Estudantes de EMEF constroem um planetário dentro da escola

Ambiente interativo conta com oito planetas, planetas anões, asteroides, cometas e estrelas

Publicado em: 11/05/2023 15h52 | Atualizado em: 11/05/2023

Fotografia mostra diversas bolas de isopor coloridas penduradas no teto, elas representam os planetas no sistema solar. No centro, há uma bexiga amarela, que representa o sol. Também há pisca-pisca amarelo preso no teto, simbolizando as estrelas.
Os estudantes dos 4º e 5º anos da EMEF Paulo Duarte, da DRE São Mateus, utilizaram a cultura maker para construir um mini planetário com a representação interativa do sistema solar.  Eles estão aprendendo sobre o espaço no projeto “De olho no céu”, desenvolvido pelas Professoras Orientadoras de Educação Digital (POEDs) da unidade.

As ações têm como proposta apresentar o sistema solar por meio de diversas atividades, como leituras de livros sobre astronomia, quiz sobre planetas, jogos com essa temática, a construção de relógios solar e estelar, entre outras.

Para a construção do planetário, os estudantes trabalharam em diversas etapas, com o apoio da POED Priscila Silva Martins. Inicialmente, eles fizeram pesquisas sobre o sistema solar e as fases da lua. Em seguida assistiram a vídeos demonstrativos e explicativos sobre os planetas, as fases da lua e suas curiosidades. Depois foram apresentados a jogos virtuais com a temática e quizzes sobre o conteúdo estudado.

Por fim, os estudantes fizeram uma roda de conversa para definir os materiais necessários e como seria a construção do planetário para que ficasse atrativo para todas as idades presentes na escola. O espaço está aberto para a visita dos estudantes da unidade.

“A ideia de criarmos um planetário surgiu na reunião de planejamento, onde foi dito que a escola participaria da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). Então pensei em ajudar os estudantes a construírem o conhecimento, em um espaço de aprendizagem interativa para todos alunos, desde o ciclo de alfabetização ao ciclo autoral”, disse a POED Priscila Silva Martins.

Planetas e asteroides

O espaço conta com oito planetas, estrelas, asteroides, cometas, seis planetas anões (Plutão, Ceres, Eris, Makemake, Haumea, Sedna), entre outros itens. Na montagem, as paredes foram cobertas com cortinas pretas, o teto com TNT marrom e preto, o chão com tatame de EVA coberto com lona preta e glitter nas cores branco, vermelho e azul, que são as cores das estrelas. Ainda foram feitos asteroides utilizando papelão, tinta guache e EVA com glitter e o sol foi feito com uma bexiga grande que ficou pendurada no centro.

“Complementando as atividades de tecnologias para aprendizagem, os alunos puderam colocar a mão na massa para construir o planetário. O visitante se sente como um astronauta no espaço sideral e aprende astronomia contemplando de uma forma interativa os oito planetas, planetas anões, asteroides, cometas e estrelas”, contou Regina Nara, POED na EMEF.

Olimpíada de Astronomia

Nas atividades do projeto “De olho no céu”, os estudantes também fizeram a montagem de um cubo com símbolos em papel sulfite, o cubo merge, que serve para trabalhar a realidade aumentada, dessa forma eles tiveram a oportunidade de conhecer o sistema solar e ainda “caminhar” na lua, explorando sua superfície com os óculos de realidade virtual.

A EMEF ainda irá participar da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). A participação na OBA será por meio de uma prova aplicada aos estudantes do Ciclo Interdisciplinar (4ºs, 5ºs, 6ºs anos) e do Ciclo Autoral (7ºs, 8ºs e 9ºs anos). Estão previstas premiações e entregas de certificados.

Para a mostra, os estudantes dos 4ºs e 5ºs anos construíram seus próprios foguetes utilizando materiais como papel alumínio, folhas de sulfite, cano pvc, cola, fita adesiva, entre outros. Eles farão o lançamento desses foguetes para medir a distância percorrida, foi feita uma pré-marcação em metros no chão da quadra.

No momento do lançamento, serão utilizados garrafa pet ou base de lançamento construída com cano pvc e bomba para encher pneu de bicicleta. Serão entregues medalhas aos estudantes, correspondendo com a distância alcançada.

As atividades de astronomia acontecem na EMEF Paulo Duarte desde 2009, os conteúdos explorados com as atividades fazem parte do Currículo da Cidade de Ciências e de Tecnologias para Aprendizagem.

Mulher sorrindo enquanto mexe no computador
Fotografia mostra um pódio com a estudante Yara Nayelle da Cruz Costa, em 1º lugar - Campeã Paulista De Xadrez Sub 10 Femino.
abaixo, uma imagem com a silhueta de pontos turisticos de São Pailo, acima, os dizeres ITA - Índice de transparência ativa

Secretaria Municipal de Educação mantém nota 10 no Índice de Transparência Ativa (ITA)

Publicado em: 27/03/2024 2h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um globo terrestre nas mãos de uma pessoa.

Abrem hoje as inscrições para o curso “Refúgios Humanos: Migrar, um direito à vida”

Publicado em: 27/03/2024 11h43 - em Educação em Direitos Humanos

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

Crianças de CEI Conjunto José Bonifácio exploram as diversas formas de tear

Publicado em: 27/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação