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Secretaria Municipal de Educação inicia a aplicação da Prova e Provinha SP para os estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos

A avaliação é censitária e fornece importantes dados para o monitoramento das políticas públicas de educação

Publicado em: 29/10/2024 16h45 | Atualizado em: 23/10/2024

 

Estudantes em sala de aula.

A partir de segunda-feira (21/10) a Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo  inicia a aplicação da Provinha e Prova São Paulo 2024 para os estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. As avaliações serão aplicadas no formato impresso e digital de forma censitária. Os estudantes público alvo da educação especial contarão com instrumentos de acessibilidade de acordo com as suas necessidades. 

A Provinha SP é destinada aos estudantes do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental e avalia o nível de alfabetização. Já a Prova SP é aplicada para os alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental, da 1ª à 3ª série do Ensino Médio e das Etapas de Alfabetização, Básica, Complementar e Final da Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

Na Provinha SP os estudantes farão provas de Língua Portuguesa e Matemática, e somente as turmas de 3º farão também a avaliação de Ciências  Naturais. A Prova SP é composta de questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, Ciências Humanas, além de produção de texto. 

A aplicação da Provinha SP acontece de 21 a 23 de outubro. Já a Prova SP acontece de 21 de outubro a 22 de novembro. O cronograma varia de acordo com o método de aplicação, no formato impresso acontece de 21 a 29 de outubro e no formato digital de 21 de outubro a 22 de novembro.  

A Provinha e a Prova São Paulo se destacam por promover a inclusão dos estudantes público-alvo da Educação Especial, através da oferta de recursos de acessibilidade como libras, audiodescrição, braille e fonte ampliada. Os testes são elaborados a partir das Matrizes  de Referência Para Avaliação do Rendimento Escolar, com os conteúdos associados a competências e habilidades desejáveis para cada ano escolar e área do conhecimento. 

O objetivo das avaliações é fornecer dados, análises e informações capazes de melhor identificar os desafios da realidade do ensino municipal. Além de ajudar as escolas no planejamento de intervenções pedagógicas de acordo com as necessidades de cada estudante e turma. 

O Secretário Municipal de Educação Fernando Padula reforça a importância dos instrumentos de avaliação dentro da Rede Municipal. “São ferramentas que conseguem nos mostrar por meio de dados como está a aprendizagem dos estudantes indicando quais e onde devem ser nossos esforços para que os estudantes aprendam cada vez mais.”

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