Segundo encontro da Formação Arte e sabor

Merendeiras participaram de diversas atividades no CEU Caminho do Mar

Publicado em: 01/12/2015 9h08 | Atualizado em: 30/11/2020

No dia 19 de novembro aconteceu o segundo encontro da Formação Arte e Sabor para 104 merendeiras da Rede Municipal de Ensino, das unidades conveniadas. O projeto é uma iniciativa do Instituto Tomie Ohtake com a Fundação Nestlé Brasil e tem o apoio do Departamento de Alimentação Escolar (DAE).

Neste encontro, no Centro Educacional Unificado (CEU) Caminho do Mar, os participantes conheceram um pouco mais sobre os fatores culturais e históricos que influenciaram a alimentação atual. A palestra com a historiadora Adriana Salay explorou os conhecimentos sobre alimentação das merendeiras e revelou que “na década de 70, grande parte da população brasileira passava fome. Hoje em dia, o Brasil já saiu do mapa mundial da fome, essa evolução se deu muito com o fortalecimento da alimentação escolar. Vocês são muito importantes”, disse a historiadora.

No segundo momento, as merendeiras foram recebidas pela contadora de histórias Andi Rubinstein, ela propôs que todos entrassem na roda para cantar e ouvir contos que convidavam a fantasiar. Ao final ressaltou, “Todas vocês tem um brilho especial, não se esqueçam dele”.

Após o almoço típico brasileiro com feijão tropeiro, as merendeiras seguiram para a cozinha do CEU, para participar da primeira oficina com a chef Ana Soares. Arquiteta de formação e sempre curiosa e apaixonada pela boa comida desde pequena a chef contou: “Minha mãe adorava fazer massas em casa. Juntava todo mundo para ajuda-la: um amassava, outro abria, outro colocava para secar, cortava, modelava, cozinhávamos e comíamos juntos”. Ainda na oficina, as merendeiras puderam experimentar a produção de massas caseiras com combinações de sabores e aromas, e o uso de corantes naturais. “A cozinha exercita a criatividade, o tempo todo você precisa imaginar a combinação dos ingredientes. É uma arte”, completou a chef.

Confira a galeria de fotos

E ainda confira aqui como foi o primeiro dia da Formação Arte e Sabor!

Fotografia de mãos unidades e a logomarca da crece
Festival Literário

EMEF Célia Regina Lekevicius Consolin promove Festival literário para toda a comunidade

Publicado em: 19/04/2024 4h16 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar