Notícias
Robótica e Gamificação : SME apresenta sua proposta na Campus Party 2016
Coordenadoras do Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem falam sobre o projeto de Game e Robótica nas escolas da Rede
Publicado em: 04/02/2016 11h52 | Atualizado em: 30/11/2020
Matéria redigida pela Rádio BNE, equipe da Imprensa Jovem da EMEF João Augusto Breves
Reportagem : Edson Candido, Júlio César de Arruda, Victor Hugo Gelain, Fabricio Nascimento e João Victor Machado
Ao andar pelos corredores do Anhembi durante a Campus Party 2016, nossa equipe se deparou, como de costume, com muitas pessoas ligadas em games, redes sociais e vídeos do Youtube. Entre as muitas palestras e olhando que acontecia por lá, havia gente preocupada em fazer com que tudo isso não deixasse de ser uma forma de aprendizado.
Nesse clima de tecnologia e educação, nossa equipe passou uma tarde interessante na Campus Party 2016 e acompanhou a palestra de Regina Celia Gavassa e Gislaine Batista Munhoz, do Núcleo de Tecnologia para Aprendizagem da Secretaria Municipal de Educação.
Elas apresentaram dois temas para o público da Campus: “Robótica, Linguagem de Programação” e “Gamificação como estratégia na melhoria da aprendizagem”. As propostas fazem parte da formação dos Professores Orientadores de Informática Educativa (POIEs). Segunda Regina Gavassa, há muitas escolas da rede que têm interesse em participar dos projetos de robótica. No último desafio de Robótica que aconteceu em novembro de 2015 na Bienal de Artes, 115 escolas participaram com seus projetos. Na Gameficação, o estudante aprende a investigar e olhar o mundo em outra perspectiva , é o que nos conta a professora Gislaine Munhoz . Para ela, a gamificação é uma estratégia para aproximar o estudante ao professor.
Conversamos com Fabio Moreira da Educity Labs. Ele falou sobre o seu projeto, semelhante ao Simcity, e que desenvolve o aprendizado e socialização por meio do jogo, onde o participante tem uma vida virtual e através desta tem que fazer tarefas diárias como estudar, trabalhar e outras atividades do cotidiano.
O Game e a Robótica podem oferecer oportunidade para o aprendizado através da ludicidade. Acompanhe a reportagem :
Saiba mais:
Núcleo de Tecnologia para Aprendizagem
Educity Labs
Projeto Rádio BNE
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições abertas para curso “Educação para Sustentabilidade na Primeira Infância”
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP anuncia implantação do CEU Grajaú
Secretaria Municipal de Educação
Parceria entre Prefeitura de São Paulo e SESI vai atender cerca de 10 mil crianças e jovens com atividades de esporte e danças
Secretaria Municipal de Educação
SME elabora documento para ações de Matemática no mês de maio
Secretaria Municipal de Educação
Famílias do CEI Cantinho da Tia Isaura constroem composteira
Secretaria Municipal de Educação
Projeto Memórias Literárias "O Livro da Vida" será lançado no CEU Água Azul
Relacionadas
CEU Cidade Dutra recebe show da cantora Daúde
Publicado em: 17/03/2016 9h34 - em CEU e COCEU
CEU Vila Rubi recebe show da cantora Daúde
Publicado em: 17/03/2016 9h33 - em CEU e COCEU
CEU Cidade Dutra recebe III Festival Oriental
Publicado em: 17/03/2016 9h31 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
CEU Cidade Dutra recebe a peça “Favor Beber o Leite, Senão Estraga”
Publicado em: 17/03/2016 9h25 - em CEU e COCEU
CEU Parelheiros recebe show da cantora Tata Godoy
Publicado em: 17/03/2016 9h23 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro