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Projeto Vivenciar promove inclusão na EMEF Senador Teotônio Vilela
Iniciativa tem o objetivo de proporcionar uma maior autonomia e elevar a autoestima dos participantes
Publicado em: 04/10/2017 13h16 | Atualizado em: 30/11/2020A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Senador Teotônio Vilela, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Freguesia/Brasilândia, vem desenvolvendo nesse ano o Projeto Vivenciar, que tem como objetivo promover a inclusão dos alunos com deficiência por meio de atividades práticas que estimulem o desenvolvimento pessoal dos alunos, além de proporcionar uma maior autonomia e elevar a autoestima dos participantes. A princípio, estão sendo implantadas aulas práticas de panificação e culinária. Em breve, entrarão no projeto atividades de rotina de escritório, artesanato e autocuidado, além de cultivo de horta.
A iniciativa partiu da professora Teresa Cristina Fischer, que após dialogar com a equipe docente da EMEF Senador Teotônio Vilela percebeu que os alunos com deficiência aprendem com mais facilidade o que eles vivenciam e põem em prática, e por isso a adoção de práticas significativas seria importante para garantir um maior acesso à aprendizagem a esses estudantes. Para Teresa, o objetivo principal do Projeto Vivenciar é garantir ao aluno deficiente a consciência do autocuidado e autoconfiança, desenvolvendo habilidades para aprimorar o relacionamento deles com a comunidade escolar, a família e nos mais diversos espaços sociais, sem que eles sintam grandes dificuldades nessa convivência.
As atividades ocorrem mensalmente, às sextas-feiras, e possuem sempre um propósito temático para ampliar o repertório social das crianças e dos jovens. O Projeto Vivenciar atualmente conta com o apoio e colaboração da Coordenadora Pedagógica Márcia Serpejante, dos professores Alexandro Jansen e Bruno Cyriaco e, de acordo com os docentes, é muito querido pelas famílias dos alunos. Pretende-se ampliar o projeto conforme mais parceiros e colaboradores, tanto da escola como da comunidade, sejam captados.
As aulas sobre cuidados de higiene e tarefas básicas de escritório serão realizadas em alternância com práticas de culinária e panificação. Nas aulas de panificação, após a explicação de cada ingrediente, suas funções na receita e quantidades que devem ser utilizadas, as turmas se encaminham para a padaria do CEU e cada aluno realiza a sua própria receita, sempre sob a supervisão da professora. Os ingredientes usados são doados pelos próprios professores, que atuam como voluntários, assim como um padeiro da região, Valdeir, que ministra aulas de fabricação de tortas aos estudantes.
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