Notícias

Estudantes fazem exposição virtual inspirados em retratos produzidos por Pablo Picasso

Releituras foram produzidas com material reciclado nas aulas de artes

Publicado em: 11/05/2023 14h40 | Atualizado em: 11/05/2023
Três imagens de releitura de retratos de Picasso

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Gabriel Sylvestre Teixeira de Carvalho, os estudantes estão produzindo e ampliando seus conhecimentos sobre artes nas aulas da professora Simone Santana. Neste mês de maio, eles colocaram no ar uma exposição virtual com releituras de obras do pintor espanhol Pablo Picasso usando material reciclado. 

Durante suas aulas, a professora de artes usa a abordagem triangular, que é baseada em três pilares: contextualização histórica, apreciação artística e fazer artístico. Desta forma, além de ensinar sobre as expressões da arte, suas teorias e artistas, ela aumenta o repertório visual dos estudantes a partir da observação, leitura de imagem e do processo de criação.

“Sempre faço um estudo antecipado do assunto e dos artistas. Seleciono diversos materiais e apresento nas aulas utilizando diferentes ferramentas audiovisuais”, ressalta a Professora Simone, que há 10 anos é professora na escola. No mês de abril, a professora apresentou aos estudantes dos 7ºs anos a vida e obra do pintor cubista Pablo Picasso.

Ela conta que as aulas destacaram as diferentes fases do artista: a impressionista, a azul, a rosa e a cubista, e que percebeu um maior interesse deles sobre o cubismo, principalmente pela inspiração na arte africana, em que o artista brinca com a composição apresentando, num mesmo retrato, rostos em suas diferentes perspectivas.  

Durante a criação das releituras das obras de Picasso, os estudantes utilizaram materiais recicláveis, como os papelões das caixas de alimentos que chegam na escola em grande quantidade. Pintaram, desenharam e fizeram colagens explorando texturas e formas. O resultado foi uma variação de retratos em papelão, que gerou uma linda exposição virtual no site Padlet. 

Confira a exposição com releituras do Pablo Picasso. 

Esta é a terceira vez que a professora organiza exposições virtuais com o trabalho dos estudantes. “Este ano já produzimos materiais sobre o artista Tom Veiga e também sobre paisagem sonora. Procuro sempre utilizar as tecnologias digitais nas aulas, pois é algo que os meninos e meninas sempre gostam e possuem muito interesse”, ressalta.

Confira a exposição com releituras de Tom Veiga.

Acesse a exposição de paisagens visuais. 

A professora conta que utiliza com frequência também o Laboratório de Educação Digital da unidade e que procura trabalhar os assuntos de arte em parceria com outros professores. A próxima exposição será sobre o Arte Grega, conteúdo que está ministrando em parceria com o professor de história.

Notícias Mais Recentes

1 2 3 1.451