Notícias

EMEF Milton Pereira Costa realiza desfile de moda em comemoração ao Dia da Consciência Negra

Evento fomentou igualdade, emancipação, visibilidade, criatividade e autoestima

Publicado em: 25/11/2019 16h49 | Atualizado em: 04/05/2021

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Milton Pereira Costa, na Vila Jacuí, zona Leste, realizou dia 23 de novembro, sábado, um desfile de moda celebrando o feriado da Consciência Negra, ocorrido em 20 de novembro.

O desfile finalizou o trabalho desenvolvido em sala durante o ano na disciplina de Arte, que visou melhorar a autoestima dos estudantes e da comunidade, abordando a importância da matriz africana na cultura brasileira.

A ideia para a criação das roupas veio a partir do resgate das raízes presentes na unidade, através de aulas expositivas e materiais didáticos. 30 estudantes, dos 6º aos 9º anos, participaram da concepção dos croquis (desenhos) e escolheram 15 colegas do 3º ano e, do 5º ao 9º, para desfilar.

Os materiais e tecidos foram adquiridos pela gestão da unidade e a confecção das peças foi feita sob medida para cada manequim. A professora responsável, Talita Souza de Oliveira, que também é professora de Design de Moda, contou com a ajuda de voluntários do curso e da docente de Ciências, Deise Aparecida, na confecção e montagem das peças.

Todo o processo durou 2 meses e, para Oliveira, a repercussão foi positiva, resgatando valores e o significado do Dia da Consciência Negra.

Além dos croquis, ela também forneceu imagens para que os estudantes pudessem se inspirar, auxiliando na elaboração dos desenhos. E incentivou em classe questões de representatividade, diversidade e pertencimento. Com a repercussão, as roupas ainda foram exibidas em outras duas escolas depois do evento.

 

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

I Congresso de Educação em Gênero e Diversidade Descontruindo Estereótipos - 8/dez/2022 - 12h às 22h - Salão Nobre - Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - Largo São Francisco, 95, Centro.

SME realiza I Congresso de Educação em Gênero e Diversidade

Publicado em: 07/12/2022 8h18 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com o texto Esse Lugar Que Tanto Amo

Embaixada da França promove ações voltadas para profissionais da educação

Publicado em: 06/12/2022 4h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra 5 estudantes sentados. Na frente deles há um tecido no chão, com cestas com frutas de brinquedo e livros em cima

Escola da Rede Municipal de SP monta barraca literária em feira livre

Publicado em: 06/12/2022 3h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma estudante negra, ela está concentrada escrevendo no livro sobre sua mesa.

Está aberto período de inscrição para estudantes do Ensino Fundamental e Médio

Publicado em: 05/12/2022 12h43 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de estudantes correndo em aralimpíada

Estudantes da Rede Municipal são destaque nas Paralímpiadas Escolares 2022

Publicado em: 05/12/2022 12h06 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.301