Notícias

DRE Jaçanã promove encontro no Memorial da Educação Municipal

Visita monitorada fez parte da formação “Dialogando com as Coordenações Pedagógicas na Educação Infantil/2015”

Publicado em: 11/12/2015 10h34 | Atualizado em: 30/11/2020
DOT_no_MEM_740x430.jpg

A Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé, por meio de sua Diretoria de Orientação Técnica-Pedagógica (DOT-P), promoveu no dia 3 de dezembro, no Memorial da Educação Municipal (MEM), um encontro com Gestores e Coordenadores da Educação Infantil das Unidades Educacionais da DRE.

O encontro, coordenado pela equipe do DOT-P: Juliana Presto, Matilde Flório e Sueli Ramos, fez parte da formação “Dialogando com as Coordenações Pedagógicas na Educação Infantil/2015”, para a Rede Direta, Indireta e Conveniada.

Os participantes fizeram uma visita monitorada ao Memorial, que incluiu a exploração da exposição permanente, a exibição de dois vídeos do acervo sobre a Educação Infantil da cidade de São Paulo e o compartilhamento da pauta programada pela DRE.

Eliete Carminhotto, Assistente Técnica de Educação do MEM, explica que “o Memorial é um espaço com exposição permanente que visa preservar e disseminar a memória da educação paulistana, representado por fotografias, peças gráficas, vídeos e objetos tridimensionais. Todo o acervo é apresentado nas visitas, que são organizadas de acordo com o público que recebemos”.

A Assistente Técnica de Educação do DOT-P, Juliana Presto, falou sobre o objetivo da ação. “Planejamos levar as equipes gestoras a fim de que conhecessem o local e também pensassem em ações formativas junto às equipes das UEs no MEM”, disse Juliana. Ainda segundo a Assistente Técnica, a equipe de Educação Infantil do DOT-P buscou proporcionar um momento formativo das equipes gestoras das UEs de Ed. Infantil da DRE-JT no MEM em uma perspectiva de Cidade Educadora e de Currículo Integrador, em que diversos equipamentos contribuem para a formação de todos os educadores.

“Algumas gestoras presentes pretendem encaminhar materiais para compor o acervo do MEM, colaborando para a Memória do Ensino Municipal Paulistano, dando visibilidade aos processos educativos e protagonistas de bebês e crianças”, ressalta Juliana.

Memorial da Educação Municipal – O MEM é constituído de documentos que valorizam e respeitam a história da Educação do Município de São Paulo. Tem como elemento comum e articulador as temáticas referentes à Educação Municipal, que são representadas por meio de peças gráficas, vídeos, fotografias e objetos tridimensionais. Em 2015, o MEM recebeu 7 grupos visitantes, totalizando 340 pessoas, sem contar as visitas do público geral.

Serviço

O MEM é aberto a todas as Unidades Escolares (UEs) da Rede Municipal de Ensino (RME) e atende profissionais da Educação, estudantes e público em geral. Para agendar visitas, basta entrar em contato via e-mail ou telefone.

Endereço: Rua Estado de Israel, 509 / Vila Mariana – São Paulo-SP – CEP 04022-001
Horário de atendimento: de 2ª a 6ª feira das 8 às 18h
Email: memorial_mem@prefeitura.sp.gov.br
Telefones: 3151-5306 / 3257-4847
Eliete / Lilian / Patrícia / Silvana

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

imagem com o texto Esse Lugar Que Tanto Amo

Embaixada da França promove ações voltadas para profissionais da educação

Publicado em: 06/12/2022 4h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra 5 estudantes sentados. Na frente deles há um tecido no chão, com cestas com frutas de brinquedo e livros em cima

Escola da Rede Municipal de SP monta barraca literária em feira livre

Publicado em: 06/12/2022 3h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma estudante negra, ela está concentrada escrevendo no livro sobre sua mesa.

Está aberto período de inscrição para estudantes do Ensino Fundamental e Médio

Publicado em: 05/12/2022 12h43 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de estudantes correndo em aralimpíada

Estudantes da Rede Municipal são destaque nas Paralímpiadas Escolares 2022

Publicado em: 05/12/2022 12h06 - em Secretaria Municipal de Educação

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

Publicado em: 02/12/2022 1h47 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.301