Escola Municipal de Educação Infantil Montese promove o ensino da Língua Francesa

No sábado (23), às 9h, as crianças irão reapresentar as atividades aprendidas no projeto para toda comunidade escolar

Publicado em: 22/11/2019 19h07 | Atualizado em: 30/11/2020
Cerca de 30 Crianças vestindo roupas nas cores azul, vermelho e branco da EMEI Montese dançando durante uma apresentação

No início de 2019 a Escola Municipal de Educação Infantil Montese, localizado no Jardim da Saúde, Zona Sul de São Paulo, realiza o projeto “Le grand tour: viagem ao território da francofonia”, a iniciativa foi idealizada pela Professora de Educação Infantil, Talita Alves. O objetivo do projeto é estimular o ensino da língua francesa para as crianças da Escola.

A unidade escolar conta com um ateliê permanente de língua francesa para o atendimento diário de aproximadamente 180 crianças, as atividades tem duração de 30 minutos. Nesse espaço, ensina-se sobre a presença da língua francesa no mundo por meio das artes, gastronomia, tecnologia, além de assuntos voltados para o entendimento de pessoas que saíram de seu lugar de moradia por um período mais ou menos longo de tempo (processos migratórios).

O trabalho recebe o apoio de pessoas da comunidade e de franceses como, por exemplo, a chef de cozinha francesa, Patrick François Bragato, que conversou com as crianças sobre culinária francesa e alimentação saudável.

Em julho deste ano, a Professora Talita recebeu uma bolsa integral de formação de professores na Instituição de Ensino Aliança Francesa de Vichy (França), em parceria com a Embaixada Francesa e a Prefeitura de São Paulo. “Foi sem dúvida o reconhecimento de um trabalho realizado, um aprimoramento linguístico e didático, além da motivação para dar continuidade no projeto”, comenta Talita.

No início de novembro, as crianças apresentaram o resultado do projeto, realizaram diversas apresentações culturais, como dança, pintura e teatro. Esteve presente nesta ação, o Professor e Diretor da Divisão de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, Cristiano Rogério Alcântara e o formador pedagógico Francês do Colégio Liceu Pasteur, Gilles Gabillet.

No sábado (23), às 9h, as crianças farão uma reapresentação na escola  para toda a comunidade. A escola está localizada na Rua Domingos de Rogatis, 91 no bairro do Jardim da Saúde.

Veja as fotos:

Fotografia de mãos unidades e a logomarca da crece
Festival Literário

EMEF Célia Regina Lekevicius Consolin promove Festival literário para toda a comunidade

Publicado em: 19/04/2024 4h16 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar