Notícias
Projeto participativo de arquitetura desenvolvido em parceria entre a EMEF Philó Gonçalves dos Santos e a FAU-USP recebe premiações
Um dos prêmios é o ABAP Roberto Burle Marx, da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas, e o outro é o Premia Sampa 2024, da Secretaria Municipal de Gestão
Publicado em: 26/06/2024 12h20 | Atualizado em: 26/06/2024
O projeto participativo de arquitetura “Ecoparque Educativo EMEF Philó: um processo participativo em desenvolvimento” realizado pela EMEF Professora Philó Gonçalves dos Santos, DRE Pirituba/Jaraguá, em parceria com professores e estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU-USP) e com o Território de Interesse da Cultura e da Paisagem Jaraguá-Perus e Anhanguera (TICPs), recebeu importantes premiações neste mês.
A iniciativa visa transformar uma área verde com mais de 14 mil/m² atrás da escola em um espaço educacional, cultural e de lazer. O projeto ficou em segundo lugar nos prêmios “ABAP Roberto Burle Marx (2024)” e no “Premia Sampa 2024”.
Desenvolvido de forma participativa com professores, estudantes e comunidade escolar da EMEF Philó, além de integrantes da FAU e de parceiros como a UMAPAZ, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, o “Ecoparque Philó” tem como diretriz a acessibilidade universal e espaços lúdicos e de lazer, sempre integrados em uma perspectiva didática.
Estão previstos espaços como área esportiva, parque, pista de skate, jardim de chuva, anfiteatro, árvores urbanas e frutíferas, horta agroecológica, entre outros.
Prêmio ABAP Roberto Burle Marx
O projeto ficou em 2º lugar na categoria “Prática de Planejamento da Paisagem, Categoria Processo” do Prêmio ABAP Roberto Burle Marx (2024). Ele integra as ações colaborativas de outro projeto, o “Território de Interesse da Cultura e da Paisagem Jaraguá-Perus-Anhanguera (TICP-JPA): etapas de um processo colaborativo de planejamento da paisagem”, que também foi premiado, e ficou 1º lugar na mesma categoria.
Premia Sampa 2024
O “Ecoparque Philó” em parceria com a UMAPAZ/SVMA também conquistou, nesta semana, o 2º lugar no Premia Sampa 2024, na categoria Iniciativas Locais. O Premia Sampa, organizado pela Secretaria Municipal de Gestão da Prefeitura de SP, reconhece e premia inovações na administração municipal e conta com a participação de servidores públicos, empresas, organizações da sociedade civil, startups e universidades.
Para mais informações sobre o “Ecoparque Philó”, leia as matérias:
EMEF Philó desenvolve projeto de ‘eco praça’ em parceria com Faculdade de Arquitetura da USP
EMEF Philó e UMAPAZ realizam curso sobre horta agroecológica
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Estudantes da EJA da EMEF Manoel Vieira de Queiroz constroem cadeira de rodas inteligente com materiais sustentáveis
Diretoria Regional de Educação Butantã
Virada Esportiva fortalece o lazer e a integração nos CEUs da capital
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
DRE Campo Limpo realiza Caminhada da Paz e Feira do Migrante 2025
Secretaria Municipal de Educação
Prorrogadas as inscrições para o Prêmio “Professor em Destaque” até 29 de setembro
Secretaria Municipal de Educação
Programação de palestras do FEBReS começa no dia 22 de setembro nos CEUs
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Bike Literária leva livros, afeto e ocupação poética pelas ruas da cidade com escolas da DRE Ipiranga
Relacionadas

Estudantes da EJA da EMEF Manoel Vieira de Queiroz constroem cadeira de rodas inteligente com materiais sustentáveis
Publicado em: 22/09/2025 9h51 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Virada Esportiva fortalece o lazer e a integração nos CEUs da capital
Publicado em: 20/09/2025 10h56 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

DRE Campo Limpo realiza Caminhada da Paz e Feira do Migrante 2025
Publicado em: 19/09/2025 5h50 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Prorrogadas as inscrições para o Prêmio “Professor em Destaque” até 29 de setembro
Publicado em: 19/09/2025 5h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Programação de palestras do FEBReS começa no dia 22 de setembro nos CEUs
Publicado em: 19/09/2025 3h36 - em Secretaria Municipal de Educação