Notícias
SME produz Documento Orientador para Sondagem de Língua Portuguesa
Orientações aos docentes que atuam nos três primeiros anos do Ciclo de Alfabetização para a realização do diagnóstico da turma
Publicado em: 05/04/2018 16h38 | Atualizado em: 04/05/2021
A Secretaria Municipal de Educação (SME) disponibiliza para os educadores das Unidades Escolares com Ensino Fundamental I o Documento Orientador para Sondagem de Língua Portuguesa. O material foi produzido pela Divisão de Ensino Fundamental da Coordenadoria Pedagógica (COPED) e tem como objetivo auxiliar os docentes que atuam nos três primeiros anos do Ciclo de Alfabetização na realização do diagnóstico da turma.
O documento leva em consideração que a aplicação e a consolidação dos dados da sondagem são fatores importantes para a proposição de políticas públicas condizentes e efetivas. De acordo com a publicação, “mais do que gerar dados sistêmicos, observar os resultados dos estudantes nos testes aferidos possibilita intervenções nos processos de aprendizagem por parte dos professores”.
Assim, o documento apresenta procedimentos para aplicação da sondagem e da análise diagnóstica sobre dados da escrita e da leitura, além de orientação para a digitação dos dados no Sistema de Gestão Pedagógica (SGP).
Acesse o documento neste link.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
São Paulo completa sexto ano consecutivo sem fila para creches
CEU e COCEU
CEUs oferecem opções de cultura, lazer e esporte com piscinas abertas para a comunidade
Secretaria Municipal de Educação
SME abre inscrições para cadastro de professores interessados em eventual contratação temporária na Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME divulga cronograma da atribuição de aulas para 2026
Secretaria Municipal de Educação
SME convoca professores aprovados em concurso para escolha de vagas em 2026
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Estudantes da EMEF Vinicius de Moraes são premiados na Olimpíada Brasileira de Astronomia
Relacionadas
Mais uma etapa na construção do documento orientador dos NAAPAs
Publicado em: 28/03/2016 3h45 - em Ensino Fundamental e Médio
Gestão e Construção de uma Cultura Educacional Inclusiva
Publicado em: 28/03/2016 3h24 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Currículo Integrador e Gestão Pedagógica na Educação Infantil e no Ciclo de Alfabetização
Publicado em: 28/03/2016 3h23 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel
Equipe da CODAE participa do primeiro encontro do curso “Novas Reflexões: do campo à mesa”
Publicado em: 28/03/2016 2h31 - em Alimentação Escolar
Plateia SME – edição de 23 de março
Publicado em: 28/03/2016 11h14 - em CEU e COCEU