Notícias

Segundo encontro da Formação Arte e sabor

Merendeiras participaram de diversas atividades no CEU Caminho do Mar

Publicado em: 01/12/2015 9h08 | Atualizado em: 30/11/2020

No dia 19 de novembro aconteceu o segundo encontro da Formação Arte e Sabor para 104 merendeiras da Rede Municipal de Ensino, das unidades conveniadas. O projeto é uma iniciativa do Instituto Tomie Ohtake com a Fundação Nestlé Brasil e tem o apoio do Departamento de Alimentação Escolar (DAE).

Neste encontro, no Centro Educacional Unificado (CEU) Caminho do Mar, os participantes conheceram um pouco mais sobre os fatores culturais e históricos que influenciaram a alimentação atual. A palestra com a historiadora Adriana Salay explorou os conhecimentos sobre alimentação das merendeiras e revelou que “na década de 70, grande parte da população brasileira passava fome. Hoje em dia, o Brasil já saiu do mapa mundial da fome, essa evolução se deu muito com o fortalecimento da alimentação escolar. Vocês são muito importantes”, disse a historiadora.

No segundo momento, as merendeiras foram recebidas pela contadora de histórias Andi Rubinstein, ela propôs que todos entrassem na roda para cantar e ouvir contos que convidavam a fantasiar. Ao final ressaltou, “Todas vocês tem um brilho especial, não se esqueçam dele”.

Após o almoço típico brasileiro com feijão tropeiro, as merendeiras seguiram para a cozinha do CEU, para participar da primeira oficina com a chef Ana Soares. Arquiteta de formação e sempre curiosa e apaixonada pela boa comida desde pequena a chef contou: “Minha mãe adorava fazer massas em casa. Juntava todo mundo para ajuda-la: um amassava, outro abria, outro colocava para secar, cortava, modelava, cozinhávamos e comíamos juntos”. Ainda na oficina, as merendeiras puderam experimentar a produção de massas caseiras com combinações de sabores e aromas, e o uso de corantes naturais. “A cozinha exercita a criatividade, o tempo todo você precisa imaginar a combinação dos ingredientes. É uma arte”, completou a chef.

Confira a galeria de fotos

E ainda confira aqui como foi o primeiro dia da Formação Arte e Sabor!

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Print da tela de uma reunião online que mostra sete pessoas participantes divididas em quadros

Servidores das DREs Freguesia/Brasilândia e Capela do Socorro participam de Ciclo de Escuta Ativa

Publicado em: 25/10/2021 6h46 - em Secretaria Municipal de Educação

Professor Paulo veste blusa vermelha e caminha entre dois alunos sendo uma menina com blusa rosa e calça jeans à sua direita e um menino de camiseta e bermuda preta à esquerda. Eles andam em um corredor estreito do bairro da Liberdade olhando para os imóveis. Uma das casas tem paredes brancas e a outra colorida com a pintura de uma menina negra.

Professor da Rede Municipal é reconhecido em prêmio internacional de Educação

Publicado em: 25/10/2021 1h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra professor em uma sala de aula com paredes amarelas, em frente a lousa. Os alunos estão em carteiras, copiando os conteúdos do quadro.

Escolas da Rede Municipal de SP funcionam presencialmente sem rodízio a partir de hoje (25)

Publicado em: 25/10/2021 12h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com fundo cinza e três silhuetas de pessoas em forma de desenho com quatro balões de conversa. No quadrante superior esquerdo o texto: Ciclo de Escuta Ativa
Arte com fundo azul; no quadrante superior esquerdo lê-se
1 2 3 1.201