Notícias

DRE Itaquera promove Seminário “Pedagogia de Projetos nas Tecnologias da Informação”

Evento realizado nos dias 8 e 9 de outubro no CEU Aricanduva

Publicado em: 18/10/2018 16h36 | Atualizado em: 30/11/2020

pedagogia_de_projetos_seminario_740_x_430.jpg

Nos dias 8 e 9 de outubro, a Diretoria Regional de Educação (DRE) Itaquera realizou no Centro Educacional Unificado (CEU) Aricanduva o seminário “Pedagogia de Projetos nas Tecnologias da Informação”.

No dia 8, a apresentação de abertura, Carimbó, foi feita pela Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Roquette Pinto. A Diretora Regional, Marcia Marques, falou sobre a importância das tecnologias no processo de aprendizagem dos estudantes e o quanto a implementação do currículo de Tecnologias para a Aprendizagem (TPA), em consonância com os componentes curriculares, potencializa as aprendizagens.

Em seguida, a palestrante Regina Célia Fortuna Gavassa, do Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem da SME, falou sobre o percurso de 30 anos das tecnologias dentro da Rede Municipal de Ensino e abordou o currículo como uma ferramenta articuladora da garantia das aprendizagens, através da linguagem digital. Luci Ferraz de Melo, assessora do Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem da SME, falou sobre o pensamento computacional e como as tecnologias potencializam os demais componentes curriculares. Foram ressaltados também como os três eixos do currículo de TPA: Linguagem de programação, TIC e Letramento Digital favorecem o trabalho inter e transdisciplinar.

A professora orientadora de Informática Educativa (POIE) Sueli Julioti, da EMEF José Querino Ribeiro, falou sobre o projeto “O conhecimento por meio de descobertas”. Os alunos demonstraram o funcionamento de seus protótipos.

A POIE Sandra Almeida Severo, da EMEF Águas de Março, falou sobre a parceria com a professora de Inglês, Denise, na qual os alunos compuseram uma música em homenagem à escola com um videoclipe criado usando recursos midiáticos. A professora Sandra apresentou o Caderno do Currículo e Orientações Didáticas do Currículo de Tecnologias para a Aprendizagem (TPA) e comentou sobre as informações que ele traz para apoiar o trabalho do POIEs. Os alunos da EMEF Águas de Março ainda fizeram uma apresentação musical.

O POIE Marcos de Almeida Henrique, da EMEF Presidente Kennedy, falou sobre o projeto “Fábrica de Games”, que promove por meio de softwares livres a criação de jogos eletrônicos e estimula o pensamento lógico com a criação de cenários, personagens, enredo e diálogos.

Segundo dia – No dia 9, o grupo de Dança Revolution, da EMEF Artur Neiva, fez uma apresentação de Street Dance. A Imprensa Jovem da unidade foi a responsável pela cobertura do evento.

A Diretora Regional, Marcia Marques, fez a abertura do segundo dia de seminário e falou sobre o percurso das Tecnologias dentro da Rede Municipal de Ensino, tema discutido no dia anterior pela palestrante Regina Gavassa. A Diretora ainda parabenizou todos os envolvidos na construção do Seminário, ressaltando os trabalhos desenvolvidos pelos POIEs da DRE Itaquera.

A palestra de Fábio Nakano (EACH-USP) abordou a “Cultura Maker”, extensão do “faça você mesmo” e o quanto esse processo potencializa os saberes dos estudantes. Carlos Alberto Mendes de Lima, coordenador do Núcleo de Educomunicação da SME, falou sobre o histórico da Educomunicação na Rede Municipal de Ensino e abordou a importância de dar voz aos estudantes, processo que proporciona autonomia e protagonismo. Os estudantes da Imprensa Jovem foram convidados para um bate-papo informal sobre o que eles desenvolvem no projeto.

A POIE Leopoldina Alves da Silva Neta Berthault, da EMEF Roquette Pinto, relatou sobre o Projeto “Introdução à Robótica Educacional utilizando Linguagem de Programação” e demostrou quais eixos e objetos de conhecimento do Currículo da Cidade de Tecnologias para Aprendizagem foram utilizados.

A POIE Marta Suely de F. Michellini e a POSL Ana Lúcia de Miranda, da EMEF Brigadeiro Correa de Mello, apresentaram o “Stop Motion—Uma história de amor” e o projeto “Virada Literária”, por meio dos quais foi proposta, aos estudantes, a recriação da história do livro “História de amor”, de Regina Coeli Rennó, utilizando os desenhos feitos pelos alunos e o uso de recursos midiáticos como fotografia, música, e editores de fotos e vídeo aplicando técnicas de Stop Motion.

Para finalizar o dia, a EMEF Benedito Calixto relatou, por meio do POIE Paulo Ricardo Velane da Silva, os “Escritores do Calixto”. O POIE contou sobre seu trabalho com os alunos do 3º anos do Ensino Fundamental e o intuito da alfabetização digital, com letramento na ferramenta Word, para que os alunos escrevam contos, formando um livro de classe. O professor demonstrou os eixos, objetos e objetivos do Currículo utilizados para a construção dessa atividade.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Legislação – NAAPA

Legislação – NAAPA

Publicado em: 09/10/2015 4h18 - em NAAPA

Lançamento do NAAPA na DRE Santo Amaro

Lançamento do NAAPA na DRE Santo Amaro

Publicado em: 09/10/2015 4h14 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Lançamento do NAAPA da DRE São Miguel

Lançamento do NAAPA da DRE São Miguel

Publicado em: 09/10/2015 4h13 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Lançamento do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem da DRE Campo Limpo

Lançamento do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem da DRE Campo Limpo

Publicado em: 09/10/2015 4h12 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

SME lança os Núcleos de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPAs)

SME lança os Núcleos de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPAs)

Publicado em: 09/10/2015 4h12 - em Secretaria Municipal de Educação

1 1.465 1.466 1.467 1.468 1.469 1.479