Notícias

Segundo dia do Seminário Latino-Americano sobre Práticas Pedagógicas na Educação Infantil

Educadores do Brasil, Uruguai, Espanha e Argentina apresentam políticas públicas, reflexões e experiências pedagógicas

Publicado em: 01/12/2016 15h21 | Atualizado em: 30/11/2020

Nesta terça, 8 de novembro, aconteceu no Auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME) da cidade de São Paulo, o segundo dia do Seminário Latino-Americano “Práticas Pedagógicas na Educação Infantil: Reflexões sobre o exercício da docência com bebês e criança pequenas”, educadores do Brasil, Uruguai, Espanha e Argentina apresentam políticas públicas, reflexões pedagógicas e experiências inspiradoras para a primeira infância.

A primeira mesa do dia teve como tema “Os bebês e as crianças pequenas como sujeitos: participação, escuta e autoria”. A mesa foi mediada por Maria Helena Pelizon, consultora da UNESCO e da SME. Explanaram sobre o tema Suely Amaral Mello, Professora da UNESP e consultora da UNESCO e SME, e Javier Alliaume Molfino, do Uruguai.

“Contribuições da Documentação Pedagógica para o exercício da docência com os bebês e as crianças pequenas” foi o tema da segunda mesa. Anita Viudes Freitas, consultora da UNESCO e da SME, e Irene Balaguer, da Espanha, falaram sobre a importância dos registros escritos, sobretudo imagens e vídeos, das experiências vivenciadas pelas crianças no ambiente escolar. A mediação ficou por conta de Bruna Ribeiro, Assessora da Coordenadoria da SME.

A terceira mesa do dia trabalhou com o tema “Práticas Pedagógicas com os bebês e as crianças pequenas: Reflexões sobre possibilidades, potências e especificidades”. Falaram sobre o assunto Maria Emilia Lopez, da Argentina, Renata Cristina Oliveira, Coordenadora do Núcleo Educacional do Centro Educacional Unificado (CEU) Alvarenga, e Elaine Cristina da Conceição, do Núcleo de Educação Étnico-Racial da SME.

Todo o material das palestras estará em breve disponível no Canal Pedagógico da secretaria Municipal de Educação no Youtube.

Sobre o Seminário Latino-Americano – Coordenado pela Divisão de Educação Infantil em parceria com a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), o Seminário pretende ofertar subsídios para os estudos a serem desenvolvidos nos horários coletivos e nas ações de formação de educadores e educadoras que atuam com bebês e crianças pequenas.

Lançamento da Revista Parques Sonoros da Educação Infantil Paulistana – Na ocasião foi apresentada a versão digital da revista construída a partir das formações do Projeto Parques Sonoros realizadas pela Divisão de Educação Infantil desde 2014 nas Unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. A publicação tem o objetivo de subsidiar educadoras e educadores em seus estudos e práticas ao proporcionar reflexões e discussões sobre o movimento musical no currículo e nas propostas pedagógicas ofertadas aos bebês e crianças.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Capa de uma revista. No centro escrito

7ª Edição da Revista Imprensa Jovem é lançada com matérias escritas por estudantes

Publicado em: 30/10/2024 12h03 - em Secretaria Municipal de Educação

Um homem branco com óculos escuro segura uma bola de futebol americano enquanto um grupo de crianças tentam alcançar com os braços esticados.

Escola Municipal de Educação Infantil recebe visita de atletas da NFL

Publicado em: 30/10/2024 12h00 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia mostra o estande da SME na Bienal do Livro 2024. Ele possui uma estrutura com colunas na cor roxa e pode-se ler:

Cerca de 34 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino participam da 27ª Bienal do Livro

Publicado em: 30/10/2024 9h34 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de um campo com pessoas praticanto futebol americano. Na frente um banner escrito

Estudantes da Rede Municipal participam de vivência de futebol americano com a NFL

Publicado em: 30/10/2024 8h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Três estudantes sentados em uma carteira escrevendo em cadernos.
1 16 17 18 19 20 1.488