Notícias
Robótica na Educação
Alunos da Rede desenvolvem projetos de Robótica nas Unidades Educacionais
Publicado em: 20/05/2016 15h59 | Atualizado em: 30/11/2020As tecnologias digitais ou convencionais, integradas ao processo de Informação e Comunicação, de forma contextualizada na vida e experiência dos alunos, têm sido a base do trabalho nos Laboratórios de Informática Educativa da Rede Municipal de Ensino de São Paulo (RME).
A RME sempre buscou atuar na implantação das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) em seus trabalhos, passando, a partir da década de 80, pela Linguagem Logo e Megalogo e evoluindo com o passar do tempo para o incentivo ao desenvolvimento das inteligências múltiplas usando inúmeras formas, como a linguagem de programação e a robótica educacional, através do Projeto “A Cidade que a gente quer”, desenvolvido em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico – LSI-TEC, ligado à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em duas etapas: 2004 e 2014.
A Robótica com fins educacionais tem se destacado como uma poderosa ferramenta para a construção de conhecimentos e a articulação das tecnologias ao currículo com características interdisciplinares. Promove o desenvolvimento cognitivo dos educandos, favorecendo oportunidades de autoria e o protagonismo – bem como a permanência do educando na escola. Com a robótica, os alunos realizam experimentos e criam protótipos funcionais e para pesquisas experimentais. Esses robôs ou protótipos são controlados pelos próprios alunos por meio da programação de instruções em computadores e, dessa forma, além de construí-los, os alunos devem programá-los, adotando como princípio a aprendizagem centrada em problemas, baseada em projetos e focada na investigação com processos compartilhados em espaços colaborativos.
O foco do uso pedagógico e educacional da robótica na Secretaria Municipal de Educação (SME) vai além de apenas programar robôs, oportunizando aos educandos o desenvolvimento de habilidades ligadas à lógica, noção espacial, pensamento matemático, trabalho em grupo, organização e planejamento de projetos, conhecimento tecnológico e projetos interdisciplinares, criatividade e autonomia, além do protagonismo social.
Atentos ao potencial da robótica no processo de ensino e aprendizagem, o Núcleo de Informática Educativa, alicerçado nas premissas do Programa Mais Educação São Paulo, vêm desenvolvendo ações para que essa prática se torne realidade na RME.
Notícias Mais Recentes
Academia Estudantil de Letras
Semana de Arte Moderna da AEL contará com apresentações em diversos CEUs
Secretaria Municipal de Educação
Imprensa Jovem entrevista psicóloga Jane Lopes para debater a prevenção ao ao uso de substâncias psicoativas na adolescência
Secretaria Municipal de Educação
SME realiza reunião com o Comitê de Gestão de Riscos do Programa de Integridade 2025
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Estudantes e educadores da Rede Municipal participam de evento em celebração aos 50 anos do Instituto da Criança e do Adolescente
Secretaria Municipal de Educação
Festival Paralímpico da SME mobiliza mais de 1.500 estudantes em diversas modalidades
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Projeto de Educação Antirracista leva professora da Rede Municipal a se tornar finalista do Prêmio Educador Nota 10
Relacionadas

Imprensa Jovem Derville mostra os casemods da Campus Party 2016
Publicado em: 11/02/2016 4h26 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Volta às Aulas – Mensagem aos Educadores
Publicado em: 11/02/2016 4h19 - em Secretaria Municipal de Educação

DRE Guaianases promove Reunião de Organização Escolar
Publicado em: 11/02/2016 1h44 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

DRE Campo Limpo oferece formação de professores
Publicado em: 11/02/2016 10h56 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

DRE Campo Limpo realiza Reunião de Organização com as Equipes Gestoras
Publicado em: 05/02/2016 5h17 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo