Notícias

Crianças de CEI Conjunto José Bonifácio exploram as diversas formas de tear

Unidade propõe vivência que estimula o conhecimento de nova cultura

Publicado em: 27/03/2024 9h00 | Atualizado em: 26/03/2024

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.
As crianças da turma do Minigrupo I do CEI Conjunto José Bonifácio, da DRE Itaquera, tiveram uma vivência de exploração do tear, guiados pela educadora Luana Teles. Ela fez a leitura de um livro nessa temática e depois montou um espaço para que eles pudessem explorar e conhecer as formas de tecelagem.

As bonecas e bonecos negros e migrantes distribuídos pela Secretaria Municipal de Educação (SME) para as escolas de educação infantil também foram utilizadas nessa ação.

Desde o início do ano a professora traz esse tipo de exploração para os pequenos. “Essa professora faz crochê, tecelagem e pintura. Gosta de trazer esses contextos para a rotina das crianças”, contou Angela Carvalho, coordenadora pedagógica da unidade. 

Para a vivência, primeiro a professora fez a leitura do livro “Tecelagem: uma história ilustrada”, de Goya Lopes, que conta a história da prática manual, mostrando a variedade existente no continente africano.

Em seguida, ela montou telas com palitos de picolé e disponibilizou diversos materiais para as crianças como linhas, toalhas feitas à mão, telas, fitas e os bonecos da educação antirracista. 

A vivência foi organizada de forma que o espaço ficasse convidativo para as crianças, com materiais de livre acesso e manuseio, para que elas pudessem explorar livremente e interagir umas com as outras. Os pequenos são estimulados a conhecer novas culturas por meio do brincar.

“É importante porque traz uma cultura diferente para eles terem contato e explorarem. Eu percebi que eles gostam bastante desse tipo de vivência que sai da rotina deles e desperta o interesse”, disse Angela.

Outras turmas da unidade também realizam atividades semelhantes e as ações irão continuar ao longo do ano, de acordo com o resultado demonstrado pelas crianças. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.
1 2 3 1.440