SME promove consulta pública para apresentar parceria com o BID

Audiência aconteceu dia 9 e apresentou o projeto “A Educação Paulistana Pode+”

Publicado em: 13/11/2023 9h44 | Atualizado em: 13/11/2023
foto de blocos de construção coloridos de madeira

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo realizou em 09 de novembro uma consulta pública para apresentar o projeto “A Educação Paulistana Pode+”.

A proposta tem entre seus objetivos realizar a construção de quatro escolas e reformar quatro unidades de ensino, tendo em vista a modernização da infraestrutura dos ambientes escolares, a elaboração de referenciais para construção, manutenção e preservação dos equipamentos.

A parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) é fruto da PL 579/2023, aprovada em primeiro turno na Câmara Municipal, que prevê a contratação de operações de crédito para financiar investimentos em diversas áreas. Somente para todos os projetos da Educação, serão investidos US$ 60 milhões.

A parceria está em fase de elaboração e está definindo os locais contemplados de acordo com a demanda escolar e terrenos adequados para implementação, sem desconsiderar demais programas da Prefeitura.

O encontro, que aconteceu de forma presencial e on-line, trouxe aspectos ligados aos processos que consideram a gestão ambiental e social das construções e abriu espaço para contribuições, críticas e demais manifestações das partes interessadas para auxiliar na gestão de riscos e impactos, ao longo do Projeto.

BID

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) é uma organização financeira internacional que tem como propósito financiar projetos de desenvolvimento econômico, social e institucional.

Além disso, tem como prioridade a redução da desigualdade e a melhoria dos serviços públicos, incluindo a eficiência nos gastos das administrações.

Para os interessados, as manifestações, sugestões e comentários poderão ser remetidas até o dia 14 de novembro no consultapublica@sme.prefeitura.sp.gov.br ou em contato telefônico com a pasta ou direto com as DREs Capela do Socorro, Ipiranga, Jaçanã/Tremembé, Penha e Pirituba/Jaraguá.

Contatos telefônicos
Secretaria Municipal de Educação de São Paulo: (11) 3396-0383
DRE Capela do Socorro: (11) 3397-2900
DRE Ipiranga: (11) 3397-0270
DRE Jaçanã/ Tremembé: (11) 3396-5711
DRE Penha: (11) 3397-9159
DRE Pirituba/ Jaraguá: (11) 3397-6887

O documento da Avaliação Ambiente e Social Estratégia (AASE) pode ser consultado aqui, neste link.