Notícias
Prefeitura envia mais de 100 mil HQs para escolas municipais
Iniciativa amplia os acervos das unidades e fortalece a formação leitora
Publicado em: 20/05/2026 12h24 | Atualizado em: 20/05/2026 
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), adquiriu mais de 100 mil histórias em quadrinhos (HQs) para as Escolas Municipais de Ensino Fundamental. A iniciativa tem como objetivo enriquecer os acervos das unidades educacionais e ampliar a formação leitora dos estudantes da Rede Municipal de Ensino.
Os exemplares se juntam aos mais de 2 milhões de livros enviados para as escolas nos últimos anos. As HQs foram organizadas e distribuídas de acordo com os diferentes ciclos do Ensino Fundamental, além de contemplarem o Ensino Médio e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A proposta é que as HQs integrem os recursos pedagógicos das escolas, possibilitando o contato dos estudantes com diferentes linguagens e ampliando as oportunidades para o desenvolvimento de projetos interdisciplinares.
A SME também destaca que a utilização dos títulos não deve ficar restrita apenas às Salas e Espaços de Leitura, mas integrar diferentes contextos pedagógicos em toda a unidade educacional.
A visão da autora
Entre os títulos enviados às escolas está a graphic novel Pipa Voo, produzida pela quadrinista Helô D’Angelo e editada por Sidney Gusman. A obra integra a proposta pedagógica do Ciclo Interdisciplinar e Autoral, voltada aos estudantes do 4º ao 9º ano, e aborda temas atuais que estimulam reflexões importantes entre adolescentes e pré-adolescentes.
A narrativa acompanha Pipa, personagem do universo da Turma da Mônica, conhecida por ser amiga de Tina e namorada de Zecão. Na releitura feita pela autora, a personagem ganha novos elementos e discussões contemporâneas relacionadas à autoestima, diversidade e aceitação.
“As adolescentes e pré-adolescentes passam por momento essenciais para abordar questões ligadas à autoestima, diversidade e aceitação. Quando encontram uma história como a da Pipa, uma personagem fora dos padrões de beleza que está tentando se entender e se amar, passam a se sentir acolhidos e compreendem a importância de conversar sobre esses temas”, destacou Helô D’Angelo.
Para o editor da Graphic MSP, Sidney Gusman, obras como Pipa Voo buscam apresentar situações e sentimentos próximos da realidade dos leitores, permitindo identificação com os personagens e reflexões sobre diferentes experiências vividas no cotidiano. “Temos o cuidado de mostrar aspectos da realidade para que o leitor, ao mergulhar na HQ, encontre identificação e também inspiração”, apontou.
Documento de apoio
Para auxiliar no desenvolvimento de atividades e na utilização dos títulos nas escolas, o Núcleo de Leitura e Literatura da Coordenadoria Pedagógica da SME elaborou um documento de apoio, encaminhado às Diretorias Regionais de Educação e também disponível online.
O material orienta os educadores sobre a importância das HQs no processo de formação leitora, auxilia na organização dos acervos escolares e apresenta possibilidades de integração com projetos como o Minha Biblioteca.
Além disso, o documento organiza os títulos por temáticas, como “Infâncias”, “Mulheres”, “Raízes”, “Profissões”, “Mangás” e “Super-heróis”, facilitando o planejamento pedagógico e o desenvolvimento de atividades em sala de aula.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Pesquisadores de Stanford conhecem a Rede Municipal de São Paulo
Diretoria Regional de Educação Butantã
Grêmios Estudantis participam de formação sobre gênero, diversidade e convivência escolar
Secretaria Municipal de Educação
SME promove encontro para fortalecer ações integradas de proteção escolar
Secretaria Municipal de Educação
Servidores municipais devem realizar Declaração Anual de Bens e Valores até 30 de junho
Diretoria Regional de Educação Guaianases
DRE Guaianases realiza encontro com gestores das unidades diretas
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação vence em cinco categorias do Premia Sampa 2026
Relacionadas
Pesquisadores de Stanford conhecem a Rede Municipal de São Paulo
Publicado em: 11/06/2026 12h47 - em Secretaria Municipal de Educação
Grêmios Estudantis participam de formação sobre gênero, diversidade e convivência escolar
Publicado em: 11/06/2026 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
SME promove encontro para fortalecer ações integradas de proteção escolar
Publicado em: 10/06/2026 5h19 - em Secretaria Municipal de Educação
Servidores municipais devem realizar Declaração Anual de Bens e Valores até 30 de junho
Publicado em: 10/06/2026 3h34 - em Secretaria Municipal de Educação
DRE Guaianases realiza encontro com gestores das unidades diretas
Publicado em: 10/06/2026 12h05 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases