Notícias

Terceiro dia do Arte e Sabor reúne merendeiras no Mercado Municipal

O encontro contou com a presença da chef Ana Soares, almoço especial e oficinas de artes

Publicado em: 08/12/2015 12h05 | Atualizado em: 30/11/2020

No dia 27 de novembro, aconteceu o terceiro encontro da formação Arte e Sabor no Mercado Municipal de São Paulo, para as 104 merendeiras da Rede Municipal de Ensino. O projeto é uma iniciativa do Instituto Tomie Ohtake com a fundação Nestlé Brasil e tem o apoio do Departamento de Alimentação Escolar (DAE).

Neste dia, as merendeiras foram levadas ao famoso “Mercadão” de São Paulo para realizar diversas atividades ao longo do dia. Uma delas, a gastronômica, foi a “Oficina Cozinha de Alma: Nhoc” com a chef de cozinha Ana Soares e sua equipe, que iniciou lendo trechos do livro “Vamos Comer – Da viagem das merendeiras, crônicas e conversas”, de Nina Horta. Os participantes puderam acompanhar a chef preparar o Nhoque de Assadeira, de milho, o “Minhoc”, de espinafre e o Nhoque de batata doce, com diferentes tipos de molhos feitos na hora. A chef ainda buscava sempre opiniões e sugestões das merendeiras para adaptar ou modificar a receita, valorizando as suas dicas.
Para o almoço algo especial estava planejado. As merendeiras foram levadas para a Pinacoteca de São Paulo, onde foi reservado um espaço com vista para o Parque Jardim da Luz para que pudessem comer e desfrutar do local.
De volta ao mercado, começaram as oficinas de artes com as artistas Auana Diniz, Mariana Serri, Julia Pacola e Carolina Barreiros, que propuseram uma atividade, na qual as participantes tiveram que caminhar pelo mercado e observar as coisas com um olhar diferente, um olhar artístico, para depois transformarem as inspirações que tiveram em arte, utilizando linhas, tecidos e materiais diversos.
No encerramento as merendeiras puderam compartilhar com todas suas impressões desta experiência e como estavam se sentindo em relação à Formação. Segundo Agnes Hanashiro, nutricionista do DAE presente no evento, os relatos foram diversos e positivos, mostrando que todas estão se sentindo valorizadas e importantes. “Agora todas esperam ansiosamente para o próximo encontro da Formação Arte e Sabor, que acontecerá na Cinemateca Brasileira”, finalizou.

Confira aqui a galeria de fotos!

E ainda confira como foi o segundo encontro da formação!

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Estudantes sentados na quadra jogando vôlei sentado.

DRE São Miguel realiza 1º Festival de Vivências Paralímpicas

Publicado em: 07/12/2022 8h24 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Imagem onde se lê

SME realiza I Congresso de Educação em Gênero e Diversidade

Publicado em: 07/12/2022 8h18 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com o texto Esse Lugar Que Tanto Amo

Embaixada da França promove ações voltadas para profissionais da educação

Publicado em: 06/12/2022 4h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra 5 estudantes sentados. Na frente deles há um tecido no chão, com cestas com frutas de brinquedo e livros em cima

Escola da Rede Municipal de SP monta barraca literária em feira livre

Publicado em: 06/12/2022 3h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma estudante negra, ela está concentrada escrevendo no livro sobre sua mesa.

Está aberto período de inscrição para estudantes do Ensino Fundamental e Médio

Publicado em: 05/12/2022 12h43 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.302