Notícias
Todos contra a dengue é tema de projeto em escola da zona norte
EMEF Lourenço Filho promove semana de Mobilização e Combate ao Mosquito Aedes Aegypti
Publicado em: 14/04/2016 12h46 | Atualizado em: 30/11/2020
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Lourenço Filho, na zona norte da capital, os alunos vem desenvolvendo o projeto: “Todos contra a dengue” e, em especial, entre os dias 4 e 8 de abril, promoveram a Semana de Mobilização e Combate ao Mosquito Aedes Aegypti. Com atividades que ultrapassaram os muros da escola, eles mobilizaram a comunidade com ações de conscientização e prevenção.
Tudo iniciou no mês de março, a partir da orientação e conscientização sobre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Em seguida os alunos fizeram pesquisas sobre a origem do inseto, leituras, caça-palavras, confecção de cartazes, panfletos informativos e etc.
Agentes Mirins – Entre os destaques da Semana de Mobilização e Combate ao Mosquito Aedes Aegypti estão as crianças do 1º ano, que tornaram-se agentes mirins e participaram de uma ação no jardim da escola. A professora organizou o espaço para que os alunos pudessem identificar possíveis focos da dengue.

Os alunos do 4º ano saíram às ruas e observaram no entorno da escola atitudes certas e erradas no descarte dos lixos nas ruas e de combate aos focos da dengue. Observaram também vasilhas, embalagens plásticas, copos e tampas de garrafas jogadas no chão e que podem acumular água e serem criadouros do mosquito. No retorno à escola realizaram o registro de tudo o que observaram nesta saída.
As turmas dos 9º anos também saíram às ruas, mas para distribuir panfletos elaborados pelos colegas de 6º e 7º anos. Durante a caminhada eles conversaram com as pessoas da comunidade e fizeram alertas sobre os possíveis focos de dengue.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Virada Cultural chega aos CEUs com shows de MC Soffia, Demônios da Garoa e mais
Secretaria Municipal de Educação
Maior evento de inovação e tecnologia do país chega às periferias com programação gratuita
Secretaria Municipal de Educação
Semana de Formação dos Grêmios Estudantis fortalece protagonismo nas escolas
Diretoria Regional de Educação Itaquera
CEU Azul da Cor do Mar realiza inscrições para Mutirão da Catarata gratuito
Diretoria Regional de Educação Butantã
Inscrições abertas para 1ª Mostra Estudantil de Arte Contemporânea
Secretaria Municipal de Educação
CEUs recebem programação gratuita para celebrar o Mês do Trabalhador, Virada Cultural e Semana do Brincar
Relacionadas
Virada Cultural chega aos CEUs com shows de MC Soffia, Demônios da Garoa e mais
Publicado em: 08/05/2026 6h23 - em Secretaria Municipal de Educação
Maior evento de inovação e tecnologia do país chega às periferias com programação gratuita
Publicado em: 08/05/2026 4h26 - em Secretaria Municipal de Educação
Semana de Formação dos Grêmios Estudantis fortalece protagonismo nas escolas
Publicado em: 08/05/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação
CEU Azul da Cor do Mar realiza inscrições para Mutirão da Catarata gratuito
Publicado em: 07/05/2026 5h18 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera
Inscrições abertas para 1ª Mostra Estudantil de Arte Contemporânea
Publicado em: 07/05/2026 3h45 - em Diretoria Regional de Educação Butantã