Notícias

Plateia SME – edição de 23 de março

Contemplados

Publicado em: 28/03/2016 11h14 | Atualizado em: 04/12/2020

plateia grande.jpg

Confira lista dos contemplados.

O SEMEADOR

Este texto traz, de maneira intensa, uma alegoria da realidade vivida por cada um de nós. Na busca por um tema verossímil, que levasse o público a uma reflexão do atual momento em que vive a humanidade no que diz respeito à educação, valores sociais, choque de gerações, abandono e dissolução familiar, Gabriel Chalita apresenta a peça O Semeador, que traz as visões de dois professores de gerações diferentes sobre como encarar a vida e suas dificuldades.

Chalita afirma ser grato por ter abraçado o ofício de professor. “Esta peça nasceu do desejo de partilhar o que aprendi com os meus professores e com a minha profissão nas salas de aula em que tenho a oportunidade de estar. Uma homenagem aos professores. Uma homenagem à prosa dos que se permitem prosear, ao enlaçar das mãos, ao caminhar juntos”, conclui o autor.

Com esta peça, o diretor Hudson Glauber tem a intenção de resgatar valores do ser-humano, que se perderam ou estão se perdendo ao longo do tempo por conta do mundo em que vivemos. “A peça aborda a solidão e como ela pode ser superada, trazendo um sopro de esperança jornada adentro.” Com os atores Flavio Galvão e Antonio Motta.

Classificação: 12 anos
Gênero: Drama
Duração: 70 min.

Data: 25 de março, sexta às 21h30 
Data: 26 de março, sexta às 21h30 
Data: 27 de março, domingo às 18h00 

Local: Teatro MuBE Nova Cultural
Endereço: Rua Alemanha, 221 – Jardim Europa
Empresa Parceira: Desembuxa Entretenimento
Obs.: 02 ingressos por inscrito

TUDO NO SEU TEMPO

A trama se passa em um futuro próximo, mais precisamente em 2036, quando uma jovem – garota de programa – tenta salvar sua vida, fugindo de um psicopata pela porta de uma dispensa que, surpreendentemente, a leva ao mesmo local, porém 20 anos no passado, em 2016. Perseguida no passado e no presente, ela tem a chance de salvar sua vida, bem como a de duas outras mulheres envolvidas na história. Inédito no Brasil, o texto, inspirado em filmes como De Volta Para o Futuro (de Robert Zemeckis) e Psicose (de Alfred Hitchcock), é um dos maiores sucessos de Ayckbourn, premiado em diversas partes do mundo.

Elenco: Cynthia Falabella, Joca Andreazza, Fernanda Couto, Gustavo Trestini, Bete Correia e Edu Guimarães.

Classificação: 14 ANOS
Gênero: thriller policial

Data: 25 de março, sexta-feira, às 21h30 
Data: 26 de março, sábado, às 21h00 
Data: 27 de março, domingo, às 19h00 

Duração: 105 min.
Local: TEATRO JARAGUÁ – Novotel Jaraguá
Endereço: Rua Martins Fontes, 71 –Bela Vista – São Paulo
Produção: Geradora Teatral
Empresa Parceira: Mamberti Produções
Obs: 02 ingressos por inscrito

EU TENHO TUDO

Um homem ensandecido, ferido de ódio mortal, tem um suposto encontro com um outro numa estação de trem. Contra esse outro – que é suposto por jamais se revelar ao público como uma identidade ou como um rosto – o protagonista dispara imprecações e xingamentos, numa espécie de histeria incessante, como a mais pura expressão de uma pulsão de morte. A montagem traz, pela primeira vez ao Brasil, uma obra do argelino Thierry Illouz.

Classificação: 16 ANOS
Gênero: Monólogo

Data: 25 de março, sexta-feira, às 21h00 
Data: 26 de março, sábado, às 21h00 
Data: 27 de março, domingo, às 19h00  

Duração: 75 min.
Local: Espaço VIGA CÊNICO
Endereço: Rua Capote Valente, 1323 – Sumaré (ao lado do Metrô Sumaré) – São Paulo
Obs: 02 ingressos por inscrito

GALILEU GALILEI

Na trama, o cientista Galileu (interpretado por Denise Fraga) passa a defender e propagar a ideia de que o Sol é o centro do Universo e a Terra se move e gira em torno dele, enfrentando o posicionamento contrário da Igreja. Na Itália do século XVII, o apaixonado estudioso torna-se uma ameaça a quem não aceita os fatos e, logo, cai nas garras da Santa Inquisição. Em tempos de radicalismos, ânimos exaltados e conservadorismo em alta, Brecht mais uma vez deverá deixar uma saudável pulga atrás da orelha dos espectadores.

Duração: 150 MINUTOS
Classificação: 12 ANOS
Gênero: Comédia

Data: 25 de março, sexta, às 21h00 
Data: 27 de março, domingo, às 19h00

Local: TEATRO TUCA
Endereço: Rua Monte Alegre, 1024
Empresa Parceira: Nia Produções
Obs.: 02 ingressos por inscrito


CINDERELLA – O MUSICAL

Quem nunca sonhou com um príncipe encantado? Esse é um desejo universal e deu origem a uma série de contos de fadas que se perpetuam de geração em geração. Nenhum deles, contudo, é mais famoso do que Cinderella, a gata borralheira que se transforma em princesa por um dia e encontra seu grande amor graças ao sapatinho de cristal perdido. E assim são felizes para sempre! Essa célebre história de amor ganhou uma versão musical para a TV, em 1957, com canções de Richard Rodgers e Oscar Hammerstein e chegou à Broadway em 2013. Um musical clássico, mas com características particulares. Charles Möeller chama a atenção, por exemplo, para a forte presença de Shakespeare no espetáculo: “O Príncipe, logo em sua primeira canção, coloca em dúvida se tem ou não vocação para ser rei. Uma forte presença do ‘ser ou não ser’ do Hamlet”. Para o diretor, “há também um olhar diferente para a mulher – nos anos 50, era ela a própria dona do seu lar, seu único espaço de ação. Em ‘Cinderella’, a protagonista entende as ideias de igualdade entre os cidadãos e as repassa para o Príncipe, enquanto dança com ele durante o baile”.

Para o papel-título, a escolhida foi Bianca Tadini, selecionada entre mais de 500 candidatas. Totia Meirelles como a madrasta e Sabrina Korgut interpretando a fada madrinha, a montagem ficará em cartaz no Teatro Alfa.

Classificação: Livre
Gênero: MUSICAL

Data: 25 de março, sexta-feira, às 21h00 

Duração: 150 min.
Local: TEATRO ALFA.
Endereço: R. Bento Branco de Andrade Filho, 722 – Santo Amaro
Empresa Parceira: Teatro Alfa
Obs: 02 Ingressos por inscrito

ESTÚPIDO CUPIDO

Exibida há quatro décadas, a novela “Estúpido Cupido” surfava em um saudosismo de memória recente. Escrita por Mario Prata, a trama enfocava a juventude transviada do início dos anos 60 em uma cidade do interior de São Paulo. A barra da ditadura ainda não pesava, então o que importava era curtir um leve rock’n’roll, batalhar para derrubar alguns tabus e sonhar, por exemplo, em vencer o concurso de Miss Brasil. Essa era ambição da jovem Maria Tereza, a Tetê, personagem que popularizou a atriz Françoise Forton e é lembrado até hoje por muitos telespectadores.

O texto de Flavio Marinho ganhou direção de Gilberto Gawronski, Em meio a vinte músicas, como “Banho de Lua”, “Lacinhos Cor de Rosa”, “Juntinhos” e “Broto Legal”, a história gira em torno de Tetê (papel de Françoise), que, no passado, venceu um concurso de beleza, virou atriz famosa e, hoje, apresenta o programa “Sossega”. Convencida por uma amiga (vivida por Clarisse Derzié Luz), ela vai a um reencontro da turma de colégio, uma festa com músicas e figurinos dos anos 60 e 70, e lá tem a chance de encarar com maturidade a perda da inocência juvenil. A Tetê da novela não é a mesma representada no musical, mas o espetáculo propõe uma brincadeira com o tempo e projeta como poderia ter sido o futuro da moça. Além da peça, Françoise também abre a exposição “A Incansável Guerreira da Arte”, que repassa imagens dos principais momentos de sua trajetória na televisão, teatro e cinema. Este musical é em comemoração aos cinquenta anos de carreira da atriz Françoise Forton e a montagem ainda traz no elenco Luciano Szafir, Clarisse Derzié Luz, Renato Rabelo, Sheila Matos, Carla Diaz e Luísa Viotti, entre outros.

Classificação: 12 ANOS
Gênero: Romance

Data: 25 de março, sexta-feira, às 19h00 
Data: 26 de março, sábado, às 21h00
Data: 27 de março, domingo, às 18h30 

Duração: 90 minutos
Local: TEATRO GAZETA
Endereço: Av. Paulista, 900 – Bela Vista
Empresa Parceira: Criola Produções
Obs.: 02 ingressos por inscrito

COM AMOR, BRIGITTE

A atriz francesa Brigitte Bardot veio ao Brasil nos anos 60 e sua visita à Búzios ficou internacionalmente conhecida. O que pouca gente sabe é que antes de chegar ao balneário, a atriz teve de ficar quatro dias reclusa em um apartamento no Rio de Janeiro para fugir do intenso assédio da imprensa e dos fãs, que a aguardavam já na pista do aeroporto do Galeão. Nos anos 60, Brigitte Bardot era considerada um ícone da beleza, da sensualidade e da moda. Ditava, junto com outros artistas, o comportamento daquela época. No entanto, ela não conseguiu carregar o peso dessa alcunha e se retirou do show business, muito em função da obsessiva ação da mídia que devassava sua vida pessoal.

No texto de Franz Keppler, encomendado por Bruna e Fabio, o episódio foi transportado para o apartamento de um camareiro de hotel para onde ela foge depois de uma conturbada passagem pelo Copacabana Palace. O encontro inusitado entre dois mundos completamente diferentes – e ao mesmo tempo tão iguais – é o mote da narrativa. O personagem masculino da peça também tem como função questionar Brigitte sobre o endeusamento de artistas e celebridades, criando assim um panorama para que pensemos: “Por que você é mais do que eu?” Como valorar uma pessoa e considerá-la mais importante do que outras?

Recomendação: 16 anos
Gênero: comédia dramática

Data: 26 de março, sábado, às 21h00 
Data: 27 de março, domingo, às 19h00 

Local: Teatro do MASP – Pequeno Auditório
Endereço: Avenida Paulista, 1578
Realização: Morente Forte
Obs: 02 ingressos por inscrito

E PARA AS CRIANÇAS…

PLATEINHA

CHAPEUZINHO VERMELHO

A peça conta as aventuras de Chapeuzinho Vermelho, uma menina ingênua e curiosa que é enganada por um lobo encantador, interessado em fazer dela seu jantar. André Abujamra perfuma a peça, com trilha sonora especialmente composta para a montagem. Nessa versão de “Chapeuzinho Vermelho”, a música funciona como uma ambientação e conta a história como um texto implícito, criando climas de leveza ou de tensão, por exemplo. Já a interpretação dos atores é concebida de maneira inovadora, com riqueza de gestos e ausência de falas. “Percebo a necessidade de comunicar de maneira mais sintética. As crianças falam muitas coisas com menos palavras e têm uma reação muito rápida à música. Por isso nessa peça a fala não é necessária. A criança entende a história com os climas que a música gera” explica o diretor Eduardo Leão.

Classificação: 3 anos
Gênero: Infantil

Data: 26 de março, sábado, às 16h00 
Data: 27 de março, domingo, às 16h00 

Duração: 40 min.
Local: TEATRO FOLHA – Shopping Higienópolis
Endereço: Av. Higienópolis, 618 – Terraço – Tel. 3823-2323
Produção: Conteúdo Teatral
Empresa Parceira: CONTEÚDO TEATRAL
Obs: 03 ingressos por inscrito

SIMBAD, O NAVEGANTE – A PARTIR DAS “MIL E UMA NOITES”

‘Simbad, o Navegante” é o quarto espetáculo para crianças do Circo Mínimo. Eleito pelo Jornal o Estado de São Paulo como o Melhor Espetáculo Infantil de 2015 e pelo Jornal Folha de São Paulo como o segundo melhor espetáculo infantil do ano. “Simbad, o Navegante” também ganhou o Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (antigo FEMSA) em 4 categorias: Melhor Espetáculo Infantil, Melhor Ator, para Ronaldo Aguiar, Melhor Iluminação, para Wagner Freire e Melhor Direção, para Carla Candiotto.

“Simbad, o Navegante”, é uma adaptação da história clássica das Mil e uma noites. Imagens poéticas e engraçadas são a base da história das sete viagens de Simbad. Contada com um cenário todo formado por bambus. Dois atores criam mundos, ilhas, barcos, baleias, pássaros gigantescos, tempestades e perigos, manipulando estruturas de bambus que dão suporte para as acrobacias.

Duração: 60 minutos
Classificação: livre
Gênero: infantil

Data: 26 de março, sábado, às 16h00 
Data: 27 de março, domingo, às 16h00 

Local: Teatro J. Safra
Endereço: Rua Josef Kryss, 318. Barra Funda
Empresa Parceira: Manhas e Manias
Obs: 03 ingressos por inscrito

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem mostra, em primeiro plano, uma criança se alimentando. Ela está com uma colher na boca e um prato em sua frente. Ao fundo, outras crianças também comendo e funcionarias da escola auxiliando
Programação de dezembro- imigrante e cultura inclusiva

Migração e acessibilidade são eixos centrais da programação dos CEUs em dezembro

Publicado em: 06/12/2021 6h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Mão infantil segurando massinha de modelar
mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso

SME convoca candidatos aprovados em lista específica de Negro, Negra ou Afrodescendentes

Publicado em: 04/12/2021 1h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de uma professora sentada do chão. Ela segura um caderno com uma figura e mostra para a criança que está em pé em sua frente.

SME amplia em 1.068 o número de cargos para a Educação Infantil Municipal

Publicado em: 03/12/2021 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.212