Primeiro encontro do Clube de Leitura “Leia, Educadora! Leia, Educador!” da SME ocorre no Museu Afro, nesta quinta (28)

Aberto para público, ação terá a participação de Cidinha da Silva, escritora do livro "Baú de Miudezas, Sol e Chuva"

Publicado em: 26/03/2024 9h12 | Atualizado em: 27/03/2024
Livros Clube De Leitura (2)

Na próxima quinta-feira (28), a Secretaria Municipal de Educação vai promover, no Museu Afro Brasil, o seu primeiro encontro do Clube de Leitura “Leia, Educadora! Leia, Educador!”, com foco na leitura de mulheres negras. Com a presença da escritora Cidinha da Silva, esta edição será, excepcionalmente, aberta ao público de educadores que atuam nas unidades educacionais de São Paulo e também nas Diretorias Regionais de Educação.

O livro em destaque neste encontro é “Baú de Miudezas, Sol e Chuva”, de Cidinha da Silva. A autora estará presente e compartilhará aspectos da sua produção com os presentes. A obra faz parte do acervo literário destinado aos educadores que foi enviado às unidades municipais no lote de 2023 do Clube de Leitura “Leia, Educadora! Leia, Educador!”. O encontro terá a mediação de profissionais que atuam na Divisão de Currículo da SME, Karla Queiroz, de Sala e Espaços de Leitura, e Eva Santos, do Núcleo de Educação para as Relações Étnico Raciais (NEER).

Com esta iniciativa a SME pretende estimular a criação de novos clubes de leitura nas unidades educacionais de toda a rede municipal de ensino com a participação de docentes, gestores e equipes de apoio, e fomentar a leitura literária por meio de atividade social de leitura, visando o desenvolvimento do comportamento leitor.

O encontro ocorrerá no dia 28 de março, no Museu Afro Brasil Emanoel Araujo (Parque Ibirapuera – Portão 10, Av. Pedro Álvares Cabral, s/n), no auditório Ruth de Souza, às 13h. Interessados em participar devem se inscrever por meio do formulário de inscrição.

Inscreva-se – Clube de Leitura “Leia, Educadora! Leia, Educador!” – escritora Cidinha da Silva – 28/03

Clube de Leitura “Leia, Educadora! Leia, Educador!”

O Clube de Leitura “Leia Educadora, Leia Educador” é destinado aos docentes, gestores e equipes de apoio e visa promover a leitura literária por meio de atividade social de leitura, com vistas ao desenvolvimento do comportamento leitor.

Desde 2021, a SME tem enviado às unidades educacionais livros para compor os acervos literários dos educadores. Em 2023 foram escolhidos 130 títulos e todas as Unidades Educacionais (diretas e parceiras), receberam 2 exemplares de cada. Os livros escolhidos tratam de temas relativos às populações negras, indígenas e migrantes e/ ou possuem autores pertencentes a esses segmentos étnico-raciais.

A proposta é que os educadores sigam um cronograma de leitura, organizando, da maneira mais apropriada, o empréstimo aos profissionais e encontros de conversas sobre o livro do bimestre.

As obras selecionadas, além de propiciar a fruição literária e deleite de profissionais de educação, contribuem para promover discussões sobre aspectos históricos, culturais, sociais, entre outros, relativos às relações étnico-raciais, conforme a Lei Federal nº 11.645/2008, que determina a obrigatoriedade do ensino de história e culturas afro-brasileiras e indígenas nas instituições de educação básica e a Lei Municipal nº 16.748/2016.