Notícias

SME e Museu de Arte Moderna promovem jornada poética para educadores da Educação Infantil 

O evento ocorre no dia 19 de novembro e tem o objetivo de estimular o olhar poético e sensível para o cotidiano de bebês e crianças

Publicado em: 10/11/2022 16h50 | Atualizado em: 10/11/2022
fotografia de crianças brincando com pedrinhas no chão

A Divisão de Educação Infantil (DIEI) da Secretaria Municipal de Educação e o Museu de Arte Moderna de São Paulo promovem, no dia 19 de novembro, a I Jornada de Experiências Poéticas com bebês e crianças. A ação é voltada para educadoras de Educação Infantil das unidades municipais e contará com relatos de práticas, vivências no jardim do museu e visita à exposição Panorama da Arte Brasileira. 

A ideia é mostrar o quanto as formações pautadas nas linguagens das artes reverberam em um olhar mais poético e sensível para o cotidiano de bebês e crianças, além de reforçar o compromisso com a educação integral, apontada no Currículo da Cidade como princípio fundamental.

A ação é oferecida a partir de um termo de Cooperação da DIEI com o educativo do MAM e contemplará 100 educadoras/es da rede que participarão como ouvinte (com certificação). O processo de inscrição já foi encerrado.

Confira a programação do evento:

9h -10h: abertura com apresentação musical

10h – 10h30: Apresentação da parceria DIEI e MAM 

10h30 – 11h30: Palestra da pesquisadora Rayssa Oliveira 

11h30 – 13h: Apresentações de relatos:

  • Experiências com linguagem verbal e visual na Educação Infantil;
  • Será que não estamos fazendo nada? – O encantamento e as descobertas
  • O brincar do lado de fora e transformação do lado de dentro;
  • Quer brincar comigo?

13h-14h: Almoço

14h – 15h30: Vivência no Jardim do MAM com a artista Simone Grande e visita a exposição Panorama

15h30 – 17h: Apresentações de relatos:

  • Os objetos no chão e a transformação do espaço;
  • O ócio na infância. O que ócio provoca;
  • Arte da terra, a tinta que vem natureza!;
  • O olhar para todos os espaços que carregam arte. 

17h às 18h: Encerramento 

 

I Jornada de Experiências Poéticas com bebês e crianças

Local: Museu de Arte Moderna de São Paulo.

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n° – Vila Mariana, São Paulo – SP, 04094-000 

Portão 3 Parque do Ibirapuera

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma menina sentada no chão abraçando um livro e sorrindo.

Leitura que acolhe, ensina e transforma: SME destaca livros para o Dia Nacional do Livro Infantil 

Publicado em: 18/04/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Vista superior de várias crianças reunidas em círculo, com os punhos encostados no centro. Em cada mão há um desenho simples de coração feito com caneta, simbolizando união e afeto. As crianças usam roupas casuais e estão próximas umas das outras, formando uma composição que transmite coletividade, amizade e colaboração.

Projeto em escola infantil leva o espanhol às culturas migrantes 

Publicado em: 17/04/2026 2h46 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Fotografia de pessoas adultas sentadas em volta de mesas coletivas e um adulto em pé.

Escola Municipal de Formação abre cadastro de formadores para servidores

Publicado em: 17/04/2026 11h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto Fachada do CEU São Mateus

CEUs terão funcionamento especial durante o feriado prolongado 

Publicado em: 17/04/2026 9h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com quatro imagens que retratam práticas sustentáveis em ambiente escolar. No canto superior esquerdo, há uma estrutura de madeira em área verde, acompanhada de placas informativas, sugerindo um espaço educativo ambiental. No canto superior direito, uma mesa exibe diversas garrafas reutilizadas e um painel explicativo sobre compostagem. No canto inferior esquerdo, duas estudantes cuidam de uma horta, observando e manuseando plantas em um canteiro. No canto inferior direito, um grupo de estudantes caminha em área arborizada, carregando uma estrutura de madeira, indicando atividade prática ao ar livre. A composição destaca ações educativas voltadas à sustentabilidade e ao meio ambiente.

Escolas já podem se inscrever em prêmio internacional de sustentabilidade na educação

Publicado em: 16/04/2026 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

«1 2 3 1.647