Notícias

Questionário: Educação para as Relações Étnico-Raciais na escola

Prorrogado o prazo para envio de mapeamento das ações desenvolvidas em educação para as relações étnico-raciais nas escolas da RME

Publicado em: 14/11/2017 12h35 | Atualizado em: 04/05/2021

questionario_ed_etnico_raciais_na_escola_740_x_430.jpg

Até o dia 20 de junho de 2016, as equipes gestoras, docentes e de apoio das unidades educacionais (diretas, indiretas e conveniadas) da Rede Municipal de Ensino (RME) estão convidadas a discutirem, nos horários coletivos, as ações desenvolvidas em Educação para as relações étnico-raciais.

As reflexões embasarão o preenchimento do “Questionário: Educação para as relações étnico-raciais na escola: Leis 10.639/03 e 11.645/08”. A iniciativa é desenvolvida pelo Núcleo de Educação Étnico-racial, da Coordenadoria Pedagógica da SME e subsidiará o mapeamento das ações para o fortalecimento, bem como, para a reformulação das diretrizes que impulsionem uma educação voltada à luta contra o preconceito, discriminação, racismo e xenofobia.

O questionário constitui-se como mais uma ferramenta para a potencialização do processo de implementação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008 que dispõem, respectivamente, sobre a obrigatoriedade das temáticas “História e Cultura Afro-Brasileira” e “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” no currículo da Educação Básica Nacional. O instrumento foi enviado para as Unidades Educacionais e compreende as ações desenvolvidas nas áreas de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira; História e Cultura Indígena, Educação para Imigrantes/ Cultura Latino Americana, além da aferição do alcance dos processos formativos desenvolvidos entre os anos de 2013 e 2016.

Conheça o “Questionário: Educação para as relações étnico-raciais na escola: Leis 10.639/03 e 11.645/08”.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma professora escrevendo na lousa.
Fotografia mostra várias crianças sentadas em roda no chão. Entre elas está uma professora, ela usa jaleco lilás e está batendo palmas.
Fotografia mostra diversas bolas de isopor coloridas penduradas no teto, elas representam os planetas no sistema solar. No centro, há uma bexiga amarela, que representa o sol. Também há pisca-pisca amarelo preso no teto, simbolizando as estrelas.

Estudantes de EMEF constroem um planetário dentro da escola

Publicado em: 11/05/2023 3h52 - em Secretaria Municipal de Educação

Professora está sentada no chão, ela segura um bebê que está de pé.

SME convoca mais 254 Professores de Educação Infantil

Publicado em: 11/05/2023 3h13 - em Secretaria Municipal de Educação

Três imagens de releitura de retratos de Picasso

Estudantes fazem exposição virtual inspirados em retratos produzidos por Pablo Picasso

Publicado em: 11/05/2023 2h40 - em Secretaria Municipal de Educação

1 149 150 151 152 153 1.491