Notícias

Secretaria Municipal de Educação participa do Encontro POT Mães Guardiãs

A pasta contará com uma tenda para tirar dúvidas e apresentar diversos serviços

Publicado em: 26/03/2024 18h57 | Atualizado em: 26/03/2024
fotografia de uma mulher auxiliando crianças no processo de higiene Mães Guardiãs

A Prefeitura de São Paulo promove nesta quarta e quinta-feira (27 e 28 de março) o Encontro POT Mães Guardiãs no Memorial da América Latina ofertando para mais de 5 mil mulheres oportunidades de capacitação profissional, emprego, acesso a elevação de escolaridade, além de serviços multiprofissionais como saúde, beleza, lazer e cultura. 

A programação vai contar com um mutirão de emprego com cerca de 10 empresas no local. Serão mais de 700 vagas em diversas áreas. O evento também contará com uma feira com empresas do segmento de ensino técnico e universitário, vendas direta para geração de renda, orientação para iniciar um negócio, credenciamento para artesãs, entre outras. Também terão atendimentos de saúde e beleza, além de diversas palestras.

Durante o evento serão inseridas 557 novas benefíciarias. As mulheres pré-selecionadas, que já se inscreveram no Programa Mães Guardiãs, irão assinar o termo de compromisso e responsabilidade que permite a entrada no programa.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) vai contar com uma tenda no evento para orientar e tirar dúvidas sobre os projetos e serviços oferecidos pela pasta como as modalidades de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o programa de estágios para estudantes de graduação nos cursos de Pedagogia, e licenciaturas como Letras, Matemática, Geografia, História, Educação Física, Inglês, Ciências, Artes e Educação Especial. 

Os interessados também poderão receber mais informações sobre os polos da Rede UniCEU que oferecem cursos gratuitos para a comunidade em geral para ampliar o acesso ao ensino superior. Uma equipe também estará à disposição para orientar sobre o programa que disponibiliza créditos por meio de um aplicativo para que as famílias de alunos da Rede Municipal comprem em lojas credenciadas itens do material escolar e uniforme. Iniciativa que fortalece pequenos os empreendedores.

“As Mães Guardiãs desenvolvem um trabalho fundamental nas unidades educacionais para busca ativa, promoção da cultura de paz e apoio nos cuidados com as hortas pedagógicas. Esse encontro será um momento para integração, diálogo e abrir novas oportunidades na vida de cada uma dessas mulheres que são inspirações para os nossos estudantes, famílias e toda a comunidade escolar”, destacou o Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula. 

Conheça o Programa 

Criado em 2021 para ajudar a cumprir os protocolos sanitários ainda no período pandêmico, o Mães Guardiãs, que integra o POT – Programa Operação Trabalho, realizado em parceria entre a Secretaria da Educação e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, ganhou tanta importância que se consolidou na rede municipal.

As Mães Guardiãs atuam em atividades para evitar a evasão escolar, como o apoio no acompanhamento da frequência escolar e as visitas domiciliares em casos necessários. A rede também conta com as Mães Guardiãs da Alimentação Escolar que trabalham apoiando nos cuidados com as hortas pedagógicas e conscientização dos estudantes sobre hábitos alimentares saudáveis. 

As participantes do programa recebem bolsa-auxílio de R$ 1.482,60 para seis horas diárias de atividades, de segunda a sexta-feira.

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

1 2 3 1.442