Notícias

Segundo encontro da Formação Arte e sabor

Merendeiras participaram de diversas atividades no CEU Caminho do Mar

Publicado em: 01/12/2015 9h08 | Atualizado em: 30/11/2020

No dia 19 de novembro aconteceu o segundo encontro da Formação Arte e Sabor para 104 merendeiras da Rede Municipal de Ensino, das unidades conveniadas. O projeto é uma iniciativa do Instituto Tomie Ohtake com a Fundação Nestlé Brasil e tem o apoio do Departamento de Alimentação Escolar (DAE).

Neste encontro, no Centro Educacional Unificado (CEU) Caminho do Mar, os participantes conheceram um pouco mais sobre os fatores culturais e históricos que influenciaram a alimentação atual. A palestra com a historiadora Adriana Salay explorou os conhecimentos sobre alimentação das merendeiras e revelou que “na década de 70, grande parte da população brasileira passava fome. Hoje em dia, o Brasil já saiu do mapa mundial da fome, essa evolução se deu muito com o fortalecimento da alimentação escolar. Vocês são muito importantes”, disse a historiadora.

No segundo momento, as merendeiras foram recebidas pela contadora de histórias Andi Rubinstein, ela propôs que todos entrassem na roda para cantar e ouvir contos que convidavam a fantasiar. Ao final ressaltou, “Todas vocês tem um brilho especial, não se esqueçam dele”.

Após o almoço típico brasileiro com feijão tropeiro, as merendeiras seguiram para a cozinha do CEU, para participar da primeira oficina com a chef Ana Soares. Arquiteta de formação e sempre curiosa e apaixonada pela boa comida desde pequena a chef contou: “Minha mãe adorava fazer massas em casa. Juntava todo mundo para ajuda-la: um amassava, outro abria, outro colocava para secar, cortava, modelava, cozinhávamos e comíamos juntos”. Ainda na oficina, as merendeiras puderam experimentar a produção de massas caseiras com combinações de sabores e aromas, e o uso de corantes naturais. “A cozinha exercita a criatividade, o tempo todo você precisa imaginar a combinação dos ingredientes. É uma arte”, completou a chef.

Confira a galeria de fotos

E ainda confira aqui como foi o primeiro dia da Formação Arte e Sabor!

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma piscina em um centro educacional. Na área da piscina, um grupo de adultos está dentro da água, participando de uma atividade orientada por um profissional que está de pé na borda. Ao redor, há materiais coloridos utilizados na atividade. Ao fundo, é possível ver o complexo educacional, com vários andares, áreas abertas e uma segunda piscina.

SME divulga classificação final para profissionais de Educação Física nos CEUs

Publicado em: 08/10/2026 11h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Parede azul com cartazes sobre a prevenção da violência contra a mulher.

EMEF Perimetral promove campanha de prevenção à violência contra meninas e mulheres

Publicado em: 07/10/2026 12h17 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Grupo de mulheres reunidas em um auditório para registro fotográfico. Elas estão posicionadas em duas fileiras e sorriem para a câmera. Ao fundo, há uma tela de projeção com informações sobre a missão técnica entre São Paulo e Braga, em Portugal.

SME promove Missão Técnica Internacional entre São Paulo e Braga 

Publicado em: 06/10/2026 6h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Auditório com diversas pessoas sentadas em cadeiras, acompanhando uma apresentação. Ao fundo, uma mulher fala ao microfone em frente a uma tela de projeção com informações sobre Ouvidoria. Ao lado da tela, há um computador e outros equipamentos utilizados durante a apresentação.

SME promove formação da Rede de Pontos Focais de Ouvidoria

Publicado em: 06/10/2026 12h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (82)
«1 2 3 … 1.704