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Imprensa Jovem agora é Programa da Rede Municipal de Ensino
Portaria Nº 7991/2016 institucionaliza a criação de agências de notícias de estudantes na Rede
Publicado em: 15/12/2016 16h27 | Atualizado em: 04/05/2021Foi publicado no Diário Oficial da Cidade de 14 de dezembro a Portaria Nº 7.991, de 13 de dezembro de 2016, que institui o “Programa Imprensa Jovem” nas Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino, com o objetivo de desenvolver ações que promovam o protagonismo infantil e juvenil, o direito à comunicação e à liberdade de expressão por meio, inclusive, da apropriação de recursos midiáticos de aprendizagem.
Clique aqui e veja a íntegra da Portaria Nº 7991/2016
Sobre o Imprensa Jovem – O Imprensa Jovem nasceu nas escolas por vontade e desejo dos estudantes na realização de rádios escolares. Em 2005, preocupados em trazer assuntos da comunidade para a programação da rádio, os alunos resolveram realizar reportagens com moradores e incluí-las nos programas. As produções eram veiculadas para os estudantes do Educação de Jovens e Adultos (EJA). Surge, então, o primeiro embrião de um dos mais importantes projetos de Educomunicação da Rede, o Imprensa Jovem.
As incursões pela comunidade para produzir informação incentivaram ações de cobertura jornalísticas na cidade. A participação em grandes eventos, ao longo dos anos, passa a fazer parte do trabalho das agências de notícias Imprensa Jovem, o que colabora para a difusão da informação com o DNA do estudante. “Criamos uma estratégia educativa de formação para a produção e leitura crítica da mídia”, conta o professor Carlos Lima, coordenador do Núcleo de Educomunicacão e idealizador do projeto.
Com mais de 200 equipes espalhadas em toda cidade e realizando a gestão da comunicação na escola, o Imprensa Jovem agora é um Programa para todas as unidades da Rede. “Essa é uma conquista para o estudante e um passo histórico para a Educomunicação no país”, observa Carlos.
O programa Imprensa Jovem integra diversos projetos de Educomunicação, como jornal, rádio, blog, redes sociais, TV, revista, fotografia e outros meios audiovisuais. Especializa a articulação curricular das linguagens de comunicação para favorecer as aprendizagens e apoia as políticas de Educação Integral e em Tempo Integral.
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