Notícias

PDE reforça importância das avaliações externas nas unidades educacionais 

A partir deste ano, os dados de aprendizagem dos estudantes são usados para cálculo do valor 

Publicado em: 04/11/2025 17h01 | Atualizado em: 04/11/2025

Imagem com 2 alunas escrevendo em um caderno e a professora dando instruções ao lado das duas, ao fundo uma lousa de sala de aula.

As unidades educacionais da Rede Municipal de ensino passaram, nas últimas semanas, por duas avaliações importantes que acompanham a aprendizagem dos estudantes: a Prova São Paulo, que aconteceu entre os dias 21 e 23 de outubro e o SAEB, promovido pelo Governo Federal e aplicado entre os dias 28 de outubro a 03 de novembro.   

Essas avaliações, somadas ao SARESP, que será aplicado no dia 18 de novembro, são fundamentais para reunir dados sobre a aprendizagem dos estudantes e organizar o planejamento pedagógico das unidades educacionais e políticas públicas da Secretaria Municipal de Educação (SME). 

Esses dados, a partir deste ano, são usados como critério para o pagamento do Prêmio de Desempenho Educacional (PDE) aos servidores da Educação.  

Essa novidade reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Educação (SME) e dos professores em reduzir as desigualdades educacionais, potencializando que todos os estudantes tenham as mesmas oportunidades e focando ainda na alfabetização na idade certa e na garantia das aprendizagens.  

“A mudança leva em consideração a aprendizagem dos estudantes reforçando que é resultado de um compromisso coletivo que mobiliza educadores, gestores e toda a comunidade escolar”, afirma o Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula.  

Novidades no PDE  

Para 2025, a primeira parcela foi paga em agosto e contemplou cerca de 88 mil servidores, com investimento de R$206 milhões. A segunda parcela está prevista para ser paga em abril de 2026. 

Na segunda parcela do prêmio de 2025 haverá o adicional de até 900 reais para as escolas que mais avançarem nas aprendizagens, desde que o índice de estudantes que estejam com nível de aprendizado abaixo do básico também diminua.  

Confira mais notícias sobre o PDE:

Prefeitura de SP foca na aprendizagem dos estudantes e paga R$ 206 milhões em prêmio

Entenda o Prêmio de Desempenho Educacional – PDE

Prefeitura foca na aprendizagem e paga prêmio 14% maior que ano passado

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia mostra uma mulher a frente de um auditório. Ela fala com as pessoas da platéia com um microfone. A maiorria das pessoas que estão sentadas estão com o uniforme da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

SME promove encontro para fortalecer ações integradas de proteção escolar 

Publicado em: 10/06/2026 5h19 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com fundo azul e elementos de carro, casa, moeda com o texto

Servidores municipais devem realizar Declaração Anual de Bens e Valores até 30 de junho 

Publicado em: 10/06/2026 3h34 - em Secretaria Municipal de Educação

Homem em pé no canto direito do palco de um teatro, segurando um microfone e realizando uma palestra. À sua frente, diretores estão sentados em cadeiras, acompanhando atentamente a apresentação em um ambiente de reunião e alinhamento institucional.

DRE Guaianases realiza encontro com gestores das unidades diretas

Publicado em: 10/06/2026 12h05 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Fotografia com os vencedores do Premia Sampa 2026 no palco. Eles seguram certificados. Ao fundo, telão com a projeção da logomarca do

Secretaria Municipal de Educação vence em cinco categorias do Premia Sampa 2026 

Publicado em: 10/06/2026 11h28 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (24)

Jornada Pedagógica da Educação Infantil destaca a documentação pedagógica na Rede Municipal

Publicado em: 08/06/2026 3h33 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.669