Notícias
Crianças da EMEI Dona Leopoldina expressam suas marcas por meio da grafia
Ação visa revelar formas de comunicação, pensamentos e curiosidades das crianças
Publicado em: 18/04/2019 11h17 | Atualizado em: 30/11/2020Na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Dona Leopoldina, zona oeste da capital, crianças expressam suas ideias, pensamentos e curiosidades por meio do grafismo. Sob a mediação da Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Renata Honora, cerca de 30 crianças são estimuladas a conhecerem as marcas gráficas com intuito de ampliar o repertório atrelado ao desenvolvimento e interesses observados no cotidiano das crianças.
A “turma colorida”, nome atribuído pelas próprias crianças com idade entre 4 e 6 anos, estão em constante encontro com as diversas linguagens. As propostas acontecem diariamente no encontro de pequenos grupos. Um período com duração de 40 minutos, onde as crianças são reunidas em grupos de 2 a 5, em contextos organizados com materiais e suportes diversificados.
Os contextos oferecidos no espaço da sala são dispostos em planos diferentes para apoio dos suportes a serem grafados: mesas de alturas e formatos diversos, lousa, cavalete e chão. Os materiais são previamente planejados de acordo com a intenção da grafia. Os suportes são diversificados utilizando papéis com gramaturas diferentes e riscantes em diferentes dimensões de traços, desafiando as crianças a realizarem suas pesquisas gráficas e expressarem suas marcas ao tocarem as superfícies.
Ao término do encontro, as crianças compartilham seus desafios, buscas, materializações das grafias com a professora e amigos. Estes encontros são retomados no dia seguinte, dando continuidade aos trabalhos já iniciados, ou caso a criança tenha concluído, vai a busca de novos suportes e materiais.
Por meio desta ação, as formas de comunicar, expressar suas ideias, pensamentos, curiosidades e indagações podem ser reveladas nos grafismos. Para a Professora Renata, as crianças ao vivenciarem experiências de grafismos, criações, diálogos, apreciações e despertam para novas possibilidades de grafias.
Sobre a Professora – A professora responsável por esta ação, Renata Cristina Campos Honora, publicou um livro chamado, Fazeres, Descobertas e Construções de Conhecimentos na Escola de Educação Infantil. A publicação é um convite aos educadores a conhecerem a abordagem pedagógica realizada pela professora com enfoque nos fazeres, descobertas e construções de conhecimentos das crianças nas escolas de Educação infantil na rede municipal de São Paulo.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Educadores podem se inscrever no Prêmio LED - Luz na Educação
Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
Prefeitura de São Paulo inaugura EMEI Cora Coralina e reforça compromisso com a Educação Infantil
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP leva ação de vacinação aos CEUs no mês de agosto
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP disponibiliza simulador de valores do Prêmio de Desempenho Educacional (PDE)
Secretaria Municipal de Educação
Entenda o Prêmio de Desempenho Educacional - PDE
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP foca na aprendizagem dos estudantes e paga R$ 206 milhões em prêmio
Relacionadas

Plateia SME – edição especial – cortesia para o espetáculo Eu e Ela
Publicado em: 04/03/2016 11h18 - em CEU e COCEU

Plateia SME cortesias para Caros Ouvintes;Pulsões; Visitando O Sr. Green; O Home Que Virou Cão; Amores Urbanos; O Alvo e O Mistério do Sapato Desaparecido
Publicado em: 04/03/2016 11h18 - em CEU e COCEU

Plateia SME, cortesias para “O Semeador”, “Mudança de hábito”, “O homem que virou cão”, “Sobre cartas & desejos infinitos” e outros
Publicado em: 04/03/2016 11h17 - em CEU e COCEU

Plateia SME Edição Especial – Mudança de Hábito, Antes Tarde do que Nunca e Sereia Portuguesa
Publicado em: 04/03/2016 11h17 - em CEU e COCEU

Plateia SME, cortesias para Sobre cartas & desejos infinitos, Ballet Stagium, O semeador, Pulsões e outros
Publicado em: 04/03/2016 11h17 - em CEU e COCEU