Notícias

Terceiro dia do Arte e Sabor reúne merendeiras no Mercado Municipal

O encontro contou com a presença da chef Ana Soares, almoço especial e oficinas de artes

Publicado em: 08/12/2015 12h05 | Atualizado em: 30/11/2020

No dia 27 de novembro, aconteceu o terceiro encontro da formação Arte e Sabor no Mercado Municipal de São Paulo, para as 104 merendeiras da Rede Municipal de Ensino. O projeto é uma iniciativa do Instituto Tomie Ohtake com a fundação Nestlé Brasil e tem o apoio do Departamento de Alimentação Escolar (DAE).

Neste dia, as merendeiras foram levadas ao famoso “Mercadão” de São Paulo para realizar diversas atividades ao longo do dia. Uma delas, a gastronômica, foi a “Oficina Cozinha de Alma: Nhoc” com a chef de cozinha Ana Soares e sua equipe, que iniciou lendo trechos do livro “Vamos Comer – Da viagem das merendeiras, crônicas e conversas”, de Nina Horta. Os participantes puderam acompanhar a chef preparar o Nhoque de Assadeira, de milho, o “Minhoc”, de espinafre e o Nhoque de batata doce, com diferentes tipos de molhos feitos na hora. A chef ainda buscava sempre opiniões e sugestões das merendeiras para adaptar ou modificar a receita, valorizando as suas dicas.
Para o almoço algo especial estava planejado. As merendeiras foram levadas para a Pinacoteca de São Paulo, onde foi reservado um espaço com vista para o Parque Jardim da Luz para que pudessem comer e desfrutar do local.
De volta ao mercado, começaram as oficinas de artes com as artistas Auana Diniz, Mariana Serri, Julia Pacola e Carolina Barreiros, que propuseram uma atividade, na qual as participantes tiveram que caminhar pelo mercado e observar as coisas com um olhar diferente, um olhar artístico, para depois transformarem as inspirações que tiveram em arte, utilizando linhas, tecidos e materiais diversos.
No encerramento as merendeiras puderam compartilhar com todas suas impressões desta experiência e como estavam se sentindo em relação à Formação. Segundo Agnes Hanashiro, nutricionista do DAE presente no evento, os relatos foram diversos e positivos, mostrando que todas estão se sentindo valorizadas e importantes. “Agora todas esperam ansiosamente para o próximo encontro da Formação Arte e Sabor, que acontecerá na Cinemateca Brasileira”, finalizou.

Confira aqui a galeria de fotos!

E ainda confira como foi o segundo encontro da formação!

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso
ilustração de crianças usando uniforme escolar azul e branco, com silhueta da cidade ao fundo com balões representando idiomas variados simbolizados pelas bandeiras dos países.

Estudantes da Rede Municipal de SP podem manifestar interesse em aprender idiomas no CELP

Publicado em: 19/01/2022 11h05 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Imagem de uma mão sobre o computador.

SME abre processo seletivo interno para coordenador de Polo UniCEU

Publicado em: 14/01/2022 5h27 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de professora atendendo um garoto em sua mesa. Todos usam máscara facial.

SME publica classificação definitiva dos candidatos para eventual contratação

Publicado em: 14/01/2022 10h30 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de dois notebooks sobre uma mesa
1 2 3 1.211