Notícias

Prefeitura envia mais de 100 mil HQs para escolas municipais 

Iniciativa amplia os acervos das unidades e fortalece a formação leitora

Publicado em: 20/05/2026 12h24 | Atualizado em: 20/05/2026

Fotografia com a capa de 4 HQs.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), adquiriu mais de 100 mil histórias em quadrinhos (HQs) para as Escolas Municipais de Ensino Fundamental. A iniciativa tem como objetivo enriquecer os acervos das unidades educacionais e ampliar a formação leitora dos estudantes da Rede Municipal de Ensino. 

Os exemplares se juntam aos mais de 2 milhões de livros enviados para as escolas nos últimos anos. As HQs foram organizadas e distribuídas de acordo com os diferentes ciclos do Ensino Fundamental, além de contemplarem o Ensino Médio e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

A proposta é que as HQs integrem os recursos pedagógicos das escolas, possibilitando o contato dos estudantes com diferentes linguagens e ampliando as oportunidades para o desenvolvimento de projetos interdisciplinares. 

A SME também destaca que a utilização dos títulos não deve ficar restrita apenas às Salas e Espaços de Leitura, mas integrar diferentes contextos pedagógicos em toda a unidade educacional. 

A visão da autora 

Entre os títulos enviados às escolas está a graphic novel Pipa Voo, produzida pela quadrinista Helô D’Angelo e editada por Sidney Gusman. A obra integra a proposta pedagógica do Ciclo Interdisciplinar e Autoral, voltada aos estudantes do 4º ao 9º ano, e aborda temas atuais que estimulam reflexões importantes entre adolescentes e pré-adolescentes. 

A narrativa acompanha Pipa, personagem do universo da Turma da Mônica, conhecida por ser amiga de Tina e namorada de Zecão. Na releitura feita pela autora, a personagem ganha novos elementos e discussões contemporâneas relacionadas à autoestima, diversidade e aceitação. 

“As adolescentes e pré-adolescentes passam por momento essenciais para abordar questões ligadas à autoestima, diversidade e aceitação. Quando encontram uma história como a da Pipa, uma personagem fora dos padrões de beleza que está tentando se entender e se amar, passam a se sentir acolhidos e compreendem a importância de conversar sobre esses temas”, destacou Helô D’Angelo. 

Para o editor da Graphic MSP, Sidney Gusman, obras como Pipa Voo buscam apresentar situações e sentimentos próximos da realidade dos leitores, permitindo identificação com os personagens e reflexões sobre diferentes experiências vividas no cotidiano. “Temos o cuidado de mostrar aspectos da realidade para que o leitor, ao mergulhar na HQ, encontre identificação e também inspiração”, apontou. 

Documento de apoio 

Para auxiliar no desenvolvimento de atividades e na utilização dos títulos nas escolas, o Núcleo de Leitura e Literatura da Coordenadoria Pedagógica da SME elaborou um documento de apoio, encaminhado às Diretorias Regionais de Educação e também disponível online. 

O material orienta os educadores sobre a importância das HQs no processo de formação leitora, auxilia na organização dos acervos escolares e apresenta possibilidades de integração com projetos como o Minha Biblioteca. 

Além disso, o documento organiza os títulos por temáticas, como “Infâncias”, “Mulheres”, “Raízes”, “Profissões”, “Mangás” e “Super-heróis”, facilitando o planejamento pedagógico e o desenvolvimento de atividades em sala de aula. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem mostra um estudante da Rede Municipal de Ensino ajoelhado em uma horta, realizando o manejo de uma plantação de couve. A imagem destaca apenas o tronco, os braços e as mãos da estudante, sem exibir o rosto. Vestindo uniforme escolar nas cores branca e azul-marinho, a estudante toca cuidadosamente a terra ao redor das plantas. Ao fundo, outras hortaliças aparecem desfocadas, reforçando o ambiente de cultivo. A cena representa atividades de educação ambiental, agricultura urbana e aprendizagem prática relacionadas ao cuidado com a natureza e à alimentação saudável.

Rolê Agroecológico terá nova edição na Rede Municipal 

Publicado em: 07/08/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia da fachado do Centro de Educação Infantil Heloisa Luck.

Região oeste de SP ganha duas novas unidades educacionais para ampliar o atendimento na Educação Infantil

Publicado em: 06/08/2026 4h49 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Fotografia de uma menina segurando para o celular e apontado para sua tela.

Resultados do Ideb já estão disponíveis para consulta

Publicado em: 06/08/2026 4h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia ilustrativa mostra mãos de diferentes pessoas unidas ao redor de uma muda de planta com folhas verdes, sustentada sobre um pequeno montículo de terra. A cena simboliza cooperação, cuidado com o meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Ao fundo, a vegetação aparece desfocada, reforçando o contexto natural. No canto superior direito, está a identidade visual da Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, com logotipo em tons de verde composto por uma figura humana estilizada envolvida por setas circulares, acompanhada da inscrição Educação Ambiental – Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

Seminário de Educação Ambiental reúne educadores em São Paulo

Publicado em: 06/08/2026 3h54 - em Educação Ambiental

Pessoa servindo uma refeição em um refeitório escolar entrega um prato com arroz, feijão, salada, legumes e proteínas a um estudante. Em primeiro plano, aparecem cubas de alimentos aquecidos e, ao fundo, o ambiente da cozinha escolar desfocado.
«1 2 3 1.684