Notícias

EMEF Milton Pereira Costa realiza desfile de moda em comemoração ao Dia da Consciência Negra

Evento fomentou igualdade, emancipação, visibilidade, criatividade e autoestima

Publicado em: 25/11/2019 16h49 | Atualizado em: 04/05/2021

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Milton Pereira Costa, na Vila Jacuí, zona Leste, realizou dia 23 de novembro, sábado, um desfile de moda celebrando o feriado da Consciência Negra, ocorrido em 20 de novembro.

O desfile finalizou o trabalho desenvolvido em sala durante o ano na disciplina de Arte, que visou melhorar a autoestima dos estudantes e da comunidade, abordando a importância da matriz africana na cultura brasileira.

A ideia para a criação das roupas veio a partir do resgate das raízes presentes na unidade, através de aulas expositivas e materiais didáticos. 30 estudantes, dos 6º aos 9º anos, participaram da concepção dos croquis (desenhos) e escolheram 15 colegas do 3º ano e, do 5º ao 9º, para desfilar.

Os materiais e tecidos foram adquiridos pela gestão da unidade e a confecção das peças foi feita sob medida para cada manequim. A professora responsável, Talita Souza de Oliveira, que também é professora de Design de Moda, contou com a ajuda de voluntários do curso e da docente de Ciências, Deise Aparecida, na confecção e montagem das peças.

Todo o processo durou 2 meses e, para Oliveira, a repercussão foi positiva, resgatando valores e o significado do Dia da Consciência Negra.

Além dos croquis, ela também forneceu imagens para que os estudantes pudessem se inspirar, auxiliando na elaboração dos desenhos. E incentivou em classe questões de representatividade, diversidade e pertencimento. Com a repercussão, as roupas ainda foram exibidas em outras duas escolas depois do evento.

 

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de grupo de jovens em participação de uma reunião

SME incentiva que estudantes, familiares e profissionais façam parte das instâncias de participação

Publicado em: 27/02/2024 12h36 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de cinco estudantes com a camiseta laranja do Imprensa Jovem. Três estudantes estão sentados em bancos altos em frente a uma estante de livros e a menina que está no meio segura um microfone e um celular. Todos olham para o celular. Em primeiro plano, de costas para o ângulo da fotografia, um menino manuseia o tripé em que está a câmera e o celular, atrás de sua camiseta laranja está escrito em preto Imprensa Jovem. Em frente a ele, e também de costas para o ângulo da foto, há mais uma estudante.
Design Sem Nome (1)

DRE Guaianases promove reunião de organização

Publicado em: 22/02/2024 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Imagem dividida em 3 retângulos, cada um com imagens que fazem alusão à símbolos indígenas
Foto de um adulto, com camiseta do Fab Lab, escrevendo em uma lousa branca, crianças acompanhando , tanto em pé, ao lado da lousa, como sentados.

Rede Fab Lab Livre SP abre agenda de oficinas para estudantes e professores da Rede Municipal

Publicado em: 22/02/2024 11h30 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.427