Notícias
Trabalho com contos na EMEF Almirante Sylvio Heck aborda bullying e inclusão
Trabalho foi realizado com base no livro “Lobobom”, do professor autor João Carlos de A. Marques
Publicado em: 11/01/2019 9h32 | Atualizado em: 30/11/2020Entre agosto e outubro de 2018, as educadoras Vera Santos e Sônia Silva trabalharam com contos maravilhosos na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Almirante Sylvio Heck, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro. Entre eles, foi abordada a obra “Lobobom”, do professor autor João Carlos de A. Marques, que atua na unidade educacional.
O trabalho desenvolvido pelas educadoras com os livros de contos maravilhosos surgiu a partir de atividade com o Caderno da Cidade, com o objetivo de desmistificar estereótipos de princesas perfeitas como padrão de beleza. “A partir desse trabalho, eu e a Sônia pensamos: ‘temos um autor aqui dentro da escola, por que não utilizarmos uma obra dele?’”, explica Vera Santos.
As educadoras, então, passaram a trabalhar o livro “Lobobom”, de João Carlos Marques, com os estudantes do 5º ano. As atividades foram pensadas para terminarem com um chá literário onde o autor seria entrevistado pelos alunos. Foram realizadas rodas de leitura e produzidos textos orais, escritos e releituras em tiras de histórias em quadrinhos, além de vídeos feitos em parceria com a Professora Orientadora de Informática Educativa (POIE), Aline Matos. Também foi trabalhado, em sala de aula, o gênero textual entrevista.
“Além de trabalhar os temas do bullying e da inclusão, a nossa proposta teve a intenção de fazer com que os estudantes acreditem que eles também podem se tornar escritores”, conta Vera.
Para o professor João Marques, a experiência o fez crescer como ilustrador e escrito, tornou consciente alguns dos processos usados na criação do livro e trouxe mais possibilidades criativas e amizades. “A criação de um trabalho de ilustração e literatura, por muitas vezes, não permite que se tenha a resposta de sua efetividade, pelo menos não sob o aspecto da percepção direta dos leitores e eu tive, não apenas na entrevista, mas no decorrer do projeto, respostas deste público, que me fez crescer tanto no âmbito profissional como pessoal”, conta João.
Acesse a galeria de imagens.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de São Paulo adere à Prova Nacional Docente (PND) que acontecerá no segundo semestre deste ano
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo promove encontros de integração das novas Mães Guardiãs que atuarão nas unidades educacionais
Secretaria Municipal de Educação
Escolas Municipais podem se inscrever na Olimpíada Brasileira de Matemática
Secretaria Municipal de Educação
Cursos gratuitos para Qualificação Profissional no CEU Jaçanã estão com inscrições abertas
Secretaria Municipal de Educação
Projeto do CEU Sapopemba estimula os estudantes a representarem livros em potes
Diretoria Regional de Educação Pirituba
Professor da Rede Municipal de São Paulo ganha Prêmio Professor Porvir com melhor projeto de Educação Antirracista
Relacionadas

Vencedores do Projeto Estudantes em Ação passam dia com prefeito e visitam Edifício Matarazzo
Publicado em: 21/06/2024 4h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Estão abertas as inscrições para o 2º Encontro de Agroecologia e Agricultura Familiar para entidades mantenedoras de unidades parceiras da Rede Municipal de Ensino
Publicado em: 21/06/2024 2h17 - em Secretaria Municipal de Educação

SME abre inscrições para processo seletivo de Coordenador de Polo de Apoio Presencial da Rede UniCEU
Publicado em: 21/06/2024 2h09 - em Secretaria Municipal de Educação

Imprensa Jovem e Motoca na Praça serão apresentados no Festival LED – Luz na Educação neste fim de semana no Rio de Janeiro
Publicado em: 20/06/2024 7h04 - em Educomunicação

Unidades Educacionais e CEUs da capital paulista promovem atividades para celebração global do Make Music Day
Publicado em: 20/06/2024 4h01 - em Secretaria Municipal de Educação