Notícias
Série “Mídia Criança” – “Blog para Educação Infantil, uma construção colaborativa”
Criação e manutenção de blogs sob uma perspectiva pedagógica
Publicado em: 28/08/2017 16h33 | Atualizado em: 30/11/2020Em reunião com representantes da Diretoria Regional de Educação (DRE) Itaquera, Diretores e Coordenadores de Centros de Educação Infantil (CEI) e Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) da região apresentaram a constatação de que precisariam melhorar a comunicação com as famílias.
Em vista desse fato, o Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação (SME), a convite da DRE Itaquera, iniciou no dia 27 de julho o curso “Blog na Educação Infantil, uma Construção Colaborativa”. Para a professora Maria Miquelino, da Divisão Pedagógica da DRE Itaquera, “o blog pode estreitar as relações entre escola e as famílias e ajuda a valorizar a educação infantil na comunidade”.
No curso serão apresentados aspectos para tonar o blog um canal eficiente de comunicação com a comunidade. Além disso, serão apresentadas estratégias para aprimorar a divulgação de informações que orientem os pais e as famílias e que tornem o blog em um recurso de veiculação de atividades e projetos desenvolvidos pelas professoras e professores.
“Ao criar um blog, temos que evitar conversarmos apenas com nós mesmos. É importante conhecer as necessidades da comunidade para que o blog veicule conteúdos de interesse não só para educadores, mas, principalmente, para as famílias”, observa o Coordenador do Núcleo de Educomunicação da SME, Carlos Lima.
Ouça as expectativas dos participantes no 1º encontro.
Dialogo sobre Blog na Educação Infantil – Parte 1
Dialogo sobre Blog na Educação Infantil – Parte 2
Dados sobre o cardápio da semana, Projeto Politico Pedagógico (PPP), Calendário Escolar, Orientações aos Pais, endereço e horário de atendimento foram apontados como elementos importantes e que poderiam ajudar as famílias a saberem mais sobre a rotina da unidade educacional. Conceição Alves Santos, mãe de uma criança de uma CEI, considera importante informações sobre “Achados e Perdidos”. De acordo com a mãe, “as crianças no último período começam a guardar seus pertences após o sono. Nesses momentos, confusões podem ocorrer”. Ela sugere que o blog poderia ter um espaço para ajudar a solucionar essas ocorrências.
“O blog, numa perspectiva educomunicativa, prevê a construção colaborativa e o desenvolvimento de conteúdo entre gestores, família e educadores. Os educadores poderão criar matérias para divulgar suas atividades e projetos para as famílias”, conta Carlos Lima. A professora Daniela Maia, da EMEI Cel. Manuel Soares Neiva, explica que o blog traduz, por meio de vídeos, poesias, relatos, textos, documentos e links, imagens do dia-a-dia da escola. Segundo a professora, “é por meio do blog que o professor e a professora podem criar redes, relatarem suas práticas e pesquisas e conectarem-se com o mundo. Para as crianças, é mais uma bela oportunidade de levar a escola pra casa. Um blog cria pontes, abre portas e compartilha saberes. O blog, especialmente para o professor e professora de Educação Infantil, é um parceiro, um companheiro de viagem. É um portfólio digital, que aproxima as famílias e a comunidade da escola, suas práticas e concepções”.
Além da formação sobre a linguagem de Blog, o curso contará com a participação de representante da equipe do Portal SME, que apresentará aspectos de comunicação institucional e de professoras que irão compartilhar suas experiências com blog e mídias sociais na Educação Infantil.
Leia também
Série “Mídia Criança” – Clic! A fotografia sob o olhar da criança
Série “Mídia Criança” – Mídias Sociais na Educação Infantil – EMEI Nelson Mandela
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP oferece curso em Educação em Direitos Humanos para Agentes de Busca Ativa Escolar
Secretaria Municipal de Educação
Saúde e Educação fortalecem parcerias em prol da cultura de amamentação
Secretaria Municipal de Educação
Neste ano cidade de São Paulo completa 50 escolas municipalizadas em ação inédita na Rede Municipal de Ensino
Secretaria Municipal de Educação
Professores da Rede Municipal de São Paulo são finalistas no Prêmio Professor Porvir
Secretaria Municipal de Educação
Pesquisa Inédita: 91% dos estudantes acreditam que os Grêmios Estudantis promovem transformações positivas nas escolas da Rede Municipal de São Paulo
Secretaria Municipal de Educação
Crianças e adolescentes do Recreio nas Férias exploram parques e viveiros municipais de São Paulo
Relacionadas
SME prorroga prazo para OSCs atenderem chamamento público para promoção de atividades em escolas aos finais de semana
Publicado em: 22/02/2024 9h21 - em Secretaria Municipal de Educação
CEU São Mateus vai receber campeonatos de Free Fire e EA Sports FC 24
Publicado em: 21/02/2024 10h39 - em Secretaria Municipal de Educação
CEU Casa Blanca recebe o Festival Skate&Cores
Publicado em: 21/02/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I aprovados em concurso têm até sexta (23) para indicar escolas de interesse
Publicado em: 20/02/2024 5h36 - em Secretaria Municipal de Educação
SME divulga resultado da escolha de vagas feitas em formato informatizado
Publicado em: 20/02/2024 4h58 - em Secretaria Municipal de Educação