Notícias
Recreio nas Férias no CEU Navegantes promove aulas de Corfebol
Esporte ajuda a trabalhar respeito, postura e trabalho em equipe com as crianças
Publicado em: 20/01/2016 11h39 | Atualizado em: 30/11/2020
O Recreio nas Férias, programa da Secretaria Municipal de Educação (SME), está na sua segunda semana e continua promovendo passeios, atividades culturais e esportivas em 71 polos distribuídos pela cidade. No Centro Educacional Unificado (CEU) Navegantes um dos destaques são as aulas de Corfebol promovidas pela unidade. Na primeira semana do Recreio nas Férias, 160 crianças, entre 10 e 13 anos, foram apresentadas a esse esporte ainda não muito conhecido pelos brasileiros.
O Corfebol é um esporte coletivo no qual as equipes são formadas por homens e mulheres, sendo que quatro ficam na defesa e quatro no ataque. O objetivo é levar a bola ao cesto. O esporte surgiu na Holanda, em 1902, e foi inventado pelo professor de Educação Física, Nico Broekhuvesen. Ele teria inspirado em um esporte sueco chamado Ringball. Naquela época, a Associação de Educação Física de Amsterdã estava em busca de um esporte que pudesse ser praticado por crianças, jovens e adultos de ambos os sexos para incentivá-los a praticar exercícios.
O responsável por propor as aulas de Corfebol foi Marcelo Cardoso, Coordenador de Projetos de Esporte do CEU Navegantes. A ideia partiu da vontade dele de apresentar um esporte novo para os jovens e fugir um pouco dos que são tradicionalmente oferecidos, como futebol, basquete e vôlei.
Além da questão da aproximação, Marcelo destaca o Corfebol como um esporte no qual é possível trabalhar valores importantes dentro e fora das quadras. “Ele agrega muitas coisas que estão se perdendo em outros esportes, como respeito, postura e trabalho em equipe. A partir dessas aulas, nós conseguimos passar isso para as crianças. Esses valores serão muito importantes no decorrer da vida deles,” completa.
Segundo o coordenador, as aulas de Corfebol foram apenas para a programação especial de Recreio nas Férias, porém, devido à boa aceitação por parte de quem participou das aulas, existe a possibilidade da unidade oferecer o esporte regularmente.
Recreio nas Férias – Em sua 30ª edição, o evento realizado pela Secretaria Municipal de Educação acontecerá em 71 polos distribuídos pela cidade. Haverá centenas de atividades esportivas e culturais, além de passeios gratuitos a museus, teatros, parques e unidades do SESC.
Como participar – Para participar do Recreio nas Férias, não é preciso ser aluno de uma Escola Municipal, basta se inscrever em um dos Polos levando autorização assinada pelos pais. Além da programação, refeições e lanches serão servidos diariamente para os quase 28 mil participantes. As inscrições estão abertas nos Polos até o preenchimento das vagas.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
CEU Carrão reuniu profissionais de diversas áreas para discutir políticas públicas para enfrentar mudanças climáticas nos ambientes educacionais
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Centros de Educação Infantil da DRE São Mateus realizam reunião pedagógica integrada
Secretaria Municipal de Educação
Projeto da EMEI Edalzir Sampaio Liporoni estimula investigação sobre insetos e horta
Secretaria Municipal de Educação
Cursos profissionalizantes do CMCT estão com inscrições abertas
Secretaria Municipal de Educação
CEU Vila do Sol abre inscrições para a 4ª Edição do Concurso da Melhor Idade
Secretaria Municipal de Educação
Estão abertas as inscrições para o Prêmio Paulo Freire 2025
Relacionadas

CEU Carrão reuniu profissionais de diversas áreas para discutir políticas públicas para enfrentar mudanças climáticas nos ambientes educacionais
Publicado em: 17/04/2025 10h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Centros de Educação Infantil da DRE São Mateus realizam reunião pedagógica integrada
Publicado em: 16/04/2025 4h52 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Projeto da EMEI Edalzir Sampaio Liporoni estimula investigação sobre insetos e horta
Publicado em: 16/04/2025 1h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Cursos profissionalizantes do CMCT estão com inscrições abertas
Publicado em: 14/04/2025 5h29 - em Secretaria Municipal de Educação

CEU Vila do Sol abre inscrições para a 4ª Edição do Concurso da Melhor Idade
Publicado em: 14/04/2025 5h18 - em Secretaria Municipal de Educação