Notícias

Prefeitura inicia obra do Território CEU São Miguel

Obra dá início à primeira fase de ampliação da Rede CEU, que construirá oito novas unidades.

Publicado em: 10/12/2015 15h57 | Atualizado em: 04/05/2021

obras_territorio_ceu_s_miguel.jpg

Nesta quarta-feira (9), o bairro Jardim São Vicente, na região Lesta da cidade de São Paulo, festejou o anúncio de início de obras do Centro Educacional Unificado (CEU) São Miguel. A nova unidade integrará centro esportivo, escolas municipais e novos equipamentos de educação, cultura e lazer.

As obras do Território CEU São Miguel contemplam a Meta 16 do Programa de Metas 2013 – 2016 do município, que prevê a ampliação a Rede CEU em 20 unidades, expandindo a oferta de vagas para a educação infantil. Saiba mais sobre o Programa de Metas clicando aqui.

Com o início dessa construção a Prefeitura de São Paulo inicia a primeira fase de ampliação da Rede CEU, que construirá oito novos CEUs na Capital. Na segunda fase está prevista a construção de mais seis unidades.

“A partir de hoje é uma obra desta por semana. A cada semana nós vamos dar uma ordem de serviço de início de obras para os novos 14 CEUs, mais o de Heliópolis (que já foi entregue) são 15 novos CEUs na cidade de São Paulo. E nós completaremos 60 unidades na capital. Lembramos que esses equipamentos abrigam também a UniCEU, com cursos universitários gratuitos, oferecidos pelas melhores faculdades públicas do país. Nós não queremos que os jovens parem de estudar e aqui eles terão acesso às universidades públicas gratuitamente”, disse o Prefeito Haddad.

O território do CEU São Miguel está localizado na Diretoria Regional de Educação (DRE) São Miguel. A unidade incorporará a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Almirante Pedro Frontin, a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Professora Helena de Paula Marin, o Clube da Comunidade Tide Setúbal e o Centro Esportivo São Vicente.

11_obras_territorio_ceu_s_miguel.jpg
Em destaque, Emília Cripriano e Fernando Haddad

Para compor a estrutura do CEU São Miguel ainda será construído um Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) que terá a capacidade para atender 508 alunos, de 0 a 5 anos. A abertura destas vagas atenderá a demanda registrada no setor, que hoje é de 313 crianças.

Cinema, teatro, biblioteca, centro de informática, estúdio de gravação, piscinas e uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) também incorporarão a unidade.

“O CEU tem um sabor diferente porque conta com a intersetorialidade, com o olhar para a realidade do território, com a participação individual e coletiva. A marca da educação está instalada quando se une cultura, arte, esporte e assistência social. Isso é um jeito diferente de construir autonomia e, principalmente, autoria”, disse a Secretária de Educação em exercício Emília Cipriano.

O conjunto de equipamentos ocupará o total 10.200 metros quadrados, em três pavimentos de 3.400 metros quadrados cada. O CEU beneficiará cerca de 1.500 crianças de escolas do entorno em atividades no contraturno escolar. O prazo para construção é de cerca de um ano, com investimentos de mais de R$ 36 milhões.

obras_territorio_ceu_sm_740_x_430.jpg
Prefeito conversa sobre o projeto do Território CEU São Miguel

A ação teve a presença do Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, da vice-prefeita Nádia Campeão, da Secretária Municipal de Educação, em exercício, Emília Cipriano, do Secretário Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Celso Jatene, do Secretário Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, Roberto Garibe, do Secretário Municipal de Serviços, Simão Pedro, do Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Fernando de Mello Franco, da Secretária Municipal de Assistência Social, Luciana Temer, do Subprefeito de São Miguel, Adalberto Dias de Souza e do Diretor Regional de Educação, Manoel Romão. Além das autoridades, a comunidade da região marcou presença com apresentações culturais e muita animação.

Participação da comunidade – Alunos do projeto de Bandas e Fanfarras da EMEF Almirante Pedro Frontin fizeram apresentação da Família Frontin, banda composta por cerca de 30 alunos e coordenada pelo Professor Osvaldo Braga Marcondes, que há dez anos inicia os alunos no universo musical. A professora Magda Correia, também da EMEF, levou suas alunas do 4ºano C para uma apresentação. As garotas dançaram a música “Eu só quero um xodó”, de Dominguinhos.

02_obras_territorio_ceu_s_miguel.jpg
Apresentação da Banda Família Frontin.

Houve também apresentação da Cia de Dança do CEU São Carlos, coordenada pelo coreógrafo Welvis, uma demonstração do grupo de Tai Chi Chuan, do CEUs Três Pontes, Veredas e Vila Curuçá, sob o comando do Professor Julimar e uma declamação de poesia feita pela poetisa de São Miguel, a Dona Luzia.

Os alunos da EMEF João Augusto Breves, também de São Miguel, participaram do evento fazendo a cobertura jornalística. Eles integram a equipe de Imprensa Jovem da unidade e são coordenados pelo Professor Sidney Lopes.

Projeto Território CEU – Consiste na implantação de edifícios novos em equipamentos esportivos municipais ou outras áreas públicas subutilizadas. “Estamos comemorando o início do serviço da primeira etapa com oito CEUs e temos outros seis já licitados. É uma nova fase, de aproveitar equipamentos na cidade e conseguir uma melhor utilização para todos eles”, explicou o Secretário Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, Roberto Garibe.


Expansão da Rede CEU – Primeira fase – O plano de expansão da rede CEU receberá investimentos de R$ 314 milhões. Nesta etapa serão construídas oito unidades, com área média de 11.500 metros quadrados cada uma.

Confira onde serão construídos os oito equipamentos que compõem a primeira fase da expansão:

CEU Freguesia do Ó – Pq São Luis, zona Norte

CEU Parque Novo Mundo – Pq Vila Maria, zona Norte

CEU Carrão/Tatuapé – Tatuapé, zona Leste

CEU José de Anchieta – Conj. Habitacional Padre Manoel da Nóbrega, zona Leste

CEU São Miguel – Jardim São Vicente, zona Leste

CEU José Bonifácio/São Pedro – Jardim São Pedro, zona Leste

CEU Parque do Carmo – Itaquera, zona Leste

CEU Vila Prudente – Vila Alpina, zona Leste

Centro Educacional Unificado – CEU – Atualmente, a cidade conta com 46 CEUs, todos equipados com quadras poliesportivas, playground, teatro, piscinas, bibliotecas, área de informática e espaços para oficinas. Estão planejadas mais três fases de obras, que totalizarão 21 novos CEUs na cidade.

Em abril de 2015 foi entregue aos paulistanos a mais recente unidade, o CEU Heliópolis – Professora Arlete Persoli. O centro educacional foi construído na comunidade de Heliópolis, zona Sul da capital. Saiba mais clicando aqui.

Confira a galeria de imagens.

Fotos: Daniel Arroyo/SME

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso
Imagem de uma professora sentada do chão. Ela segura um caderno com uma figura e mostra para a criança que está em pé em sua frente.

SME amplia em 1.068 o número de cargos para a Educação Infantil Municipal

Publicado em: 03/12/2021 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra parte do corpo de duas pessoas. Uma está de camiseta cinza e segura em sua mão um termômetro apontado para o pulso da outra.

Programa “POT Volta às Aulas” da SME ganha prêmio do Tribunal de Contas de SP

Publicado em: 02/12/2021 4h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com mapa da cidade e meninas e meninos segurando equipamentos de comunicação como câmeras fotográficas, celulares e microfones.

Evento celebra 20 anos de Educomunicação na Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 02/12/2021 4h08 - em Secretaria Municipal de Educação

banner da Virada Esportiva 2021 - Movimente a vida

CEUs terão programação gratuita na Virada Esportiva

Publicado em: 01/12/2021 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.212