Notícias
Princípios e Diretrizes Pedagógicas da Educação Integral em Tempo Integral
Saiba mais sobre conceitos como “Cidade Educadora”, “Comunidade de Aprendizagem”, “Território Educativo”, entre outros
Publicado em: 18/12/2015 15h27 | Atualizado em: 30/11/2020O documento orientador ““São Paulo Integral – ampliando e construindo novos caminhos pedagógicos” relaciona os princípios e as diretrizes pedagógicas da Educação Integral em Tempo Integral na Rede Municipal de Ensino.
Entre os princípios, constam conceitos como os de Cidade Educadora, comunidade de aprendizagem, currículo emancipatório, território educativo e intersetorialidade. Entre as diretrizes pedagógicas constam a articulação de experiências e saberes dos educandas com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, a valorização do diálogo entre as pedagógicas social, popular e formal, a ressignificação do currículo, o fomento à intersetorialidade, a inclusão, a potencialização da gestão e vivência democráticas, a expansão do tempo de permanência dos educandos para, no mínimo, 7 horas diárias durante todo o ano letivo e o fortalecimento dos Conselhos de Escolas.
Clique aqui e conheça a íntegra do capítulo “Princípios e Diretrizes Pedagógicas da Educação Integral em Tempo Integral”
Clique aqui e veja o documento orientador “São Paulo Integral – ampliando e construindo novos caminhos pedagógicos” na íntegra.
Princípios e Diretrizes Pedagógicas da Educação Integral em Tempo Integral
Os princípios da Educação Integral em tempo integral na Rede Municipal de Ensino
- a) a cidade como promotora de ações e atividades que envolvem a Educação Integral,
configurando-se como
Cidade Educadora; - b) a educação como instrumento de democracia que possibilita à
criança, aos adolescentes, jovens entenderem a sociedade e participarem das decisões que
afetam o lugar onde vivem, sua escola, seu bairro e sua vizinhança, tornando-se parceiros
de seu desenvolvimento sustentável; - c) o
diálogo como estratégia na implementação de políticas
socioculturais
que reconhecem as diferenças, promovem a equidade e estimulam os
ambientes de trocas, baseado em um diagnóstico não apenas de suas carências, mas,
sobretudo, de suas forças para superar essas carências. - d) a
autonomia das Unidades Educacionais, favorecendo a criatividade e
as diferentes aprendizagens, nas diferentes culturas existentes em cada território; - e) a
comunidade de aprendizagem como fundante na construção de um
projeto educativo e cultural próprio para educar a si mesma, suas crianças, seus jovens e
adultos;
Mas o que é uma comunidade de aprendizagem?
Segundo Torres (1996), uma comunidade de aprendizagem é |
- f) o
currículo emancipatório, significativo e relevante, organizador da ação
pedagógica
nas Unidades Educacionais na perspectiva da integralidade, que garante
que práticas, habilidades, costumes, crenças e valores que estão na base da vida cotidiana
dos educandos sejam articulados ao saber acadêmico, produzindo aprendizagens que causam
impacto na vida em comunidade e na vida de toda a cidade, promovendo o protagonismo, a
autoria e a autonomia; - g) a garantia às crianças e adolescentes do direito fundamental de circular pelos
territórios educativos, apropriando-se deles, como condição de
acesso às oportunidades, espaços e recursos existentes e ampliação contínua do repertório
sociocultural e da expressão autônoma e crítica;
Mas o que é um Território Educativo?
Para Singer, um território educativo é um lugar que |
- h) a
expansão qualificada do tempo de aprendizagem como possibilidade
de incrementar a qualidade da educação, garantir os direitos de aprendizagem e superar a
fragmentação, o estreitamento curricular e a lógica educativa demarcada por espaços físicos
e tempos rígidos; - i) a
intersetorialidade na perspectiva da humanização das políticas
sociais e educacionais como interlocução necessária à corresponsabilidade na formação
integral, colocando no centro o ser humano e, em especial, as crianças, os adolescentes, os
jovens e seus educadores; - j) o compromisso com as metas estabelecidas em âmbito local, regional
e central da Secretaria Municipal de Educação, bem como as metas do Plano Municipal de
Educação de São Paulo.
As
diretrizes pedagógicas:
- a) articular as experiências e saberes dos educandos com os conhecimentos que fazem
parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, assim como
atitudes e valores, de modo a promover seu desenvolvimento integral; - b) valorizar o diálogo entre as pedagogias social, popular e formal;
- c) ressignificar o currículo evitando a compartimentalização rígida de forma a
torná-lo mais eficaz na aprendizagem do conjunto de conhecimentos que estruturam os saberes
escolares, qualificando a ação dos educandos e fortalecendo seu desenvolvimento como
cidadãos, ampliando assim as possibilidades de aprender para a valorização da vida; - d) fomentar a intersetorialidade no território com as secretarias de cultura, esporte,
assistência social, saúde, verde e meio ambiente e outras, assim como, com as organizações
da sociedade civil como estratégia necessária à educação para a garantia de direitos às
crianças, jovens e adolescentes, na perspectiva da educação integral e da
constituição/ampliação/promoção/fortalecimento e consolidação dos territórios educativos e
das comunidades de aprendizagem; - e) desenvolver ações que integrem a política pública de inclusão;
- f) compreender a escola como espaço no qual a gestão e vivência democráticas podem ser
potencializadas, não apenas por meio das atividades acadêmicas e científicas, mas também
pelas atividades nas áreas de acompanhamento pedagógico, cultura e artes, esporte e lazer,
direitos humanos, educação ambiental, inclusão digital, saúde e sexualidade, investigação
científica, educação econômica, comunicação e uso de mídias e outras experiências locais
e/ou universais que dialoguem com o Projeto Político-Pedagógico da Unidade Educacional; - g) identificar possibilidades para o desenvolvimento de propostas curriculares
inovadoras; - h) expandir o tempo de permanência dos educandos para, no mínimo, 07(sete) horas
diárias durante todo o período letivo; - i) fortalecer os Conselhos de Escola e a ampliação do processo democrático nas
Unidades Educacionais e nas diferentes instâncias decisórias.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo inaugura Planetário no CEU Parelheiros na Zona Sul
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo autoriza prorrogação de contratos de mais 7,4 mil professores temporários para a Educação
Secretaria Municipal de Educação
Educadores e estudantes apresentam propostas para mitigação das mudanças climáticas
Secretaria Municipal de Educação
Crianças da EMEI Ayrton Senna realizam caminhada da gentileza
Secretaria Municipal de Educação
Projeto “Leituraço!” completa 10 anos na Rede Municipal de Ensino de São Paulo em 2024
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação recebe pela segunda vez o Selo de Transparência e Boas Práticas de Gestão
Relacionadas
Aula inaugural das especializações oferecidas pela UFF/UAB
Publicado em: 03/10/2014 1h28 - em Secretaria Municipal de Educação
Convocação de candidatos para tutoria presencial – IFTM/UAB
Publicado em: 03/10/2014 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação
Especialização em Gênero e Diversidade na Escola – UFPR/UAB
Publicado em: 23/09/2014 8h56 - em CEU e COCEU
Seleção de Tutores para Licenciatura em Letras e Matemática – IFTM/UAB
Publicado em: 15/09/2014 4h35 - em CEU e COCEU
Prorrogadas inscrições para Especialização em Ciências e Tecnologia – UFABC/UAB
Publicado em: 01/09/2014 4h05 - em CEU e COCEU