Notícias

Arte e Cultura na capoeira

Evento visa estimular o respeito a diversidade cultural.

Publicado em: 08/12/2015 12h53 | Atualizado em: 30/11/2020

capoeiraceiadelaide0740x430.jpg

No dia 18 de novembro, o Centro Educacional Infantil (CEI) Adelaide Lopes Rodrigues, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé, promoveu um encontro cultural entre os bebês e crianças do CEI e o grupo de capoeira Ginga Bahia em comemoração ao Dia da Consciência Negra. O evento faz parte do projeto Kizomba, que se empenha em proporcionar vivencias culturais aos alunos, idealizado pela equipe de professoras da tarde.

A professora Daniela Hillmann conta que a ideia surgiu da necessidade de proporcionar experiências diversificadas aos alunos, “não bastava somente apresentar algo novo para as nossas crianças, pois acreditamos que para tornar algo significativo faz-se necessário vivenciar, experimentar, explorar, tocar, sentir, apropriar-se com o corpo e emoção”.

As professoras Greyce Kelly Santana e Daniela Hillmann organizaram o evento, que, além da capoeira, contou com uma apresentação de cantigas ao som do berimbau, tocado pelo mestre Gilson. O grupo se apresentou para os alunos e professores, e, buscou adequar seus movimentos à idade das crianças que poderiam participar.

A professora ressalta que, “na atualidade a capoeira, assim como o samba de roda, é parte integrante do Patrimônio Cultural do Brasil e esta experiência vivenciada nos faz ter orgulho de quem somos e nos oportuniza, desde a primeiríssima infância, escrever uma nova história sobre a diversidade, a equidade e a paz”.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Menina olha para tabuleiro de xadrez e movimenta uma peça com sua mão direita.

Cerca de 2 mil estudantes participam da Final Municipal de Xadrez Individual

Publicado em: 27/09/2022 4h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra as mãos com um punhado de terra próximas de um broto de árvore que está no centro da imagem. Ao fundo, raios de sol sol e folhas verdes desfocados.

SME abre inscrições para curso sobre sustentabilidade e consumo consciente

Publicado em: 27/09/2022 3h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Crianças e professora de Educação Infantil em sala de aula.
Professora de Educação Infantil sentada no chão da sala com cinco bebês sentados a sua volta brincando.

SME faz nova convocação de aprovados em concurso

Publicado em: 22/09/2022 5h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com o fundo em mosaico colorido em tons de lilás, azul e verde, onde se lê
1 2 3 1.283