Notícias

Recreio nas Férias no CEU Navegantes promove aulas de Corfebol

Esporte ajuda a trabalhar respeito, postura e trabalho em equipe com as crianças

Publicado em: 20/01/2016 11h39 | Atualizado em: 30/11/2020
Noticia_740x430.jpg

O Recreio nas Férias, programa da Secretaria Municipal de Educação (SME), está na sua segunda semana e continua promovendo passeios, atividades culturais e esportivas em 71 polos distribuídos pela cidade. No Centro Educacional Unificado (CEU) Navegantes um dos destaques são as aulas de Corfebol promovidas pela unidade. Na primeira semana do Recreio nas Férias, 160 crianças, entre 10 e 13 anos, foram apresentadas a esse esporte ainda não muito conhecido pelos brasileiros.

O Corfebol é um esporte coletivo no qual as equipes são formadas por homens e mulheres, sendo que quatro ficam na defesa e quatro no ataque. O objetivo é levar a bola ao cesto. O esporte surgiu na Holanda, em 1902, e foi inventado pelo professor de Educação Física, Nico Broekhuvesen. Ele teria inspirado em um esporte sueco chamado Ringball. Naquela época, a Associação de Educação Física de Amsterdã estava em busca de um esporte que pudesse ser praticado por crianças, jovens e adultos de ambos os sexos para incentivá-los a praticar exercícios.

O responsável por propor as aulas de Corfebol foi Marcelo Cardoso, Coordenador de Projetos de Esporte do CEU Navegantes. A ideia partiu da vontade dele de apresentar um esporte novo para os jovens e fugir um pouco dos que são tradicionalmente oferecidos, como futebol, basquete e vôlei.

Para Marcelo, o grande diferencial do Corfebol é o fato dele ser um esporte no qual as equipes são mistas, podendo ser formadas por homens e mulheres, seja criança, jovem ou adulto. Isso faz com que todos joguem juntos e não haja o deslocamento de ninguém por conta de sua idade ou sexo. “É bom porque promove uma interação entre meninos e meninas e até entre pais e filhos. Isso, consequentemente, acaba fortalecendo a relação de proximidade,” ressalta.

Além da questão da aproximação, Marcelo destaca o Corfebol como um esporte no qual é possível trabalhar valores importantes dentro e fora das quadras. “Ele agrega muitas coisas que estão se perdendo em outros esportes, como respeito, postura e trabalho em equipe. A partir dessas aulas, nós conseguimos passar isso para as crianças. Esses valores serão muito importantes no decorrer da vida deles,” completa.

Segundo o coordenador, as aulas de Corfebol foram apenas para a programação especial de Recreio nas Férias, porém, devido à boa aceitação por parte de quem participou das aulas, existe a possibilidade da unidade oferecer o esporte regularmente.

Recreio nas Férias – Em sua 30ª edição, o evento realizado pela Secretaria Municipal de Educação acontecerá em 71 polos distribuídos pela cidade. Haverá centenas de atividades esportivas e culturais, além de passeios gratuitos a museus, teatros, parques e unidades do SESC.

Como participar – Para participar do Recreio nas Férias, não é preciso ser aluno de uma Escola Municipal, basta se inscrever em um dos Polos levando autorização assinada pelos pais. Além da programação, refeições e lanches serão servidos diariamente para os quase 28 mil participantes. As inscrições estão abertas nos Polos até o preenchimento das vagas.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Tamanho Site (18)

CEU CEI Parque Bristol cria o Espaço de Quem Cuida para acolher profissionais da educação

Publicado em: 07/11/2025 11h30 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Tamanho Site (17)

Rede Municipal de São Paulo registra mais uma queda no abandono escolar

Publicado em: 07/11/2025 11h20 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de estudantes do Ensino Médio no centro da foto uma estudantes de blusa rosa e óculos segura uma folha de texto.

Inscrições para vagas remanescentes no Ensino Médio abrem na próxima segunda-feira

Publicado em: 06/11/2025 5h36 - em Ensino Fundamental e Médio

Imagem de duas crianças olhando para foto - uma está fazendo sinal de positivo e a outra está mandando um beijo - elas usam colete azul do Recreio nas Férias.
Fotografia do secretário municipal de Educação, Fernando Padula, agachado em uma roda conversando com estudantes durante o
«1 2 3 1.596