formação “Dialogando com as Coordenações Pedagógicas na Educação Infantil/2015”

Publicado em: 11/12/2015 10h34 | Atualizado em: 30/11/2020
DOT_no_MEM_740x430.jpg

A Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé, por meio de sua Diretoria de Orientação Técnica-Pedagógica (DOT-P), promoveu no dia 3 de dezembro, no Memorial da Educação Municipal (MEM), um encontro com Gestores e Coordenadores da Educação Infantil das Unidades Educacionais da DRE.

O encontro, coordenado pela equipe do DOT-P: Juliana Presto, Matilde Flório e Sueli Ramos, fez parte da formação “Dialogando com as Coordenações Pedagógicas na Educação Infantil/2015”, para a Rede Direta, Indireta e Conveniada.

Os participantes fizeram uma visita monitorada ao Memorial, que incluiu a exploração da exposição permanente, a exibição de dois vídeos do acervo sobre a Educação Infantil da cidade de São Paulo e o compartilhamento da pauta programada pela DRE.

Eliete Carminhotto, Assistente Técnica de Educação do MEM, explica que “o Memorial é um espaço com exposição permanente que visa preservar e disseminar a memória da educação paulistana, representado por fotografias, peças gráficas, vídeos e objetos tridimensionais. Todo o acervo é apresentado nas visitas, que são organizadas de acordo com o público que recebemos”.

A Assistente Técnica de Educação do DOT-P, Juliana Presto, falou sobre o objetivo da ação. “Planejamos levar as equipes gestoras a fim de que conhecessem o local e também pensassem em ações formativas junto às equipes das UEs no MEM”, disse Juliana. Ainda segundo a Assistente Técnica, a equipe de Educação Infantil do DOT-P buscou proporcionar um momento formativo das equipes gestoras das UEs de Ed. Infantil da DRE-JT no MEM em uma perspectiva de Cidade Educadora e de Currículo Integrador, em que diversos equipamentos contribuem para a formação de todos os educadores.

“Algumas gestoras presentes pretendem encaminhar materiais para compor o acervo do MEM, colaborando para a Memória do Ensino Municipal Paulistano, dando visibilidade aos processos educativos e protagonistas de bebês e crianças”, ressalta Juliana.

Memorial da Educação Municipal – O MEM é constituído de documentos que valorizam e respeitam a história da Educação do Município de São Paulo. Tem como elemento comum e articulador as temáticas referentes à Educação Municipal, que são representadas por meio de peças gráficas, vídeos, fotografias e objetos tridimensionais. Em 2015, o MEM recebeu 7 grupos visitantes, totalizando 340 pessoas, sem contar as visitas do público geral.

Serviço

O MEM é aberto a todas as Unidades Escolares (UEs) da Rede Municipal de Ensino (RME) e atende profissionais da Educação, estudantes e público em geral. Para agendar visitas, basta entrar em contato via e-mail ou telefone.

Endereço: Rua Estado de Israel, 509 / Vila Mariana – São Paulo-SP – CEP 04022-001
Horário de atendimento: de 2ª a 6ª feira das 8 às 18h
Email: memorial_mem@prefeitura.sp.gov.br
Telefones: 3151-5306 / 3257-4847
Eliete / Lilian / Patrícia / Silvana

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

825x470 (1)

Centenário de Paulo Freire: relembre a história e trajetória do educador na SME

Publicado em: 19/09/2021 10h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de um notebook sobre uma mesa com a mão de uma pessoa que veste camiseta preta. Ao seu lado aparece a mão de outra pessoa.

Seminários do ciclo de escuta ativa das DREs São Mateus e Santo Amaro ocorrem nesta segunda-feira

Publicado em: 17/09/2021 6h27 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner 8ª edição do Premio Educação em Direitos Humanos 2021
Banner do Educador em Destaque
Imagem com mosaico de sete fotografias de pessoas em uma reunião on-line.

SME tem semana de reuniões bilaterais com as entidades sindicais

Publicado em: 16/09/2021 8h49 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.189