Notícias

Sentindo o futuro por meio de iniciativas empreendedoras

Na Campus Party, alunos da Imprensa Jovem entram em contato com o mundo das Startups

Publicado em: 29/01/2016 16h11 | Atualizado em: 30/11/2020
startup_campus_party_740_x_430.jpg

Matéria redigida pela equipe da Imprensa Jovem da EMEF Prof. Roberto Mange

Em seu 9º ano, a Campus Party Brasil traz ao Pavilhão de Exposições do Anhembi as últimas tendências tecnológicas do mercado e, com elas, grandes ideias inovadoras e sustentáveis de jovens empreendedores de todo Brasil. Aproveitando o espírito empreendedor desses jovens, o Sebrae lançou a competição “Sebrae Like a Boss 1UP”, que é uma disputa entre jovens brasileiros criadores de Startups (empresa em fase de desenvolvimento e pesquisa de mercados) que estão em busca de investidores para que seus projetos saiam do papel.

O concurso consiste em 6 etapas em que os participantes apresentam suas ideias inovadoras para um grupo seleto de jurados, que irá analisar detalhadamente o objetivo, a causa social e a sustentabilidade do projeto, além da desenvoltura do competidor e seu espírito empreendedor. Ao final da batalha um projeto será escolhido e ganhará auxilio do Sebrae para a divulgação da Startup e o investimento para dar início à empresa.

Entrevistamos um dos organizadores, Marcio Marques Brito, que nos explicou que o Sebrae Like a Boss 1Up, nasceu há seis meses na Campus Party de Recife e utiliza uma linguagem típica de games para facilitar o desenvolvimento da Startup, pois é a linguagem mais utilizada pelos jovens atualmente. Em sua opinião, o Brasil tem que apostar nas novas tecnologias e na força do empreendedor nacional.

“Durante esses seis meses, percebi que o projeto cresceu muito. Achavam que era só mais um estande do Sebrae. Agora eles viram que é um projeto que realmente faz a diferença no empreendedorismo”, disse Marcio.

Conversamos também com alguns participantes. Leandro, CEO da Even3 nos disse que “o Sebrae é muito importante, pois estamos recebendo um feedback de investidores e empreendedores que irá nos auxiliar muito na questão da divulgação e de como manter o sucesso de nosso negócio”. Já Felipe Fontes, CEO da NearBee, nos disse que caso ganhe a competição o financiamento ajudará, mas que somente a participação no evento já colabora com a divulgação de sua Startup.

No final de nosso bate papo, os entrevistados viraram entrevistadores, e nos “tietaram”, perguntaram sobre o trabalho desenvolvido pelo Imprensa Jovem, ficaram interessados em saber mais, e anotaram nossos contatos. Com essa iniciativa do Sebrae pudemos realmente “Sentir o Futuro” na #CPBR9.

Por: Erik Jesus, Gabriel Dias, Pollyana Alves e Vilma Nardes. Imprensa Jovem EMEF Prof. Roberto Mange.
Fotos: Emanuelly Fernanda Rodrigues

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

1 2 3 1.488