Notícias
Equipe da CODAE participa de encontro sobre o Ano das Leguminosas
Encontro realizado pela Comissão de Aprimoramento Profissional discutiu a importância do feijão no Programa da Alimentação Escolar
Publicado em: 07/04/2016 16h11 | Atualizado em: 30/11/2020
A Comissão de Aprimoramento Profissional (CAP) da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) promoveu o 2º encontro do Ciclo de Palestras “Novas reflexões: Do campo à mesa”, que tem como objetivo agregar novos conhecimentos e incluir momentos de reflexão para contribuir com o Programa de Alimentação Escolar do Município de São Paulo. O encontro aconteceu no Auditório da Biblioteca Mário de Andrade na tarde do dia 30 de março.
O evento contou com a participação da palestrante Adriana Salay, historiadora, diretora da ONG C5 – Centro de Cultura Culinária Câmara Cascudo. Ela realizou uma retrospectiva histórica sobre o feijão no Brasil.
Adriana contou histórias sobre o feijão, relatou a diminuição da diversidade das espécies e mostrou a presença do feijão na literatura de autores como Mário de Andrade e Monteiro Lobato. A historiadora também enfatizou a importância do feijão nos hábitos alimentares do Brasileiro, a importância cultural dessa leguminosa e a sua famosa combinação com o arroz.
Os agricultores familiares Sebastião Aranha e Adalberto de Oliveira, produtores de feijão, compartilharam os aspectos da produção no campo e o fornecimento para o Programa de Alimentação Escolar.
O engenheiro agrônomo Élder Décio Carneiro, que atua na Coordenadoria de Alimentação Escolar, falou sobre as diversas variedades de feijão, os aspectos da produção e armazenamento dessa leguminosa e ressaltou a dificuldade de cultivo pelas condições ambientais necessárias e os cuidados com o solo.
Após as apresentações, os participantes tiveram a oportunidade de trocar experiências e esclarecer dúvidas, com o objetivo de aprimorar e valorizar o fornecimento do feijão no Programa de Alimentação Escolar.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Diretoria Regional de Educação Penha
Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades
Secretaria Municipal de Educação
RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática
Secretaria Municipal de Educação
Seminário “Leitura Viva” reúne escritores para fortalecer a formação de leitores na Rede Municipal
Relacionadas
Secretária executiva pedagógica Maria Sílvia destaca perspectiva da Educação Integral no 67º Congresso Estadual de Municípios
Publicado em: 28/08/2025 3h53 - em Secretaria Municipal de Educação
I Jornada Pedagógica do Ensino Fundamental, Médio e EJA mobiliza Rede Municipal com formações e troca de saberes
Publicado em: 28/08/2025 10h59 - em Secretaria Municipal de Educação
Chá Literário da EMEI Olandya Peres Ribeiro une leitura e culinária em experiência especial
Publicado em: 27/08/2025 6h22 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera
Curso que aborda interculturalidade e migrações na Rede Municipal está com inscrições abertas
Publicado em: 27/08/2025 5h30 - em Secretaria Municipal de Educação
Arte e Sustentabilidade se Encontram na EMEF Milton Pereira Costa
Publicado em: 27/08/2025 5h05 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel