Notícias

Projeto resgata a memória do esporte na Rede Municipal de Ensino

Projeto tem como objetivo resgatar e registrar a memória do esporte por meio das narrativas biográficas de professores e alunos

Publicado em: 26/08/2019 14h20 | Atualizado em: 30/11/2020
projetomemoriasdoesportenarede_740x430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Divisão de Esportes, Corpo e Movimento da Coordenadoria dos CEUs e Educação Integral (COCEU), realizará o Projeto “Memórias do Esporte na Rede – O Esporte da rede na rede”, que tem o objetivo de promover a narrativa sistematizada do Esporte nas unidades educacionais da cidade de São Paulo.

Maria Alice Zimmermann, Diretora da Divisão de Esportes da SME, explica que a Secretaria implementa, promove e acompanha o esporte em suas diferentes manifestações ao longo da sua história como um dos principais elementos de desenvolvimento educacional e também responsável pela iniciação esportiva dos estudantes na cidade. “A prática esportiva orientada para a educação acaba também por revelar não apenas estudantes habilidosos para o esporte de alto rendimento, como também a possibilidade de ampliar horizontes na vida dos alunos, porém, poucos são os registros deixados pelos professores, bem como dos estudantes, sobre esse processo tão importante para a vida das gerações atuais como das futuras.”

Tão importante quanto fazer a pesquisa e encontrar os elementos que unem o presente ao passado é realizar o registro do processo dessa construção e de seus desdobramentos.

Para Zimmermann a realização do projeto reconhece a importância do registro das experiências vividas por professores, estudantes e equipe de profissionais envolvida com a realização dos primeiros jogos escolares e mais recentemente com as Olimpíadas Estudantis e InterCEUs.

A previsão é que o projeto dure um ano e contará com a assessoria da Profa. Dra Katia Rubio, Professora e Coordenadora do Grupo de Estudos Olímpicos da USP, responsável pela Pesquisa “Memórias Olímpicas por Atletas Olímpicos Brasileiros, onde registra a participação de todos os atletas brasileiros que participaram de uma edição Olímpica. O projeto é composto por 3 fases:

1) Sensibilização para a metodologia e sistematização dos registros, que contará com calendário disponibilizado para que as Diretorias Regionais de Educação (DRE) façam seus agendamentos, de acordo com o quadro

2) Pesquisa de Campo, com reuniões com as equipes das DRES (professores Analistas e funcionários indicados), acompanhando e auxiliando o desenvolvimento do trabalho de pesquisa “in loco”, de construção da memória pela pesquisa e resgate de documentos e narrativas;

3) Escrita e preparação de documentos que registrem o processo desenvolvido e seus resultados, garantindo a preservação dessa memória que será registrada em formato de livro, pela escrita dos seus principais atores.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Capa do livro Giros Contos De Encantar

Biblioteca do CEU Formosa e CELP promovem roda de conversa para alunos praticarem alemão

Publicado em: 22/05/2023 4h53 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Estágio Na Rme

Prefeitura e CIEE oferecem 2.300 vagas de estágio de nível superior

Publicado em: 22/05/2023 4h37 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia do dia da fundação da AEL Sérgio Vaz mostra três estudantes com a mão direita levantada usando as capas douradas da AEL.

Academia Estudantil de Letras comemora 18 anos

Publicado em: 22/05/2023 9h00 - em Academia Estudantil de Letras

Fotografia crianças segurando plaquinhas com seus próprios nomes, elas estão sorrindo para a foto. Pode-se ver plaquinhas com os nomes “Davi Vinicius” e “Pedro Lucas”

‘Lições do Afeto’ da EMEI Ministro Bilac Pinto fortalece vínculo entre famílias e escola

Publicado em: 22/05/2023 8h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Crianças posando para a foto com seus títulos de eleitores em mãos.

Secretaria Municipal de Educação parabeniza Grêmios Estudantis eleitos nas EMEFs

Publicado em: 19/05/2023 6h37 - em Secretaria Municipal de Educação

1 145 146 147 148 149 1.491