Notícias

Arte e Cultura na capoeira

Evento visa estimular o respeito a diversidade cultural.

Publicado em: 08/12/2015 12h53 | Atualizado em: 30/11/2020

capoeiraceiadelaide0740x430.jpg

No dia 18 de novembro, o Centro Educacional Infantil (CEI) Adelaide Lopes Rodrigues, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé, promoveu um encontro cultural entre os bebês e crianças do CEI e o grupo de capoeira Ginga Bahia em comemoração ao Dia da Consciência Negra. O evento faz parte do projeto Kizomba, que se empenha em proporcionar vivencias culturais aos alunos, idealizado pela equipe de professoras da tarde.

A professora Daniela Hillmann conta que a ideia surgiu da necessidade de proporcionar experiências diversificadas aos alunos, “não bastava somente apresentar algo novo para as nossas crianças, pois acreditamos que para tornar algo significativo faz-se necessário vivenciar, experimentar, explorar, tocar, sentir, apropriar-se com o corpo e emoção”.

As professoras Greyce Kelly Santana e Daniela Hillmann organizaram o evento, que, além da capoeira, contou com uma apresentação de cantigas ao som do berimbau, tocado pelo mestre Gilson. O grupo se apresentou para os alunos e professores, e, buscou adequar seus movimentos à idade das crianças que poderiam participar.

A professora ressalta que, “na atualidade a capoeira, assim como o samba de roda, é parte integrante do Patrimônio Cultural do Brasil e esta experiência vivenciada nos faz ter orgulho de quem somos e nos oportuniza, desde a primeiríssima infância, escrever uma nova história sobre a diversidade, a equidade e a paz”.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Teatro nos CEUs Aniversário de São Paulo

Aniversário de São Paulo é comemorado com peças teatrais nos CEUs

Publicado em: 24/01/2022 6h13 - em Secretaria Municipal de Educação

PMLLLB -Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca -

Conselho Municipal do Plano do Livro toma posse nesta quarta

Publicado em: 24/01/2022 5h43 - em Secretaria Municipal de Educação

mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso
ilustração de crianças usando uniforme escolar azul e branco, com silhueta da cidade ao fundo com balões representando idiomas variados simbolizados pelas bandeiras dos países.

Estudantes da Rede Municipal de SP podem manifestar interesse em aprender idiomas no CELP

Publicado em: 19/01/2022 11h05 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Imagem de uma mão sobre o computador.

SME abre processo seletivo interno para coordenador de Polo UniCEU

Publicado em: 14/01/2022 5h27 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.212