Notícias
SME e Metodista se unem para criar ‘Revista Imprensa Jovem’
Estudantes e professores do Imprensa Jovem e do curso de Jornalismo trabalham em cooperação; revista digital é voltada para jovens de todo país
Publicado em: 16/07/2021 11h51 | Atualizado em: 16/07/2021![Imagem mostra parte da capa da Revista Imprensa Jovem - Uma ação Educom - Metodista - Junho 2021](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/07/Revista-Imprensa-Jovem.jpg)
O Núcleo de Educomunicação, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, e a Universidade Metodista de São Paulo se uniram em apoio aos estudantes para desenvolver o projeto de comunicação “Revista Imprensa Jovem”. Na ação, estudantes mediadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e seus professores do Projeto Agência de Notícias Imprensa Jovem e do terceiro semestre do curso de Jornalismo da Universidade Metodista trabalham em cooperação. A publicação digital está em sua primeira edição.
A Revista Imprensa Jovem é aberta a estudantes de todas as séries, de escolas públicas e particulares do país. Além disso, ela utiliza linguagens diversificadas como áudio, foto, vídeo, texto, entre outros.
Nesta edição entre as pautas abordadas estão o programa da SME-SP “Nas Ondas do Rádio”; o grafite como arte que transforma vidas; a cultura maker (“faça você mesmo”) nas escolas municipais e o desenvolvimento dessas práticas com a utilização de impressoras 3D e kits de robótica; o contexto da pandemia que influenciou as aulas de Educação Física, trouxe os desafios do ensino híbrido e o ENEM em época de Covid-19, videoperformance nas escolas e a história em quadrinhos “Jovenilda”.
Este projeto é uma oportunidade de aprendizado sobre comunicação para todos os envolvidos. A estudante Giulia Guimarães Dantas, 14 anos, da EMEF Antônio Estanislau do Amaral, comenta: “Eu adorei participar do processo da revista, me deu um maior entendimento sobre a construção dela e adorei contribuir. Vou levar para a vida tudo o que aprendi nesse projeto. Agradeço muito pela oportunidade!”
Em fevereiro de 2021, teve início o processo de produção colaborativa do material. Tudo foi construído de forma conjunta, desde a apresentação e discussão da pauta, a diagramação, o processo de apuração das informações, escrita e edição do texto até a escolha das imagens. As atividades foram supervisionadas pelos professores da universidade.
Para Carlos Lima, professor e coordenador do Núcleo de Educomunicação, da SME-SP, a revista era um sonho antigo e um recurso para mostrar a voz do estudante. “Nossos jovens têm muito a dizer. Ler uma publicação assim é uma forma de entender como eles enxergam o mundo. E isso é muito legal”, afirma. Ele e a jornalista e professora da Universidade Metodista, Camila Escudero, coordenaram a revista.
“Nosso objetivo principal era fazer com que os alunos da rede e da universidade aprendessem uns com os outros. Os universitários conhecessem a realidade dos adolescentes e professores da rede que, por sua vez, entrassem no mundo do fazer jornalístico. Foi um trabalho no qual todos aprenderam, inclusive os docentes envolvidos”, comentou Camila.
Já para o coordenador do curso de Jornalismo, Eduardo Grossi, “Tanto a escola como a universidade não podem ter muros. Somos todos uma mesma sociedade, onde o processo de aprendizado é constante para o desenvolvimento de todos, seja aprendizado acadêmico, seja para a vida”.
Clique aqui e leia a Revista Imprensa Jovem.
O nome da revista
A escolha do nome da revista também foi realizada de forma colaborativa. Estudantes e professores que realizam o projeto fizeram sugestões de nomes e o resultado final foi obtido por meio de votação presencial e online, na plataforma Google Forms. Entre os nomes indicados estavam “Imprensa Jovem” – o vencedor, “É Nóis”, “Jovem.com” e “Meta Jovem”. No total, a votação teve a contribuição 63 participantes.
O que as nossas estudantes pensam sobre o projeto
“Foi muito gratificante participar da construção da Revista, pois foi algo novo. Me ensinou muitas coisas e fez pensarmos em novos projetos. Eu penso que além de trazer o ponto de vista dos alunos, traz uma revista para todos e foi muito intenso e gratificante.” Emilly Layanne C. Rodrigues, 12 anos, EMEF Professor Mailson Delane.
“Foi uma honra participar desse projeto tão incrível e desenvolver novos aprendizados. Cada momento foi único e fico extremamente grata por ter tido o apoio de todos principalmente da minha professora Christiane Martins. Foi algo muito prazeroso e divertido. Guardarei esse projeto no meu coração e farei dele uma oportunidade de crescimento!” Steffany Sousa Silva, 13 anos, EMEF Antônio Estanislau do Amaral.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação (SME) orienta os cuidados necessários durante as altas temperaturas
Secretaria Municipal de Educação
Sesc 14 Bis promove palestra sobre a exposição "Pausa" que traz reflexões sobre o cotidiano das infâncias
Secretaria Municipal de Educação
Professores da rede pública e privada terão desconto para reserva de hoteis em todo o país
Secretaria Municipal de Educação
Prêmios do concurso “Cozinhas e Infâncias” começam a ser entregues nas unidades educacionais vencedoras
Secretaria Municipal de Educação
Programa Recreio nas Férias da Prefeitura de SP também beneficiou os estudantes de escolas particulares
Secretaria Municipal de Educação
CEI Cantinho da Tia Isaura promove projeto de adaptação e palestra sobre aleitamento materno
Relacionadas
![EMEF Milton Pereira Costa realiza desfile de moda em comemoração ao Dia da Consciência Negra](https://hom-educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/placeholder06.jpg)
EMEF Milton Pereira Costa realiza desfile de moda em comemoração ao Dia da Consciência Negra
Evento fomentou igualdade, emancipação, visibilidade, criatividade e autoestima
Publicado em: 25/11/2019 4h49 - em Ensino Fundamental e Médio
![A fotografia mostra uma educadora da Rede Municipal de Ensino sentada segurando um caderno e fazendo anotações.](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/11/Semin-Ling-Port-1.jpg)
Seminário de Língua Portuguesa promove práticas de linguagem para professores da rede
Formação ocorre no dia 3 de dezembro, a partir das 8h, na Uninove Barra Funda
Publicado em: 25/11/2019 3h52 - em Ensino Fundamental e Médio
![Em uma sala com elementos coloridas, uma mulher, sentada no chão, segura uma bebê no colo. Ambas se entreolham e sorriem](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/11/Bolsa-Primeira-Infância.jpg)
Prefeitura de São Paulo apresenta programa Bolsa Primeira Infância
Projeto de Lei foi enviado à Câmara Municipal; meta é atender até 51 mil crianças entre 0 e 3 anos, em situação de vulnerabilidade econômica
Publicado em: 25/11/2019 12h46 - em Secretaria Municipal de Educação
![Cerca de 30 Crianças vestindo roupas nas cores azul, vermelho e branco da EMEI Montese dançando durante uma apresentação](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/11/projeto-de-francês_portal.jpg)
Escola Municipal de Educação Infantil Montese promove o ensino da Língua Francesa
No sábado (23), às 9h, as crianças irão reapresentar as atividades aprendidas no projeto para toda comunidade escolar
Publicado em: 22/11/2019 7h07 - em Educação Infantil
![Imagem com fundo cor de laranja figuras de um jornal impresso, de uma claquete, de uma máquina fotográfica e filmadora. Ao centro, um círculo branco com desenho de mãos mexendo em laptops e tablets](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/11/educom-825x470.jpg)
Secretaria Municipal de Educação abrirá credenciamento online de formadores em Educomunicação
Inscrições poderão ser realizadas entre os dias 2 e 5 de dezembro
Publicado em: 22/11/2019 6h24 - em Educomunicação