Notícias

Academia Estudantil de Letras comemora 18 anos

Sessão solene para homenagear o projeto ocorrerá dia 30/05, na Câmara Municipal de São Paulo

Publicado em: 22/05/2023 9h00 | Atualizado em: 19/05/2023
Fotografia do dia da fundação da AEL Sérgio Vaz mostra três estudantes com a mão direita levantada usando as capas douradas da AEL.

A Academia Estudantil de Letras (AEL) comemora 18 anos de fundação. A solenidade em homenagem ao projeto acontecerá na Câmara Municipal de São Paulo, dia 30 de maio, às 14h. A sessão contará com a presença de autoridades, professores e ex-estudantes que fizeram a história do projeto. Além disso, o evento contará com apresentações de academias.

A AEL nasceu no dia 30 de maio de 2005, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Padre Antônio Vieira, idealizada pela então professora de Língua Portuguesa, Maria Sueli Fonseca Gonçalves, conhecida por todos como Suelizinha, que estará presente na cerimônia.

A professora relata, emocionada, esse marco do projeto: “Meu coração bate no mesmo compasso de tantos outros corações nesse momento festivo de comemoração dos 18 anos da nossa AEL. Crescemos junto com ela, aprendemos que um sonho pode surpreender da melhor forma possível, quando acreditamos nele e nos entregamos com dedicação e paixão. Gratidão e felicidade definem o que sinto”.

Hoje a educação municipal conta 192 Academias Estudantis de Letras com patronos definidos. O estudante Lucas Silva Lima, da AEL Cecília Meireles, na EMEF General Newton Reis, gosta de participar de uma academia, pois, nesse ambiente, encontra uma liberdade que não há qualquer lugar: “Nós temos um contato com os escritores que nos deixa ver esse mundo gigante da literatura”, diz Lucas.

Segundo Samir Mustapha, coordenador do projeto AEL em SME, “é emocionante ver um projeto que começou em uma escola, uma experiência tão sensível e rica, ser expandido de forma tão bonita na rede municipal”.

Sobre a AEL

A Academia Estudantil de Letras é uma autêntica Academia de Letras com as devidas adaptações para o público estudantil. A iniciativa é desenvolvida nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino que se interessam em implantar o projeto.

Dentro da dinâmica da AEL, são os próprios acadêmicos que escolhem um autor da literatura para representar na Academia. Os estudantes fazem pesquisas e realizam seminários sobre os seus amigos literários, compartilham o conhecimento, passam a perceber o ponto de vista do outro e desenvolvem a autonomia.

Além dos encontros no projeto, os alunos participam também de eventos culturais, solenidades de fundação de novas Academias, festas anuais de posse e mostras de criação artística.

Para saber mais sobre a AEL, clique aqui.

Solenidade em comemoração aos 18 anos da AEL

Dia: 30/05

Horário: das 14 às 18h

Local: Auditório Prestes Maia, na Câmara Municipal de São Paulo, localizado no Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista, São Paulo – SP.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de mãos unidades e a logomarca da crece
Festival Literário

EMEF Célia Regina Lekevicius Consolin promove Festival literário para toda a comunidade

Publicado em: 19/04/2024 4h16 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.440