Notícias

Primeiro encontro do Clube de Leitura “Leia, Educadora! Leia, Educador!” da SME ocorre no Museu Afro, nesta quinta (28)

Aberto para público, ação terá a participação de Cidinha da Silva, escritora do livro "Baú de Miudezas, Sol e Chuva"

Publicado em: 26/03/2024 9h12 | Atualizado em: 27/03/2024
Livros Clube De Leitura (2)

Na próxima quinta-feira (28), a Secretaria Municipal de Educação vai promover, no Museu Afro Brasil, o seu primeiro encontro do Clube de Leitura “Leia, Educadora! Leia, Educador!”, com foco na leitura de mulheres negras. Com a presença da escritora Cidinha da Silva, esta edição será, excepcionalmente, aberta ao público de educadores que atuam nas unidades educacionais de São Paulo e também nas Diretorias Regionais de Educação.

O livro em destaque neste encontro é “Baú de Miudezas, Sol e Chuva”, de Cidinha da Silva. A autora estará presente e compartilhará aspectos da sua produção com os presentes. A obra faz parte do acervo literário destinado aos educadores que foi enviado às unidades municipais no lote de 2023 do Clube de Leitura “Leia, Educadora! Leia, Educador!”. O encontro terá a mediação de profissionais que atuam na Divisão de Currículo da SME, Karla Queiroz, de Sala e Espaços de Leitura, e Eva Santos, do Núcleo de Educação para as Relações Étnico Raciais (NEER).

Com esta iniciativa a SME pretende estimular a criação de novos clubes de leitura nas unidades educacionais de toda a rede municipal de ensino com a participação de docentes, gestores e equipes de apoio, e fomentar a leitura literária por meio de atividade social de leitura, visando o desenvolvimento do comportamento leitor.

O encontro ocorrerá no dia 28 de março, no Museu Afro Brasil Emanoel Araujo (Parque Ibirapuera – Portão 10, Av. Pedro Álvares Cabral, s/n), no auditório Ruth de Souza, às 13h. Interessados em participar devem se inscrever por meio do formulário de inscrição. 

Inscreva-se – Clube de Leitura “Leia, Educadora! Leia, Educador!” – escritora Cidinha da Silva – 28/03

 

Clube de Leitura “Leia, Educadora! Leia, Educador!” 

O Clube de Leitura “Leia Educadora, Leia Educador” é destinado aos docentes, gestores e equipes de apoio e visa promover a leitura literária por meio de atividade social de leitura, com vistas ao desenvolvimento do comportamento leitor.

Desde 2021, a SME tem enviado às unidades educacionais livros para compor os acervos literários dos educadores. Em 2023 foram escolhidos 130 títulos e todas as Unidades Educacionais (diretas e parceiras), receberam 2 exemplares de cada. Os livros escolhidos tratam de temas relativos às populações negras, indígenas e migrantes e/ ou possuem autores pertencentes a esses segmentos étnico-raciais. 

A proposta é que os educadores sigam um cronograma de leitura, organizando, da maneira mais apropriada, o empréstimo aos profissionais e encontros de conversas sobre o livro do bimestre.

As obras selecionadas, além de propiciar a fruição literária e deleite de profissionais de educação, contribuem para promover discussões sobre aspectos históricos, culturais, sociais, entre outros, relativos às relações étnico-raciais, conforme a Lei Federal nº 11.645/2008, que determina a obrigatoriedade do ensino de história e culturas afro-brasileiras e indígenas nas instituições de educação básica e a Lei Municipal nº 16.748/2016.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.
1 2 3 1.440