Notícias

‘Lições do Afeto’ da EMEI Ministro Bilac Pinto fortalece vínculo entre famílias e escola

Atividade trabalha competências socioemocionais e aguça curiosidade das crianças sobre seus próprios nomes

Publicado em: 22/05/2023 8h00 | Atualizado em: 19/05/2023
Fotografia crianças segurando plaquinhas com seus próprios nomes, elas estão sorrindo para a foto.

Com o objetivo de estreitar os laços entre escola, famílias e crianças a EMEI Ministro Bilac Pinto, da DRE Freguesia/Brasilândia, criou o projeto “Lições do Afeto”, onde as crianças levam para casa propostas condizentes com as práticas exploradas na unidade, para desenvolverem com os responsáveis, fortalecendo os vínculos afetivos.

O projeto surgiu em 2022, a partir da escuta e observação das crianças e dos responsáveis, que estavam receosos com o retorno presencial das atividades na EMEI. Assim, a gestão identificou a necessidade de dar respaldo às questões emocionais e promover experiências que auxiliassem na convivência com outras crianças. 

As “Lições do Afeto” funcionam da seguinte forma, todo mês as educadoras escolhem um livro do acervo de histórias que fale sobre alguma emoção. A história é lida e é feita uma roda de conversa com os pequenos sobre o tema, além disso, são feitas brincadeiras relacionadas ao sentimento em questão. 

Em seguida, cada turma leva para casa uma proposta para ser feita com a família sobre a temática abordada, a unidade também disponibiliza todo o material necessário para a realização. Este momento tem o objetivo de proporcionar um momento de afeto entre pais e crianças e incluir os responsáveis nas ações realizadas dentro da escola.

O projeto prevê que a criança possa expressar emoções, reforçar a sensação de pertencimento, reconhecer sua identidade e as diversidades, além de serem criados vínculos positivos entre família e escola de modo a dar continuidade ao trabalho iniciado na sala. 

 

História dos nomes 

Neste mês a atividade é sobre a história do próprio nome de cada criança que pergunta para a família o motivo dele e seu significado. A seguir, com a ajuda dos responsáveis, a criança escreve seu nome e o decora com desenhos, glitter, lantejoula, entre outros materiais.

“Essas atividades criam lembranças entre eles, proporciona contato maior com a criança e os pais, resgata afeto e relação de família. As crianças ficam encantadas contando pra gente como foi o processo e ficam surpresas em poder contextualizar o nome delas”, conta Simone Fante, coordenadora da EMEI

A EMEI pede um prazo para que as famílias enviem o produto final. Após receberem todos, as crianças se reúnem em roda para compartilhar suas descobertas sobre seus próprios nomes e também sobre como foi o processo, elas relatam os detalhes do ambiente em que estavam, quem as ajudou e como se sentiram durante esse momento em família. Após a roda e apresentação, as educadoras fazem murais e deixam as atividades expostas em sala.

Essas atividades também levam em consideração o emocional dos responsáveis, proporcionando experiências que relembre-os da sua infância. “Uma vez foi pedido para eles construírem um barco, quando trouxeram tiveram pais que vieram falar que voltaram a ser crianças, lembrando de quando faziam barcos de papel”, comentou Simone. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Um grupo de pessoas em uma arquibancada com os braços levantados.

Imprensa Jovem acompanha treino de Fórmula E

Publicado em: 18/03/2024 6h24 - em Educomunicação

Dengue Demonstração Fumacê

Escolas da Rede Municipal de Ensino realizam ações de combate ao mosquito da dengue e outras doenças

Publicado em: 18/03/2024 6h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra pessoas tomando banho de piscina.

CEUs oferecem piscinas para a população da capital de SP

Publicado em: 16/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com ilustração de diversos rostos de perfil, cada um deles possui características físicas diferentes - Formação para professores Portas Abertas
Fotografia mostra vinte e duas pessoas posando para foto em formato selfie.

EMEF Sebastião Francisco cria coletivo para discutir pautas do universo feminino

Publicado em: 15/03/2024 4h02 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.431